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Meu Laboratório de Relojoaria Caseiro - Apresente o seu!

Iniciado por pradella, 27 Abril 2014 às 02:03:16

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arataca

Pradella parabéns pela oficina ... um dia espero chegar neste padrão. :)

Adriano e Flávio obrigado pela aula. :)

FALCO

Eu já vi, ao longo dos anos, diversas vezes esta discussão, se vale ou não ter diversos tipos de óleos sempre baseado nos custos destes, mas nunca os valores são ditos. Minha pergunta é, quanto custa um jogo completo de lubrificantes para os movimentos normais, até 28.800 que realisticamente um hobbista possa utilizar, por exemplo, um 2892, 2824 ou 6497 e similares.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

flávio

Citação de: Adriano online 30 Abril 2014 às 21:40:46
É isso Flávio. Nunca insisti que hobbystas usassem "Lubeta" em rodas inversoras, ainda que já houve quem interpretasse assim. Neste caso específico, o meu ponto é justamente que, com uma oficina tão equipada, talvez valesse a pena seguir essa idéia com a lubrificação.

Se avaliar, verá que sugeri quase a mesma coisa que o livro: óleo fino, óleo grosso, óleo de escapamento, e graxa de uso geral, sendo que só adicionei uma graxa especial para automáticos, que vai na parede do tambor. Essa acho mesmo muito bom usar, pois realmente ela garante uma amplitude boa, impedindo o deslizamento prematuro da brida.

Essa recomendação do livro, imagino, é um pouco antiga, pois o Moebius 941 por exemplo não existe mais, sendo substituído pelo 9415, que é uma forma gelatinosa do 941, sendo aceitável eu uso sem fixador até 21.600 a/h. Com o 941, o uso do fixador era indispensável.

Hoje também o uso do 9020 está em desuso. Hoje prefere-se um óleo mais grosso naqueles mesmos pontos.

Eu sempre sugiro analisar o manual do ETA 2824. É o que se faz em 90% dos automáticos.

Uma das provas de que lubrificação envolve preciosismos dos fabricantes, basta comparar como a ETA lubrifica o 2892 e como outras marcas lubrificam o mesmo mecanismo (Ulysse Nardin, por exemplo), e verá diferença de lubrificantes nos mesmos pontos.

Abraços!

Adriano



O livro é de 1999.



Flávio

Adriano

Bem, é meio desatualizado sim. Nessa época não havia ou estava começando a se usar o 9415, e depois vieram os HP, que são sintéticos de alta pressão. Antes usava-se o D-5, que é natural (e muito bom, por sinal) no lugar do HP-1300 na maior parte da rodagem.

Valores? Vou dizer mais ou menos de cabeça, em dólares americanos, no mercado internacional: uns $ 20 a $25 os vidrinhos de 2ml dos sintéticos tipo 9010, uns $35 os vidros de 2ml como dos 9415, e uns $50 os vidros de 5ml dos HP (ou uns $40 no vidro de 20ml de D5). Já as graxas, uns $70 as graxas sintéticas de 10ml como a 9405.

Não me lembro quanto custa a Molycote DX (não e cara) e a Kluber acho que custa uns $50 com 10ml.

As graxas sintéticas, para hobby, podem ser substituídas pelas naturais da linha 8200 e 8300 que vão custar uns $25 o vidro de 20ml. É preferível optar pelas variantes com molibdênio.

Ah sim, e é bom ter um Quartz Oil da Moebius. Esse é barato.

Abraços!

Adriano

shun

Não sabia que os óleos tinham esse preço.. Achei que fossem mais baratos..! Ledo engano da percepção! ahaha

abraços!

flavio

Não custam barato, mas não se enganem: um vidro de 2 ml lubrifica uns 452554157455568855555 relógios! Ha ha ha ha Flávio

FALCO

Citação de: shun online 01 Maio 2014 às 17:02:54Não sabia que os óleos tinham esse preço.. Achei que fossem mais baratos..! Ledo engano da percepção! ahaha
abraços!

Eu fiquei com a impressão contrária, se a diferença entre ter 3/4 lubrificantes ou 7 a 8 for perto de us$100 e com isto você tem tudo correto eu acho muito barato.
Particularmente acho que o interessante do hobbysta fazer suas próprias revisões é ser capaz de fazer, no máximo de sua capacidade, o mais perto do ideal, porque para dar um tapa, acho melhor nem fazer.
Diante de todo o investimento, como este da foto da mensagem inicial, um jogo completo de lubrificantes por perto de us$200 é esperado.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

flávio

Ah, e complementando. Os questionamentos do Adriano sobre o livro do Mick Waters revelam o estado atual da indústria. O livro não é velho, pois de 1999. No entanto, já há outras opções de lubrificantes no mercado, o que não impede que se faça a lubrificação do modo "antigo". Por quê? Convenhamos, um livro sobre relojoaria com 15 anos não é tão "velho" assim, se considerarmos, por exemplo, que os movimentos estilo ETA estão aí há uns 60 anos. E até pouco tempo atrás essa profusão de lubrificantes nem existia...


Flávio

Adriano

Sim sim! Não tenho dúvida Flávio! Mas que a coisa já "andou" de lá para cá, andou. Esses HP da Moebius são projetado para resistirem a altas pressões ("high pressure") mesmo em viscosidades baixas. Viraram "standard" na indústria.

Abraços!

Adriano