Menu principal

Relógio de bolso Graziosa de ouro - Pedido de informações

Iniciado por JP, 01 Março 2015 às 22:34:00

tópico anterior - próximo tópico

JP

Prezados boa noite.

Estou com um relógio de bolso em ouro da marca Graziosa e como não encontrei informações sobre ele, recorro ao fórum. Gostaria de saber detalhes sobre ele e tentar estabelecer um valor.

Agradeço desde já ajuda.

Saudações,

João Paulo Ribeiro

Wilson

Boa tarde amigo,

tá me parecendo o  Omega cal. 19

vai ter que olhar debaixo da ponte do balanço se tem o número
do calibre ou ver se o número de série está debaixo do mostrador,

abraços,

wilson

JP

Grato pela informação Wilson.

Se alguém tiver mais informações, agradeço pela ajuda. Em especial gostaria de tentar estabelecer um valor a ele.

Gravina

Bem vindo seja por aqui sr. JP.

Mesmo sem ter a técnica, esta que nunca tive (infelizmente), do mestre Wilson (este sim um relojoeiro experimentado), fiquei fascinado ao ver o movimento deste seu relógio de bolso, pois à primeira vista (pelo shape geral), parece ser mesmo um movimento Omega (e até pode ser)........inclusive pelo desenho da ponte do balanço (o detalhe que seria a afirmação da origem do movimento), mas o meu fascínio foi verificar uns tais parafusos de rubis, que eram característicos de um fabricante isolado do tal Vale dos relógios, uma tal IWC..que um americano xarope qualquer (brincadeira.......um visionário fudidão que já tinha uma larga experiência no troço....e foi para a Suíça), não bem quisto neste tal vale dos relógios, patinou, ou vazou, para àquele norte helvétio sem tradição(começando), nesta arte.......Naquele norte, salvo engano, foi acolhido por um outro sonhador que já fazia sucesso com os czares....outro assunto!
Tudo isso para dizer-lhe que esta tal marca "Graziosa", que sinceramente digo-lhe que não me lembro de ter visto "dantes" ;D, era marca de um "fabricante" (não sei dizer se fabricava, ok?...creio que não.....utilizava movimentos de terceiros, mera suposição)...denominado "Alexandre Engel" com base em La Chaux-de-Fonds".....Com base nestes dados, o recém companheiro de fórum pode encontrar algo mais na rede sobre esta empresa ;)...........Em uma rápida pesquisa percebi que chegaram a ter modelos de relógios complicados, e belos.......dignos de casas famosas de leilões.
Agradeço a você esta oportunidade de conhecer uma marca que nunca tinha visto, ou escutado antes!

Abraços

Gravina

vinniearques

JP, aqui no Forum não fazemos avaliação referentes a valores, se não me engano tem até uma regra sobre isso ( Não tenho certeza), enfim não é a ideia do Forum avaliar valores

Alberto Ferreira

Eu entendo a dúvida do nosso novo colega.
E para um iniciante ter uma ideia de valor pode ser difícil.

Mas, corroborando o que o Vinnie disse, eu acrescentaria.
Além das nossas regras e práticas...
Quem decide o valor (caso pretenda vender) é sempre quem compra.
O vendedor sempre pode "pedir" o que quiser, ou acreditar que "vale", mas não é ele quem decide o eventual negócio.

Então,...
No caso do colega.
Faça o que foi sugerido pelo Gravina. Pesquise.
Conhecendo melhor e estudando casos semelhantes na NET, você poderá ter uma ideia do que quer saber sobre o "valor" do seu Graziosa.

Ah!
Algo que sempre ocorre com os "neófitos"...
Não pense (não necessariamente) que por ser "de ouro", o tal valor seja alto.
Este tipo de relógio, com exceção de um eventual valor sentimental, costuma "valer" relativamente pouco.

Abraços!
Alberto

JP

Prezados Gravina, Vinnie e Alberto,

Muito obrigado pelos comentários e elucidações. Sou um novo apaixonado por relógios mecânicos e entendo menos do que nada sobre os mesmos, ainda.  :) :)

Na verdade esta peça pertence a meu sogro e estava guardado sem o menor cuidado, quando vi perguntei sobre ele, o qual não soube falar muito. Pertencia a seu bisavô que era de origem Alemã. A questão de valor é apenas uma referência para saber se "vale a pena restaurá-lo", algo próximo a R$ 2.000,00, foi o que cobraram aqui no Rio, já que meu sogro não tem qualquer valor afetivo por ele.

Se fosse meu, e tivesse pertencido a meu bisavô, jamais o venderia.

Mais uma vez agradeço pela ajuda.

Forte abraço,

JP Ribeiro.

vinniearques

2 mil na revisão? Ou o valor do relogio seria 2 mil?

Paulo Sergio

Caraca!!!!!!!!!!!!!! :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o
Onde custaria tudo isso uma manutenção, aparentemente com limpeza, lubrificação e vidro, que é, em tese, o que
esse relógio necessita???
Procure outro(s) orçamento(s) companheiro!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Guga Sport

...pelo que entendi é o valor da revisão que o colega fez referência.  :o
Membro do RedBarBrazil.

Carbonieri

Acho que ta totalmente fora esse valor da revisão. Acho que nem uma restauração em assistência técnica autorizada ficaria esse valor. JP procure outros orçamentos. abraço.
sic transit gloria mundi

JP

Exatamente esse valor para revisar e restaurar. O relógio não está funcionando. Foi na Greenwich, aqui no Rio.

Na Watchtime (autorizada) cobraram R$ 1.900,00 para revisar meu Omega 266 1952. :( :( :(

Alberto Ferreira

Boas noites...

É muito difícil dizer se (ou que) um relógio desses tem algum valor de mercado.
E provavelmente quem eventualmente se dispuser a comprar vai "deprimir" o valor.

Então, na verdade, para uma restauração valer a pena, um valor sentimental certamente terá que estar envolvido.

Eu creio que a palavrinha que faz a "mágica" para o preço orçado é "restauração".
Aí a coisa já começa a mudar de patamar.

O tal preço pedido, salvo as exceções de praxe, pressupõe interesse ("amor", "paixão", etc) do dono em recuperar a peça, e aí o preço pode subir.

A manutenção em si, na existência das peças eventualmente necessárias, bem entendido, não deveria ser cara.
O trabalho em si, digamos.

Mas como nós já discutimos aqui diversas vezes em muitos casos a coisa não é pautada pelo trabalho necessário, mas pelo valor que o restaurador (pre) supõe que o dono possa imaginar que a peça tenha.

Não raro, compradores de relógios de ouro pagam simplesmente pelo valor (em peso) do metal.
Coisas como o movimento, a história da marca, etc, simplesmente não importam para a fixação da sua oferta.

Mas,...
Se nós voltarmos ao caso de um relógio com valor sentimental.
Quase que com certeza, o valor da restauração superará, por vezes em muito, o valor que o mercado atribuiria a ele.

Alberto

flávio