Menu principal

Apresentação e Seiko 7002

Iniciado por hbm*rais, 13 Julho 2009 às 14:01:40

tópico anterior - próximo tópico

solano

Citação de: hbm*rais online 13 Julho 2009 às 14:01:40
Caros colegas de forum,

Gostaria de começar me apresentando: Me chamo Humberto. Sou do Rio de Janeiro e tenho me interessado muito por relógios mecânicos. Por enquanto não posso me considerar nem um "ajuntador", quem dirá um colecionador, mas tenho alguns poucos que herdei de meu pai e outros que adquiri mais recentemente.

Aproveito então para colocar minha primeira questão:

Recentemente adquiri um Seiko diver 7002-700J e gostaria de ter o movimento revisado, pois o mesmo encontra-se muito "preso". O rotor não gira com facilidade o que faz com que ele tenha muita dificuldade de acumular reserva de marcha, embora marque a hora com razoável precisão.

Será que os caros colegas poderiam me indicar lugares de confiança onde fazer esse serviço aqui no Rio? Também gostaria de saber qual seria uma faixa de preço razoável para esse trabalho.

Desde já Agradecido,

Humberto

Bem vindo ! :D

" O melhor relojoeiro do Rio de Janeiro é o Sr. José Carregalo em São Paulo "

Palavra de um Carioca da Gema ! :D :D :D

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

hbm*rais

Obrigado a todos que têm me dado as boas-vindas e deixado dicas.

Estou começando a achar que fiz um mau negócio ao adquirir esse 7002...

Estive em duas relojoarias do Ed. Central, uma delas sugerida aqui (na qual fui muito bem atendido, diga-se), e perguntei quando custaria mais ou menos para fazer uma revisão e lubrificação normal de um relógio desse tipo. Não mencionei nada do problema de carregamento, pois meu objetivo era apenas ter um piso de quanto gastaria na melhor das hipóteses e comparar os níveis de preços das relojoarias.

Os valores que me foram passados, só para revisão, ficaram entre R$120 e R$160.

Meu relojoeiro de bairro "trocador de baterias" disse que faria a revisão (terceirizada) por R$80, mas não quis nem dar um orçamento quando foi mencionado o problema de carregamento. Disse que eu procurasse a Technos, onde eu tenho a impressão de que os R$160 não devem comprar nem os ponteiros do relógio...

Somando o valor da revisão com os 50EUR (incluindo frete) que eu paguei pelo relógio originalmente, fica relativamente próximo do preço de um SKX007 no ebay europeu, onde o 7002 foi adquirido.

Eu não me importaria tanto se tivesse optado por um 6309 ou um 6138/6139, mas o 7002 não tem grande diferenciação do modelo equivalente "0 Km" (skx007). Optei pelo 7002 por ser mais recente e ter menos probabilidade de precisar imediatamente de revisão. Seria portanto um modelo mais "seguro" para molhar os pés nas águas dos vintage.

Bom, por enquanto nada está decidido, mas acho R$160 muito dinheiro pela revisão de um movimento semi-descartável, sem garantias de que ficará apenas por aí, pois esse é o preço da revisão/lubrificação e nada garante que o caso não é mais complicado.

Se alguém quiser dar sua opinião sobre o assunto, será muito bem-vinda.

Alberto Ferreira

Salve!

Humberto,

O movimento 7002 não pode ser propriamente considerado descartável e nem mesmo "semidescartável".

Veja um pouco da gênesis deles aqui neste (antigo) artigo do nosso colega Adriano, que está na página de rosto do site Relógios Mecânicos, do Flávio Maia (nosso fundador e administrador do fórum).

http://www.relogiosmecanicos.com.br/61xx-70xx.html

Quanto à revisão, ou o preço que possa ser considerado "justo" (ou aceitável) para ela, vai depender muito de duas coisas.

- Onde (ou quem) fazer.

- Se é "pertinente" colocar, ou não, "dinheiro bom encima de dinheiro ruim".

A decisão terá que ser pessoal, meu amigo.
Eu, particularmente, caso o relógio não esteja muito "detonado", não creio ser o caso de "dinheiro ruim", não.

Mas, se eu posso lhe dar um conselho (de "seikófilo" que sou  ;)  :D),...
Esqueça as autorizadas da Seiko (leia-se Technos). Elas nem mesmo teriam as peças, caso sejam necessárias.
Procure um bom, e sério, técnico relojoeiro independente.

Um abraço!
Alberto

DART

Olá Humberto, realmente se você levar na Technos vai se aborrecer, eles não terão peças para o seu relógio e pelo que sei nem para nenhum outro SEIKO DIVER´s, estive llá ha algum tempo atras procurando por um bezel de um SEIKO DIVER´S 200m que possuo a quartzo e fui muito mal atendido, não dão á minima para você, acabei conseguindo na CENTRAL WATCH { AV. Rio Branco n 156, 7 andar, Ed. Av. Central }, falei com o Sidney, que já trabalhou na Autorizada SEIKO que existia no mesmo prédio. Abraços