Menu principal

O boletim de marcha - Interpretação para Leigos

Iniciado por MAGB-ILHA, 15 Dezembro 2016 às 12:18:34

tópico anterior - próximo tópico

MAGB-ILHA

Boa Tarde aos confrades foristas,
Será que alguém com mais conhecimento poderia traduzir estas informações?

Bem como o que significa CH3294 Brasil a.A
ALC200 Prog: P5
Agradeço a quem possa traduzir.

flávio

Tópico gigante sobre o assunto aqui

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=5251.0

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

Adriano

Aquele cabeçalho é apenas o nome e endereço do fabricante do aparelho que faz esse teste, que é a Witschi, que ficam em Buren, na Suíça. CH-3294 é o CEP dessa cidadezinha. Na verdade, nem cidade é, mas um vilarejo.

Abraços!

Adriano

MAGB-ILHA

Valeu amigos,

Vou estudar no tópico marcado. Desculpem a mancada. Mas o ALC200 Prog. P5 então é que é o aparelho que mediu isso no meu relógio? Valeu
Forte abraço.

Adriano

Não, o ALC2000 é o teste de vedação. Foi feito o teste no programa P5.

A papeleta que você postou foto é do teste de marcha, feito em um Chronoscope S1.

Abraços!

Adriano

MAGB-ILHA

Isso Adriano, no teste deu OK para vácuo e pressão, mas o que seria o Prog: P5? eu já vi em outro tópico P4. Entretanto como não entendo de nada disso, sei apenas usar (e mais ou menos) os relógios de mergulho. Gostaria de te incomodar mais um pouco e saber a tua opinião sobre este Mido Capitain IV para 200m. O que Vc. diria sobre isso tudo, a tua opinião para todos nós é sempre muito importante. Pois, realmente já li a matéria que o Flavio indicou (e estou relendo) e pincei algumas coisas, mas muito pouco para um entendimento. Amplitude, em graus? aqueles 0.1 e coisas que um leigo desconhece. Valeu.
Grato,
Forte abraço

flávio

O 0.1 é a abertura do escapamento, ou Beat em inglês. O valor aí indica que há uma diferença de 0.1 milésimo de segundo entre o caminho que o balanço percorre para a direita e para a esquerda. Na teoria, deve ser 0. Na prática, um excelente relógio ajustado pode estar a até 0.3. Flávio

MAGB-ILHA

Valeu Flavio, obrigado por ajudar o leigo. Ainda estou lendo o material que Vc. recomendou... Estou descobrindo que não sei absolutamente nada. E o pior sem ajuda tua, do Adriano e de mais outros confrades, vou continuar sem saber. Valeu pela força.
Forte abraço

flávio

Presumo que sabe como funciona um escapamento. Se não sabe, o primeiro passo é ler o artigo no site mãe chamado o escapamento de âncora. Ele é a base para compreender tudo. Flávio

MAGB-ILHA

Valeu Flavio já vou pesquisar. Não tenho o conhecimento do escapamento. Valeu,
Forte abraço.

BigPaul

Eu entendi que o chronoscope chega até 298 graus

ta certo?  ;D ;D ;D ;D ;D

flávio

Não. Teoricamente o balanço pode dar uma volta completa sobre o próprio eixo, 360 graus. Na prática, isso pode até acontecer, fazendo com que o escapamento bata o pino de impulso no lado oposto da forquilha da levee. Eu não consigo imaginar como isso pode ocorrer de forma continua num relógio, mas a literatura narra hipóteses. Na prática comum, porém, o balanço gira livre para um lado até a espiral força lo a voltar para outro. Num relógio recém revisado, a amplitude varia de 280 a 320 graus e decai à medida que o óleo seca. Nesse caso aí, 298 graus é a amplitude na horizontal, mostrador para cima. Nas posições verticais, o atrito do eixo do balanço com o rubi no qual se encontra diminui a amplitude. Ah! O escapamento coaxial funciona com amplitudes mais baixas, por projeto, cerca de 250, 260 graus. Flávio

Adriano

Citação de: MAGB-ILHA online 15 Dezembro 2016 às 14:32:03
Isso Adriano, no teste deu OK para vácuo e pressão, mas o que seria o Prog: P5? eu já vi em outro tópico P4. Entretanto como não entendo de nada disso, sei apenas usar (e mais ou menos) os relógios de mergulho. Gostaria de te incomodar mais um pouco e saber a tua opinião sobre este Mido Capitain IV para 200m. O que Vc. diria sobre isso tudo, a tua opinião para todos nós é sempre muito importante. Pois, realmente já li a matéria que o Flavio indicou (e estou relendo) e pincei algumas coisas, mas muito pouco para um entendimento. Amplitude, em graus? aqueles 0.1 e coisas que um leigo desconhece. Valeu.
Grato,
Forte abraço

O equipamento para teste de vedação a seco, chamado ALC 2000 possui 10 configurações de teste (para diferentes pressões e medidas). O P5 ou P4 indica apenas que o relógio foi testado no programa 4 ou 5, e como esses programas são configuráveis, não sei como o operador configurou esses programas. Mas de todo modo a papeleta indica que ele passou no teste de vedação, que obviamente foi feito em uma configuração adequada para o seu relógio.

E sobre o resto, realmente muita coisa está naquele tópico. O assunto é bem complicado, quase impossível resumir.

Recomendo a leitura dos artigos básicos sobre escapamento para se interar um pouco mais. Vai dar uma clareada nesse tópico sobre a interpretação de um boletim de marcha. E certamente não vai ser lendo uma ou duas vezes que vai conseguir entender completamente o assunto.

Eu não sei dizer quantas dezenas, quem sabe centenas, de vezes eu tive que ler sobre escapamentos, para entende-los.

E sobre o Mido, conheço-o e acho muito bom relógio, embora esteticamente eu prefira a geração anterior dos Captain.

Abraço!

Adriano

Alberto Ferreira

Boa noite, meus caros!

Pois é...
As dúvidas e as explicações vão se sucedendo, o que torna o tópico muito interessante, e instrutivo.
Legal!
8)

...
Mas, se me permitem ser "chato", eu vou bater naquela tecla que o Flavio sempre bate...

Ao criarmos um tópico, o seu título deve sempre fazer uma alusão direta ao assunto.

Se não, passado algum tempo, se alguém precisar retornar ao assunto discutido, não consegue mais achar.

Abraços!
Alberto

MAGB-ILHA

Valeu Adriano! Estou realmente relendo tudo que o Flavio passou outra vez. Realmente são tantos termos novos e situações técnicas fora do meu cotidiano e que jamais ouvi tais palavras com esses significados, que realmente me perco e peço ajuda. Masi uma vez agradeço.
Alberto Ferreira achei ótima a tua observação. Como não sei como fazer gostaria se possivel for que escolham o título mais apropriado ao tópico para que alguém mude (nem sei se isso é possível), realmente seria mais fácil.
Agradeço a todos pelas dicas e explicações,
Forte abraço.

flávio

Ah, e by the way: esse relógio está muito bem ajustado. Flávio

MAGB-ILHA