Menu principal

Oris Calibre 110 com reserva de marcha para 10 dias

Iniciado por admin, 16 Março 2014 às 21:10:22

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Em homenagem aos seus 110 anos a Oris irá lançar na feira da Basel um novo relógio, cujo movimento tem corda para 10 dias!  :o

Para conseguirem isso, é utilizado um tambor literalmente enorme com uma corda que, desenrolada, tem 1.8 metros!  :o

Eu achei que o relógio lembra os Portuguese, mas "piorados". Mas achei bem bacana o relógio e conceito.

O que não consigo compreender é porque uma fábrica lança um relógio, cobra relativamente caro e... Cristal mineral atrás? Ora, custava usar safira?

http://www.watch-insider.com/news/celebrate-110th-anniversary-oris-present-in-house-developed-manufactured-calibre-110-baselworld-2014/2/

http://www.watch-insider.com/news/celebrate-110th-anniversary-oris-present-in-house-developed-manufactured-calibre-110-baselworld-2014/3/

Flávio

Rafael_DF

Apesar da nobreza do material, não consigo entender ao certo o motivo para colocar safira atras...
Haveria um motivo específico, flávio?

flávio

Rafael, tenho um relógio com cristal mineral atrás, o Longines Avigation. Como o cristal é ligeiramente abaulado, o seu centro está um tanto quanto arranhado pelo simples hábito de colocar o relógio apoiado sobre mesas, criados mudos, etc. Ou seja, se existe um material melhor e que não risca, usem este. O que me causa espanto, como disse, é cobrar 5500 francos no relógio e não usar a safira. Quanto deve custar um cristal de safira para a fábrica? Uns 100 dólares? Acho que não chega a isso...

Flávio

Rafael_DF

De fato, o custo da safira perto do valor do relógio é irrisório...

Adriano

Quando se faz um relógio "budget", vá lá... e acho que mesmo assim, não justifica não usar safira no fundo.

Por experiência do dia-a-dia, o vidro traseiro risca mais do que o dianteiro, justamente pelo motivo citado pelo Flávio (ou pelo atrito com o bracelete).

E uma safira plana e fina de uma tampa de fundo não custa mais que CHF 30,00 para um fabricante.

Abraços!

Adriano

Neme

Abs.
Neme!

automatic for the people

Mandou bem! Belo relógio! Gosto muito da marca!

lucius

Achei bonito !

O tambor de corda ficou enorme, mas também para garantir os 10 dias não podia ser diferente.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Alberto Ferreira

Bom,...
Opiniões, né?
Então lá vai a minha.

Quanto ao fundo de safira eu concordo que "pouco" custava e "muito" melhorava...

Quanto à reserva de marcha...
Pessoalmente eu tenho as minhas dúvidas quanto à sua, por assim dizer, praticidade.
E fico cá me perguntando... Qual é o problema de "dar corda" diariamente, em especial em um relógio que é usado no punho?

Portanto me parece algo acima de "explicações" e até lógica  :-X, como aliás sói acontecer nas "complicações" dos movimentos mecânicos.

E eu faço umas perguntas técnicas, ou talvez quase "minhocas" para as atiçar cucas mais técnicas...
Tudo bem, a Oris tem a devida experiência, sabe o que faz, etc...

Mas, como funcionaria (ou funciona) aquela corda tão longa lá no interior do tambor?

- Haveria necessidade de uma lubrificação especial?

- O torque não sofreria "variações" com uma mola tão longa?

Alberto

Almir07

Achei o relógio bonito, 10 dias são uma reserva de marcha incrível ! e excelente a um relógio a corda manual.

Agora a quanto ao cristal mineral (mencionado pelo Flávio) penso que foi uma mancada, considerando o valor da peça e o que ela representa.

Dicbetts

Citação de: Alberto Ferreira online 17 Março 2014 às 11:11:25

Quanto à reserva de marcha...
Pessoalmente eu tenho as minhas dúvidas quanto à sua, por assim dizer, praticidade.
E fico cá me perguntando... Qual é o problema de "dar corda" diariamente, em especial em um relógio que é usado no punho?

A observação do Alberto é bem próxima da minha. Também não vejo mal algum dar corda todos os dias.

E se é para o cara esquecer que deu corda, e só se tocar 10 dias depois, por que não comprar logo um a quartzo?

A menos que haja uma explicação técnica (e gostaria de ouvi-la daqueles que souberem)...

Fora isso, trata-se de uma bela peça.

Dic

GuilhermeLago

Ah, esse negócio das "complicações" sempre me pareceu um lance de "o meu é maior que o seu! quero ver barrar!".
Útil? Difícil dizer... Acho que a questão nem é essa. Se o relógio tem calendário permanente, eu gostaria mesmo de uma longa reserva de marcha e até um alarme prá me avisar, porque, pqp, ter que ajustar um que ficou alguns dias parado, e de chorar... :'(
A A.Lange tem essa maravilhosa peça aí com 31 dias de reserva. Aí, claro, tem que dedicar boa parte do mostrador com um indicador de reserva que, caso a marcha fosse apenas de um dia pouco, não seria necessário. E mais, teve que incluir uma chave externa, porque não tem cristão que dar essa corda toda na coroa!

A Hublot fez esse "lindíssimo"... eu ia dizer relógio, mas acho que não é bem isso (uns 20% do mostrador exibem a reserva, outros 20% as horas, e o restoeu não o mostram). Bem, como disse um colega em outro fórum, conseguiram fazer uma furadeira mais bonita do que o relógio :) Corda prá 50 dias!

TUZ40

"All your base are belong to us"

Dicbetts

Citação de: GuilhermeLago online 17 Março 2014 às 17:11:19
Ah, esse negócio das "complicações" sempre me pareceu um lance de "o meu é maior que o seu! quero ver barrar!".
Útil? Difícil dizer... Acho que a questão nem é essa. Se o relógio tem calendário permanente, eu gostaria mesmo de uma longa reserva de marcha e até um alarme prá me avisar, porque, pqp, ter que ajustar um que ficou alguns dias parado, e de chorar... :'(

Vaidade, vaidade, tudo é vaidade...

E concordemos com o seguinte: se você tem uma peça com calendário permanente, provavelmente terá também um winder. Exatamente com o objetivo de mantê-lo funcionando para não ajustar sempre que deixar de usá-lo.

A menos que você seja um sultão. Aí, põe um sudra daqueles somente para acertar relógios.

Dic

flávio

A criação de relógios como grandes reservas não é algo novo no mercado. Lembrem-se, por exemplo, dos Hebdomas 8 dias. Aliás, 8 dias sempre foi uma escolha mais ou menos óbvia, porque "obrigava" a pessoa a dar corda uma vez por semana, normalmente nos finais de semana, com um dia de lambuja para "esquecimento". Os relógios de algibeira normalmente também funcionavam por 8 dias.

Eu acho bacana o conceito de corda longa, mas o constante torque é algo a ser considerado, sobretudo em cordas únicas. Bem... Pelo menos era algo a ser considerado quando a precisão vinha em primeiro lugar.

Flávio

Almir07

Gosto de relógio com indicador de reserva de marcha, acho uma complicação bem útil, em um relógio a corda manual com longa reserva ainda mais.
E como tenho mais de uma peça (como a grande maioria) isso também é prático quando se faz uso dos relógios em dias alternados e se quer que eles estejam funcionando com hora e data certinho.

Não sei se dá algum problema em dar corda todos os dias em um relógio desse, acho que não, e se não, ele atenderia aos que gostam de dar corda todos os dias e aos que preferem a cada 10 dias, Mas melhor ouvir os mestres em relação a isso.

Seedorf

Gostei do relógio. Só achei desnecessário a inscrição "power reserve" embaixo do logo. Para não dizer feio. Aqueles "10 days" até passa. E no fundo tbm achei que tem muitas inscrições. Do mais o preço até que não ficou tão alto, no modelo de aço, pelo o que andamos vendo por ai.

Abraços a todos  colegas !!!

mbfrego

Citação de: Seedorf online 18 Março 2014 às 00:48:10
Gostei do relógio. Só achei desnecessário a inscrição "power reserve" embaixo do logo. Para não dizer feio. Aqueles "10 days" até passa. E no fundo tbm achei que tem muitas inscrições. Do mais o preço até que não ficou tão alto, no modelo de aço, pelo o que andamos vendo por ai.

Abraços a todos  colegas !!!

Tb gostei do modelo e concordo com o colega sobre a inscrição "power reserve"ser desnecessária!

Lembram os Portugueses