Menu principal

É possível tornar o aço polido em aço escovado?

Iniciado por Jason ABM, 03 Agosto 2017 às 14:31:15

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Olha só... Complementando, vi várias pessoas polindo titânio em peças pequenas na rede e dizendo que é sim um metal difícil e duro, mas que com paciência... Vejam

http://www.instructables.com/id/How-to-Polish-Titanium/

Se esse polimento dura, aí é outra história...

Adriano

O titânio é mais difícil de polir no âmbito da habilidade e cuidado que requer, mais do que no âmbito material ou de ferramental. Não é muito diferente de polir aço ou ouro, apenas requer cuidados diferentes, especialmente se for o grau 2, mais comum, pois é bem mole. Ao esquentar, ele "enruga" como plástico e por isso requer calma. Já o grau 5, que tem ficado mais comum na relojoaria de uns ano para cá, é bem mais duro e permite um acabamento polido (espelhado). Mas se for sobre uma superfície plana, não fica como o de fábrica pois o processo na fábrica é outro, as ferramentas também, e geralmente é polido com água corrente.

Abraços!

Adriano

AlexandreMed

Tempo e qualidade de mão de obra acredito q journe e kari tenham de sobra... Então meus exemplos foram certeiros

Quark

#23
Muito obrigado à todos pelas respostas!

Analisando meu relógio com calma depois, percebi que no bracelete tem um pequeno acabamento nas bordas polido.

Acho que desisti de pensar em polir o rest, chamaria muito a atenção... Apesar que, não é nada muito valioso...  ;D

FALCO

Citação de: Murillo Borges online 12 Agosto 2017 às 15:59:20Aproveitando a onda, é possível mandar polir relógio de titânio?

Claro que sim, mas acredito que não existam relógios de titânio, mas sim de ligas que levam este material, pois o titânio oxida rapidamente ao contato com ar e/ou água. É um metal/liga como outro qualquer.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Adriano

O titânio grau 2, o mais comum em relógios, é considerado um "CP", que significa "comercialmente puro". É um titânio "unalloyed", ou seja, "desligado". Ele é cerca de 99,5% titânio. O restante são traços e acho que por isso não é considerado liga.

O grau 5 por sua vez é de alto desempenho mecânico. É conhecido como Ti6Al4V por ser uma liga com 6% de alumínio e 4% de vanádio.

Exemplos na ponta dos dedos: Speedmaster X-33 é grau 2 e Seamaster 300 é grau 5. Notem as diferenças de coloração, acabamento, etc.

Abraços!

Adriano

CSM

eu curto o visual "steath" do grau 2 aquele cinza meio escuro tipo nos breitling chrono avenger e no meu panerai 118. Conforme falei uma vez com o Adriano, não vejo muito sentido em relógios mais clássicos tipo o próprio Seamaster 300 citado por ele serem feito em titânio e não em aço.

abraços
Membro do RedBarBrazil