Menu principal

Entrevista com o Roger Smith no Hodinkee

Iniciado por admin, 19 Maio 2015 às 11:36:23

tópico anterior - próximo tópico

flávio

http://www.hodinkee.com/blog/a-discussion-with-roger-smith

Já disse aqui algumas vezes que considero o cabra o melhor relojoeiro vivo. Sim, alguns questionam que seu padrão de acabamento "inglês" não está no mesmo nível de, por exemplo, Dufour. Tenho que concordar que isso é verdade... O suíço, como também já ressaltei aqui, "perde" muito tempo em acabamentos estéticos que, para a escola inglesa, são absolutamente inúteis. Os grandes mestres ingleses, de Graham a Daniels, nunca fizeram acabamentos estéticos elaborados nos seus relógios. Chanfros? Listras? Não... Os ingleses sempre se preocuparam com a performance e durabilidade dos seus relógios, talvez por isso os modelos britânicos, mesmo feitos por Smith, ainda guardem aquele visual "bruto" exagerado de outrora. Mas há algo nos britânicos que ainda me chama muito a atenção, do ponto de vista estético: o acabamento "frosted" dourado e o equilíbrio geométrico dos mostradores e mecanismos do movimento. Eu simplesmente gosto, é difícil explicar o motivo.

Enfim, quem tiver um tempinho, a entrevista é interessante, conquanto não traga muitas novidades, a não ser que o Smith planeja um novo aperfeiçoamento no escapamento coaxial, que será implementado nos seus próximos relógios.

Flávio

CHICO

flávio

Como já disse aqui outras vezes, esse é o cara pelo qual tenho mais apreço atualmente. Não só pela história e pelo fato de ter continuado o trabalho de Daniels, mas pela qualidade estética de seus relógios. Esse é o cara. Viram como a produção dele aumentou? Fantásticos 10 relógios por ano...  ::)

Flávio

raulfragoso

Depois de ter assistido ao documentário The Watchmaker's Apprentice, acabei ficando interessadíssimo pelo trabalho do Roger Smith e fui procurar mais vídeos. Acabei encontrando essa série de 7 vídeos que mostra passo a passo a fabricação de uma caixa em ouro. É uma coisa quase que hipnótica! Reserve 1 hora do seu tempo pra assistir, pois vale a pena.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLB9WSi5JwX_sYQ2ziUzyrMgafObgfT23y
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe