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BigBen: seis segundos adiantado. Quem faz a revisão?

Iniciado por ascarneiro, 25 Agosto 2015 às 19:38:10

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ascarneiro

Os relojoeiros estão a tentar resolver o problema, mas dizem que o relógio é "temperamental".

O segundo maior relógio do mundo, o Big Ben em Inglaterra, está a dar as horas com seis segundos de avanço. Os três responsáveis pelo relógio têm realizado todos os esforços para retirar os seis segundos de avanço ao relógio, mas até agora ainda não foi possível.
Segundo a BBC o relógio é controlado através da adição e remoção de pesos, ou seja para regular a hora os relojoeiros têm que adicionar ou remover moedas. No entanto, inicialmente a remoção de alguns pesos fez com que o relógio estivesse a funcionar mais devagar.
"Nós não sabemos porque é que isto aconteceu. Estamos a falar de um relógio com 156 anos, que precisa de uns ajustes de vez em quando. O relógio é um bocadinho temperamental", disse Ian Westworth ao The Guardian.

O exatidão do relógio pode ser afetada pelo clima, pela pressão atmosférica ou apenas porque é um relógio com 156 anos, que até à data nunca parou. "Imaginem o vosso carro a trabalhar 24 horas por dia, 365 dias por ano, durante os últimos 156 anos" disse Westworth.
As badaladas adiantadas do relógio acabaram por interroper um programa das 16 horas na BBC Radio, que transmite ao vivo o som do Big Ben.

fonte: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4745196&page=1


E aí, podemos mandar para o Adriano?

Alvaro Carneiro

LuisR


Carbonieri

O texto diz que o relógio é o Big Ben, mas na verdade é o sino que se chama Big Ben. Acho que é isso . abraço. PS. 6 segundos tb acho que não é tão ruim pela idade do relógio. Kkk
sic transit gloria mundi

ThiagoDF

Os ingleses são muito preocupados com a pontualidade mesmo...

Estou de férias em Londres e ontem aconteceu algo inusitado: Estava no ônibus que peguei vazio, em sua parada inicial, cruzando a cidade, quando o motorista pára em uma parada de ônibus e avisa que vamos ficar parados por 3 minutos, pois ele está adiantado no seu itinerário.

E assim foi feito, ficamos parados 3 minutos em nome da pontualidade!  ;)

Abraço a todos.
Membro do RedBarBrazil

ascarneiro

Citação de: ThiagoDF online 26 Agosto 2015 às 06:40:00
Os ingleses são muito preocupados com a pontualidade mesmo...

Estou de férias em Londres e ontem aconteceu algo inusitado: Estava no ônibus que peguei vazio, em sua parada inicial, cruzando a cidade, quando o motorista pára em uma parada de ônibus e avisa que vamos ficar parados por 3 minutos, pois ele está adiantado no seu itinerário.

E assim foi feito, ficamos parados 3 minutos em nome da pontualidade!  ;)

Abraço a todos.

Thiago a coisa lá é bem assim mesmo.

Já estive lá algumas vezes e quando pegava trem a coisa era de maluco, o painel dizia que o trem ia chegar as "19h37" e eu pensava: "porra, porque nao 19h35 ou 19h40 - porque 19h37, até parece que o trem vai chegar as 19h37"

e o pior é que chegava, 19h37 cravado estava lá o trem paradinho na estação.

vi isso várias vezes.

tenho a sensação de que vao evoluir e em breve vao anunciar até os segundos:  "proximo trem as 19h37m23s"
Alvaro Carneiro

ascarneiro

resolveram o problema:

O Big Ben voltou a dar a hora certa, graças a algumas moedinhas antigas de cobre.

Agora, o icónico relógio londrino voltou a estar certo ao segundo. Mas como se acertam estes antigos relógios de pêndulo?

Quando o Big Ben começou a dar a hora seis segundos desfasada, os pontuais britânicos apressaram-se a resolver o problema. Embora não se saiba ainda o que fez com que o icónico relógio do parlamento londrino começasse a dar mal as horas, a solução era já conhecida: tirar ou pôr moedinhas de cobre do pêndulo do relógio.

De acordo com uma nota publicada no site do parlamento, a causa do atraso do Big Ben pode nem vir a ser conhecida. "Poderá ser que vários problemas tenham contribuído para esta questão", lê-se na nota, citada pela agência Reuters. À BBC, o fabricante de relógios Paul Roberson disse que mudanças de temperatura e de pressão atmosférica podem ter impacto na capacidade do Big Ben de dizer as horas certas.

O grande relógio é acertado gradualmente através de um ajuste ao peso do seu pêndulo, que se faz tirando ou acrescentado pequenas moedas, com as quais está cheio. As moedas, que são pennies retirados de circulação em 1971, encontram-se dentro do pêndulo. Tirar ou acrescentar uma altera a velocidade do relógio em mais ou menos meio segundo por dia. Após pequenos ajustes por tentativa e erro, o relógio já voltou a estar certo ao segundo.

De acordo com a nota do parlamento britânico, os mecânicos do relógio vão agora começar a verificá-lo uma vez por dia, incluindo aos fins-de-semana, em vez das três visitas semanais que faziam antes de se verificar o atraso de seis segundos.


fonte: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4746678
Alvaro Carneiro

flávio

O movimento do Big Ben, como já ressaltei aqui algumas vezes, é o supra sumo da tecnologia de mecanismos de relógio de torre. Na verdade, trata-se de um regulador com escapamento gravitacional de três raios, muito, mas muito, mas muuuuuuuuuuuuuuuuuito preciso. Foi projetado por Denison e George Bidel Airy que, aliás, também desenvolveu o relógio eletromecânico da entrada do Observatório de Greenwich, cujo regulador está lá dentro. Eu ouso dizer que talvez seja o regulador público mais preciso do mundo e poucas vezes deu defeito.

Quando tiver um tempinho explico o mecanismo, pois tenho diagrama e considerações técnicas sobre ele.


Flávio

flávio

#7
Arrumei um tempo aqui. Vamos a alguns conceitos rápidos. O pêndulo, conforme ressaltado ainda na época de Galileu, teoricamente possui uma frequência constante e isso pode ser mantido DESDE QUE o impulso dado a cada oscilação, é claro, também seja constante. O problema, como sabemos, é que uma mola não transmite o mesmo torque com o tempo e, mesmo usando pesos, como nos reguladores de campanário (como o BIG BEN), ou de casa, como os pedestal, ocorrem variações de torque.

Os relojoeiros tentaram contornar isso com remontoires, ou seja, o peso caindo pela gravidade (ou a mola), não impulsionaria diretamente o balanço ou o pêndulo através da roda de escape. Eles serviriam para carregar um mecanismo intermediário que, de tempos em tempos, dispararia um "gatilho" e impulsionaria o balanço ou pêndulo de forma constante. Afinal, é muito mais simples manter torque constante numa mola que se carrega e se descarrega em poucos segundos do que algo que envia "energia" para o sistema durante horas ou dias.

Nos relógios de pulso, há alguns fabricantes, como a Lange, meio que por firula de complicação, que usam remontoires em seus relógios.

Mas voltando ao BIG BEN. E se o próprio pêndulo servisse para soltar a roda de escape e essa, pela força da gravidade, impulsionasse DIRETAMENTE, ela própria, o sistema? Maravilha! Seria como se um remontoire, por assim dizer, houvesse sido instalado na própria roda de escape.

Pois bem. O primeiro escapamento do tipo, chamado GRAVITACIONAL, foi criado de forma funcional para o BIG BEN. Como funciona?

O pêndulo do BIG BEN, a cada oscilação, toca ligeiramente braços que estão mantendo a roda de escape travada. Quando isso ocorre, a roda de escape, com 4 raios (não 3, eu errei acima), gira PELA PRÓPRIA AÇÃO DA GRAVIDADE, a torque constante, e impulsiona novamente o pêndulo.

Desse modo, cria-se um escapamento quase que totalmente destacado do pêndulo, o que o perturba praticamente nada (somente quando o próprio pêndulo dá um petelequinho para soltar a tal roda de 4 raios, que parece uma estrela ninja).

Na época que o troço foi construído, era altíssima tecnologia e extremamente preciso, tanto é que foi adotado em alguns reguladores astronômicos.

Leram e não entenderam nada? Dois vídeos:

Aqui é um modelo do escapamento usado:





E aqui um vídeo feito por ocasião do centenário da máquina, no qual é possível observar o mecanismo e, também, de forma rápida, o escapamento, que é a grande sacada tecnológica do relógio. No resto, ele é um relógio comum de campanário, claro, com pêndulo compensado.

Vejam:






Flávio

Paulo Sergio

Teria o amigo os endereços eletrônicos dos filmetes?
Obrigado.
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

flávio


Correia

Bom tópico e explicações do Flávio.

Aprecio imenso o Big Ben, o que representa e o seu magnífico mecanismo.

Contudo, acho muito forçado(para ser simpático) em comparar um motor de combustão interna, como o de um automóvel com um mecanismo de relojoaria.

Mesmo dentro dos motorizações, não vejo sentido nenhum em comparar o desgaste de um rotativo motor 2T com um diesel de alta cilindrada e atmosférico...mesmo que comparar o Big Ben a um Orient :P ::) ;D

Abraços
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.


flávio

Desenterro o texto porque li algo interessante que foi levado em conta por Denison e Airy ao projetarem o tal escapamento "gravitacional". A par de ser algo ultra preciso, eles pensaram num sistema que pudesse utilizar muito torque e, assim, se ocorresse alguma obstrução dos ponteiros por neve, chuva, ou mesmo uso, o relógio continuaria funcionando. Ademais, um pêndulo super pesado também poderia ser usado e, portanto, estar menos sujeito a interferências externas. O pêndulo do relógio da torre de Westminster pesa "só" 330 k...


Flávio

Cosentino

#13
Acredito que caiba pelo menos um plebiscito para entender se os ingleses querem gastar essa fortuna na manutenção. É uma pena realmente um ícone tão importante ser silenciado. Talvez o melhor fosse construir um novo movimento com uma maior facilidade de manutenção, e guardar as partes representativas do atual em um museu.

flávio

Citação de: Cosentino online 07 Novembro 2019 às 12:27:06
Acredito que caiba pelo menos um plebiscito para entender se os ingleses querem gastar essa fortuna na manutenção. É uma pena realmente um ícone tão importante ser silenciado. Talvez o melhor fosse construir um novo movimento com uma maior facilidade de manutenção, e guardar as partes representativas do atual em um museu.


Na verdade o mecanismo é extremamente confiável, pouco deu defeito nesses 150 anos. A manutenção é completa, inclusive do prédio, e está em curso ou já até acabou, eis que a notícia é velha.

Cosentino

Citação de: flávio online 07 Novembro 2019 às 14:27:49

Na verdade o mecanismo é extremamente confiável, pouco deu defeito nesses 150 anos. A manutenção é completa, inclusive do prédio, e está em curso ou já até acabou, eis que a notícia é velha.

Ok. Obrigado Flávio.

Desotti

#16
Outro vídeo interessante, que inclusive mostra como o sistema de escapamento evita que ventos fortes sobre os enormes ponteiros interfiram na precisão do mecanismo:


flávio

O ajuste de marcha pelas moedinhas é o mais foda!

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