Menu principal

Como são azulados os parafusos

Iniciado por admin, 21 Fevereiro 2015 às 12:41:27

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Deu no SJX:

http://www.watchesbysjx.com/2015/02/explained-how-to-blue-steel-screws.html

Como sabem, os parafusos ficam azuis através de aquecimento. No artigo são mostradas as cores que estes adquirem até chegar ao azul, e o que determina a manutenção da cor é a destreza do relojoeiro ao retirar rapidamente o parafuso do calor.

Atualmente, as fábricas aquecem centenas de parafusos em fornos controlados, já que a produção manual um a um seria muito trabalhosa e cara. Os parafusos aquecidos assim tem uma cor bastante uniforme.

Eu sei, no entanto, que diversas fábricas ainda produzem os parafusos na forma tradicional, nada automática, muito embora não um a um. Em um suporte são colocadas dezenas de parafusos, que são aquecidos de forma manual.

É possível descobrir se os parafusos foram azulados manualmente porque costuma haver diferenças muito sutis de cor entre eles. Olhei agora o relógio Nomos do meu pai e três parafusos parecem idênticos aos meus olhos, enquanto um tem uma diferença muito sutil de cor (meu pai não notou nada...). Seguramente foram feitos à mão.

O que nunca havia entendido, mesmo nos parafusos azulados manualmente, era a existência, em alguns fabricantes, da fresta prateada, já que tudo deveria ser azul. Questionei isso ao articulista, e ele disse que na preparação do parafuso para azulamento, alguns fabricantes não realizam o polimento da fresta, que é niquelada.

Interessante texto.

Flávio

FALCO

Existe um post aqui no fórum bastante esclarecedor sobre este assunto, mais até do que a matéria do link, infelizmente não sou capaz de achar.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Alberto Ferreira

Eu creio que existia. Mas, não mais...
Eu também procurei e não o encontrei.

Tempos atrás eu mesmo postei alguns links sobre este assunto.
Mas os links são muito antigos e hoje estão "quebrados".

Mas, para quem tiver curiosidade de ver como seria o método no jeito "old school", veja aqui ---> https://www.youtube.com/watch?v=nYamLPIrvr8

E para quem quiser pesquisar na NET, a palavra chave para o azulamento de parafusos e ponteiros é "bluing".
Mas mencione "watches", caso contrário aparecerá muita coisa sobre armas.

Alberto