Menu principal

Análise do Lange turbilhão "Pour le Merite" no Watches by SJX

Iniciado por admin, 14 Agosto 2015 às 11:22:32

tópico anterior - próximo tópico

flávio

A análise não é das características técnicas mecânicas, mas acabamento. Quanto este relógio foi lançado, em 1994, era o top de linha da marca e procurava indicar do que ela era capaz. Os ebauches foram feitos pela Renaud e Papi (a divisão "pica grossa" da Audemars), mas montagem e acabamento na Lange, ainda nos seus primórdios.

Na lupa, conforme ressaltado pelo articulista, é possível ver claramente que os chanfrados não são perfeitos, mostrando certa inconsistência no traçado (dá para perceber isso nas fotos, sobretudo na última). A conclusão dele é que o acabamento, para um relógio que pretendia ser o mais representativo na Lange, não era top, apenas "passável", mas justificado pela época.

Tenho uma opinião diferente. Talvez seja justificado para a época da Lange, que estava nos seus primórdios e, como sabemos, não construía um relógio há décadas, quanto mais de alto nível. Digo isso porque acabamento de relógio é bom ou ruim, independentemente da época. Ou vocês acham que um Patek dos anos 50 tem acabamento mais ou menos, comparado aos de hoje?

Por outro lado, tenho uma visão diferente dessas inconstâncias no traçado das linhas dos chanfrados e até mesmo perolizado (vejam na última foto do artigo). Para mim, adicionam charme ao relógio, porque você vê claramente que foi feito a mão, com as pequenas variações que o ser humano tem ao fazer artesanato.

http://www.watchesbysjx.com/2015/08/the-verdict-detailed-look-at-original.html#more

Flávio

mmmcosta

Lange é Lange, mas eu não sei achar esse turbilhão bonito...
Marcelo