Menu principal

Restauração Omega Grand Prix Paris 1900

Iniciado por ViceChico, 09 Novembro 2015 às 17:05:17

tópico anterior - próximo tópico

ViceChico

Boa tarde amigos do fórum ! Este é meu primeiro post e ja venho lhes pedir auxílio  ;D
Minha sogra encontrou um Omega Grand Prix Paris 1900 jogado em uma gaveta, era do marido , já falecido. A ideia é restaurá-lo , mas aqui onde moro não conheço quem seja qualificado para tal feito. A máquina ainda funciona , mas o mostrador esta danificado, o ponteiro de segundos se quebrou e o vidro esta solto. Gostaria de saber dos senhores se me indicam um profissional gabaritado para que eu possa enviar o relógio. Gostaria de manter ao máximo a originalidade desse velhinho guerreiro. Abaixo seguem fotos do relógio em questão. Desde já agradeço a orientação dos amigos.

Alberto Ferreira

Boa tarde, caro ViceChico.
Seja muito bem-vindo ao FRM.

Bem,...
Com o histórico familiar que o relógio tem, e eu diria que o seu real "valor" na prática (falando francamente) estaria apenas nisso, no seu histórico em si, portanto eu creio que uma restauração deveria se ater a um mínimo.
Preservando mais a função (o funcionamento do movimento) e a história (a vida passada) do relógio e as suas consequentes marcas, mais do que o seu aspecto estético.

Mas, por favor, não me entenda mal, pois eu não estou "menosprezando" o relógio, justamente o contrário, ok?

Os pontos que eu tentaria ressaltar para as suas ponderações quanto a uma eventual recuperação do relógio são os seguintes.

- O mostrador é esmaltado e tem marcas provenientes da idade e do uso, ou seja, há trincas (os chamados "fios-de-cabelo") e até mesmo aquilo que, pela foto, me pareceu ser um pequeno lascado (ali próximo à posição das quatro horas).
Infelizmente não dá para restaurar um mostrador com este acabamento (esmaltado) sem descaracterizá-lo, portanto o meu melhor "conselho" seria sugerir que o mostrador fosse apenas limpo, preservando a sua originalidade e história.

- O segundeiro está quebrado e terá que ser trocado, para tanto o caminho mais lógico seria obter um usado (proveniente de uma peça desmontada, ou seja, de uma boa "sucata", no bom sentido).

- Mas e a grande pergunta?  Onde e como fazer a recuperação?
Bem, aí vai depender muito de onde você se encontra e se tem ou não acesso a um competente técnico relojoeiro, que entenda bem o seu objetivo e que acompanhe de perto o que poderá ser feito.
Isto, este entendimento prévio é fundamental para o bom termo da empreitada, ou seja, para que o resultado final fique de acordo com a sua intenção.

Recomendar um bom técnico, talvez seja possível para algum colega de sua área.
Infelizmente, considerando que eu resido atualmente em Brusque em Santa Catarina, eu não teria como lhe ajudar muito quanto a este ponto.

Aguardemos os comentários e ajuda dos demais colegas, pois nós temos apaixonados e estudiosos da Omega entre nós.

Receba um abraço de boas-vindas e os meus votos de boa sorte.  8)
Alberto

ViceChico

Obrigado pelas orientações Alberto. Sim, minha intenção é que a restauração mantenha ao máximo a originalidade do relógio. Inclusive deixei de permitir a restauração por um profissional aqui da minha cidade , Juiz de Fora , a antiga Manchester mineira que hoje em dia esta mais pra Detroit mineira  ;D, justamente porque quando mostrei o relógio o indivíduo em questão já queria trocar o mostrador por outro que não era original e sim de plástico. Enfim, irei aguardar as orientações dos usuários.

mmmcosta

ViceChico,

O do meu avô foi cuidado pelo José Mauro, do Watch Service. O mostrador estava muito feio e ele encomendou um novo, que ficou muito bom. Isso foi em 2010. Este ano eu encontrei outro, também refeito, com um vendedor americano no eBay. O resultado final ficou excelente, a meu ver:

O seu vai precisar de mais atenção. Estimo que um serviço de qualidade fique por volta de R$ 1.500 a R$ 2.000, talvez um pouco menos se optar por manter o mostrador.

Boa sorte!

Marcelo
Marcelo

ViceChico

Voce reside onde Costa? Poderia me passar o contato do profissional em questão por Mensagem Privada ?

mmmcosta

Citação de: ViceChico online 09 Novembro 2015 às 21:17:21
Voce reside onde Costa? Poderia me passar o contato do profissional em questão por Mensagem Privada ?
Resido em Goiânia, mas a Watch Service  (na verdade Watchtime) tem lojas em SP, Rio e Curitiba. Não há problema em comunicar por aqui, visto que todos conhecem a empresa: watchtime.com.br
Marcelo

ViceChico

Obrigado amigos. Entrei em contato com a watchtime e com o usuário meneghetti conforme orientações de dois usuários aqui do fórum.
Agradeço pelas orientações e caso venha mesmo a restaurar o relógio postarei aqui o trabalho finalizado.

flávio

O problema dessas restaurações, como já ressaltado alhures, é o preço. Por exemplo, para restaurar o SEU relógio a um bom estado, vamos supor que gaste mil reais (provavelmente é mais do que isso...). Ocorre que um Omega da mesma época e em bom estado pode ser comprado pelo mesmo preço...

Aí você começa a ponderar as coisas...

Meu pai, por exemplo, queria que o relógio do seu pai (meu avô), um Omega 30t2 dos anos 40, fosse restaurado. De cara vi que a restauração, mesmo feita da melhor maneira possível, não ficaria uma Brastemp, porque a caixa, em plaqué, já fora polida antes e, portanto, estava começando a aparecer o metal base nas garras. Mas ele queria o restauro DO RELÓGIO do meu avô.

Gastou, então, também na Watchtime, uns 800 reais na revisão, que consistiu em desmontagem do movimento e troca, salvo engano, da corda. O resto foi "tapa" estético, porque não tinha como fazer mesmo.

Na época, se eu houvesse comprado um 30t2 no Mercado Livre em muito bom estado de conservação, gastaria isso aí. Ficaria com algo muito melhor nas mãos e  com visual muito melhor. Mas o tal do sentimentalismo é foda... Aí reside o pulo do gato.

Flávio

theairguitar

Citação de: ViceChico online 10 Novembro 2015 às 13:29:49
Obrigado amigos. Entrei em contato com a watchtime e com o usuário meneghetti conforme orientações de dois usuários aqui do fórum.
Agradeço pelas orientações e caso venha mesmo a restaurar o relógio postarei aqui o trabalho finalizado.

Vice Chico, fez o restauro?
Risco vem de não saber o que você está fazendo.
Warren Buffet

Edgar

Restaurar ou não, eis a questão. A meu ver, as vezes vale a pena, as vezes acho que não compensa. Se for para ficar meia boca, eu não faria. Mas isso é de cada um....

Abraços

Edgar
Escolha o caminho do meio!