Menu principal

Rubis em mecanismo quartz

Iniciado por Devenalme Sousa, 22 Março 2020 às 16:50:58

tópico anterior - próximo tópico

Devenalme Sousa

Saudações!

Sabe-se que os rubis são importantes em movimentos mecânicos devido à grande quantidade de engrenagens que possuem. Sabemos também que muitas marcas põem rubis onde nem precisa só para aumentar o preço dos relógios. E os movimentos a quartz? Precisam mesmo de rubis?
Me peguei pensando nisso porque vi que o Bulova Curv tem o fundo transparente com a inscrição 11 rubis. Mas já vi também muitos movimentos quartz sem rubi nenhum. Isso faz alguma diferença na prática?

fbmj

Todo relógio de ponteiro tem engrenagens, o que muda do Quartz para o mecânico é a fonte de energia, sendo que o mecânico geralmente tem mais engrenagens.

Esse meu Seiko aqui por exemplo que é da família do primeiro relógio Quartz com cronógrafo analógico tem 15 rubis.

Devenalme Sousa

Devo ter me expressado mal. Sei que os movimentos quartz também têm engrenagens. Quis dizer que os movimentos mecânicos têm mais engrenagens que os quartz.

Muito bonito esse seu Seiko! É de que década?

fbmj

Citação de: Devenalme Sousa online 23 Março 2020 às 01:07:08
Devo ter me expressado mal. Sei que os movimentos quartz também têm engrenagens. Quis dizer que os movimentos mecânicos têm mais engrenagens que os quartz.

Muito bonito esse seu Seiko! É de que década?

Final dos anos 80

igorschutz

Se você sabe que há engrenagens, então segue o mesmo princípio do relógio mecânico: os rubis prolongam a durabilidade do movimento, então obviamente faz diferença na prática.

Há movimentos quartzo sem rubis, assim como já houveram, antigamente, movimentos mecânicos sem rubis, ou seja, são máquinas visando o menor custo possível.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Devenalme Sousa

Perfeito, Igor. É o que eu imaginava. Mas, por outro lado, pensava que a necessidade dos rubis estava justamente nas engrenagens a mais que os mecânicos possuem, tipo no antichoque, no escapamento, na parte do carregamento, entre outras.

flávio

Há alguns mecanismos, como os Piguet mecaquartz, que foram usados pela Breitling, Omega, etc, que possuem todo sistema de contagem de tempo eletrônico e o sistema do cronógrafo inteiramente mecânico. Ao invés de o mecanismo funcionar impulsionado por tensão de mola, ele funciona pelo acoplamento de uma engrenagem a um motor de passo. E tome rubis!

Veja na foto a quantidade de rubis e engrenagens.

https://calibercorner.com/breitling-caliber-69/

Devenalme Sousa

Flávio, esse link não está abrindo.

Adriano

Temos que ter em mente que os rubis - por serem muito duros e perfeitamente lisos - tem como função essencial reduzir o atrito entre as partes deslizantes. A redução do desgaste é consequência disso. E a segunda consequência disso, tão importante quanto a primeira, é a redução à resistência ao movimento. Nos mecânicos, promovem precisão ao permitirem o mínimo de interferência e perdas na transmissão de força, enquanto nos quartz aumenta a autonomia da bateria ao reduzir a resistência do movimento.

O desgaste é desprezível nos mecanismos a quartzo, pois as forças envolvidas são minúsculas. O torque promovido pelo motor de passo é rizível perto da corda de um mecânico. Por isso o uso de rubis - nos quartz de melhor qualidade - promove maior autonomia da bateria. Esse é o propósito.

Abs.,

Adriano

Devenalme Sousa

Sempre uma aula!
Cara, era justamente isso que, por um lado, eu imaginava: que os rubis eram necessários nos movimentos mecânicos exatamente por causa da força bem maior que a corda libera. Por isso, pensei logo nos rubis, entre outros, do antichoque e do escapamento, coisas que os movimentos a quartzo não possuem.
Interessante saber que, nos quartz, a presença de rubis aumenta a vida da bateria.

Obrigado, Adriano.

flávio

Devenalme Sousa

Citação de: flávio online 27 Março 2020 às 14:25:59

Ué, aqui em casa abre...

Danou-se. Agora abriu.

Que movimento lindo. Não parece quartz. Até a bateria fica oculta.

flávio

Piguet né? A Piguet sempre teve um padrão altíssimo, tanto é que hoje virou a Manufatura Blancpain... Entenda se: o Swatch group trocou o nome na fachada e disse que a Piguet seria Blancpain a partir de agora... Hahahahshs

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Devenalme Sousa

Não sabia. Esse movimento ainda é produzido?

flávio

Cara, não sei... Acredito que não... Mas foi muito usado nos anos 2000.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

antoniomvm

Não é mais produzido.
Eu tive um JLC master Control mecaquartz
Excelente relógio. Na época a HStern era autorizada no Brasil e cheguei a fazer revisão nele.

Me arrependo de ter vendido.

Enviado de meu Moto Z (2) usando o Tapatalk