Menu principal

Ajuda solução para limpeza peças relogio de bolso

Iniciado por nunoportugal, 27 Novembro 2015 às 14:16:17

tópico anterior - próximo tópico

nunoportugal

Boa tarde amigos,

Venho pedir a vossa ajuda, fiz uma solução para lavar as peças de relógios de bolso.

1000 ml água destilada
50ml amoníaco
30 detergente neutro

Meto na máquina ultra sons durante 15 minutos, depois passou por água destilada e vai para o álcool ipropilico durante 1 minuto. a seguir passo na benzina +- 10 minutos. Depois tiro e deixo secar mas as mesmas por vezes ficam com manchas. Será da solução? Será da marca da bezina?

Podem ajudar?

Atentamente,
Nuno

Alberto Ferreira

Boa tarde, Nuno!
Seja bem-vindo.
É um prazer termos no FRM a presença de mais um amigo de Portugal.

Amigo,...
Aqui no Brasil há um produto comercial de limpeza chamado "Solução Araújo", e muitos profissionais relojoeiros o usam e usaram através dos anos.

Sim, a dita "Solução Araújo" é uma solução de limpeza, composta basicamente por água, detergente e amoníaco.

Ela é usada de início, e em complemento à benzina e ao álcool isopropílico.
A lavagem nessa solução é a primeira a ser feita, depois o álcool isopropílico e benzina, sempre nessa ordem.

Bem,..
Isto posto, basicamente, eu não veria onde o seu método poderia estar errado.
O que me leva a concluir que talvez na qualidade dos produtos que usou é que possa estar o problema.

Mas nós temos colegas muito mais ligados ao "metier profissional" e certamente eles poderão comentar melhor do que eu.

Um abraço!
Alberto

nunoportugal

Obrigado amigo Alberto o defeito era da benzina. Comprei uma nova e fica impecável. Só mais uma questão amigo Alberto,  com o tempo a benzina não deixa manchas e oxidação no relógio ou fica sempre com este ar de novo e limpo?

Atentamente,
Nuno

Alberto Ferreira

Citação de: nunoportugal online 29 Novembro 2015 às 10:39:10
Obrigado amigo Alberto o defeito era da benzina. Comprei uma nova e fica impecável. Só mais uma questão amigo Alberto,  com o tempo a benzina não deixa manchas e oxidação no relógio ou fica sempre com este ar de novo e limpo?

Atentamente,
Nuno

Bom dia, Nuno!
Pois é...  ::)

Eu creio que há aqui uma questão básica, que talvez vá até um pouco para além da qualidade intrínseca do produto.
A contaminação.

Esta contaminação pode já estar no produto, novo, comprado. E aí, logicamente, seria um caso de falta de qualidade do mesmo.
Mas pode também advir do uso...
Afinal, toda a "sujeira" que sai do movimento vai para onde? De certa forma acaba ficando nos  produtos de limpeza, não é?

Eu, particularmente, não "economizo" neste ponto, e na dúvida (ou passado um certo tempo) simplesmente descarto, até mesmo que sem ter usado...

Mas, muito importante.
Como o amigo bem sabe, o descarte tem que ser feito de forma sustentável e principalmente muito cuidadosa e técnica (em locais e da forma adequada).
Nós estamos lidando com produtos extremamente danosos ao ambiente e à nossa própria saúde, inclusive os seus "vapores".
Logo, todo o cuidado é pouco.

Tenhamos sempre isto em mente.

Que bem haja, e um grande abraço!
Alberto
8)

Tapira

Prezados,
A solução amoniacal leva, em sua composição, um item quase que impossível de se conseguir: a Acetona P.A., a qual depende de licença da Polícia Federal para ser comercializada.
A solução é solicitar o fabrico para farmácias de manipulação, as quais podem - legalmente - adquirir e utilizar o insumo.  Outra saída é com os laboratórios didáticos de Universidades das áreas de Química ou de Saúde.
Luiz Gonçalves Mendes Jr.

Tapira

Há algumas particularidades:

A solução de amoníaco é concentrada (PA) e pode ser adquirida em lojas de produtos químicos para uso laboratorial.  Como é extremamente concentrado, ao se abrir o recipiente, o amoníaco exala vapores que são extremamente irritantes para as mucosas e, também, tóxicos.  A utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) ou Cabines de Segurança (EPCS) é imprescindível.

O ácido oleico (um óleo) pode ser encontrado em SP de algumas empresas especializadas (Aboissa, etc).

A água que utilizo são as bolsas de água de injeção, triplamente destiladas, de uso hospitalar, disponíveis em distribuidoras de medicamentos.

Tenho manipulado rotineiramente a solução, pela dificuldade encontrada sazonalmente para adquirir o Líquido Araújo, ou Solução RT.

Sinceramente, não compensa manipular.  Mesmo pra mim, Bioquímico de Profissão e relojoeiro hobbista.

Abcs a todos
Luiz Gonçalves Mendes Jr.