Menu principal

RELOGIO MARITIMO

Iniciado por amadeu, 09 Março 2011 às 16:36:42

tópico anterior - próximo tópico

edson rangel

Obrigado Igor, nunca tinha ouvido falar, vou dar uma pesquisada para sair da ignorância nesse tipo de relógio. Abraços!!
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

amadeu

estava dando uma busca em um watchmaker. John poole. ahi vi este topico que postei ha muito tempo.
vi que o Flavio quis saber do relogio somente agora. Poxa precisei de me desfazer.  :-X :-X
nao encontrei ninguem que aceitasse a empreitada.
nao era bem minha area, entao vendi a um sr. de Campinas, senao me engano.
o interessante é que me apareceu um relogio de bolso. enorme feito por John Poole.
acho que é contemporaneo deste cronometro maritimo.
este john poole tambem foi um watchmaker de cronometros maritimos.
alguem tem alguma informaçao extra deste fabricante?
o relogio estah no meu relojoeiro. mas estah impecavel. e tem uma caixa de ouro incrivel.
abraços.
amadeu.

amadeu

Pessoal o que mais gosto na nossa paixao sao as historias.
ha um bom tempo comprei um cronometro maritimo e fiz este post.
como expliquei nao era muito minha area, etc etc
acabei vendendo e perdi o contato com o vendedor.
qual a minha surpresa ele me ligou ontem. conversamos um bom tempo sobre varios assuntos horologicos
e ahi perguntei do cronometro. ele falou que havia restaurando completamente.
nao resisti e pedi as fotos e ele  muito gentilmente me forneceu, com a condiçao que nao publicasse o seu nome.
Entao Flavio ahi esta ele.
acho que fiz a coisa certa. vendi um relogio historico que ficaria jogado no meu "quartinho" de tranqueiras. e fiquei contente de vender para a pessoa certa.
lah vao as fotos. Achei um serviço de primeira.

flavio

Pode perguntar quem fez o serviço e o que foi feito? Flávio

amadeu

oi Flavio. ele me disse que foi um relojoeiro em campinas falecido recentemente. preciso perguntar o nome. nao me recordo agora. diz que mais fazia serviço para ele do que para os outros. pelo que me lembro teria feito o eixo do balanço e comprado uma caixa sem nome que serviu nele. e restaurou o mostrador. ficou interessante, penso eu. vou tentar levantar mais sobre isso.

amadeu

para o patrao.
Flavio conversei com o atual dono e ele me passou um pequeno resumo do que foi feito. e mais algumas fotos. como tenho dito ak gosto muito das historinhas que envolvem as peripecias para conseguir um determinado relogio.
estah entre aspas, pois eh exatamente como me foi passada.

"Foi uma longa jornada para restaurar o Cope.
Primeiro o eixo do balanço : estava com um pivot quebrado. A solução foi tornear uma nova ponta no eixo original e abaixar o conjunto de rubis da ponte do balanço. Depois todo o mecanismo foi desmontado, limpo e lubrificado.
O aro, chave, parafusos de latão, o anel com o guarda pó do fundo e as peças que seguram o relógio no aro foram todas feitas e torneadas.
A caixa foi comprada da Inglaterra Era uma caixa de um  Nardin, provavelmente de um nardin a Quartz promocional ( este relógio não veio, é mera especulação ). A chave da dobradiça que não veio com a caixa foi comprada de um lote de chaves para porta jóias  dos Estados Unidos.
A placa com o nome do fabricante foi feita com um pedaço de régua antiga de marfin.
Finalmente a lente de vidro nova: foi usado um vidro de laboratório de química.  
O relojoeiro foi Amilcar Guimarães, que após um derrame faleceu este ano. Um grande relojoeiro que aprendeu tudo sozinho e amava a relojoaria mais que tudo na vida."

Alberto Ferreira

Muito bom, mesmo!

Na linha, ou no melhor estilo, "antes e depois".
Eu também sou fã de carteirinha destas histórias, que têm algo a mais para nos dizer a respeito dos relógios e das pessoas por trás deles, muito além do nosso simples "voyeurismo", no sentido figurado do termo, bem entendido.  ;)

Por favor, Amadeu, transmita os nossos parabéns ao seu amigo e gratos, a ambos, por compartilhar aqui a história.

Um grande abraço!
Alberto

Alberto

ESTRELADEDAVI

Esse relógio ficou magnífico, com relação a morte do talentoso relojoeiro, isso sim é de se lamentar, ainda mais na nossa "Terra Brasílis", tão pobre de talentos em todos os sentidos.

Esse vai fazer falta.

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

igorschutz

Belo trabalho de restauração! Parabéns ao dono e ao relojoeiro (in memorian).
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Carbonieri

Amadeu, serviço de Mestre feito no relógio  8)
sic transit gloria mundi

amadeu

pessoal. obrigado. passei o link para o proprietario do relogio onde aparece a opniao dos colegas.
acho que este link, alem da historinha, vale como uma singela homenagem ao sr. amilcar que foi o relojoeiro responsavel.
obrigado.
amadeu.

Dorotheo

Ficou muito bom o relógio, a eternidade do relojoeiro nele ficará gravada. Parabéns ao dono e ao Amadeu por nos proporcionar a história.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire