Menu principal

Longines Heritage Monopulsher. Poissoir emperrando...e agora?

Iniciado por Guilherme, 03 Junho 2020 às 15:59:46

tópico anterior - próximo tópico

Guilherme

Saudações a todos!

Acabei de adquirir um belo relógio, mas que apresentou este problema. O poissoir funciona, mas demora para retornar (algo em torno de 20 segundos, após acionamento). O mesmo acontece quando se aperta para parar o crono e resetá-lo. Não sou relojoeiro e não saberia dizer se é algo simples (como lubrificação ou troca da mola), ou algo mais complexo ao ponto de devolver o relógio e desfazer a negociação.

O modelo em questão é este:

https://watchbase.com/longines/heritage/l2-800-4-23-2

Abraço!
Guilherme.

flávio

Só levando a um relojoeiro... Mas eu já tive problema com acionadores travando, e era simples lubrificação.
Ainda está na garantia? Se estiver, beleza. Se não estiver, a vantagem da Longines é que as peças não são tão caras para repor. Porém, o acesso é complicado, apenas através de autorizada, demorado, eis que os componentes não são pedidos de forma individualizada, mas em lotes, e normalmente se exige uma revisão completa para troca de algo que não tem absolutamente nada a ver com o movimento, como no caso de acionador, que fica acoplado na caixa.
Minha sugestão, para não ficarmos elocubrando hipóteses é leva lo a autorizada. Mas reze um Pai nosso antes, vocês sabem minha opinião a respeito de assistência técnica no Brasil...

Flávio

Flávio

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Guilherme

Saudações Flávio!

Levei hoje. O Éder da Watch Time abriu o mecanismo, e até conseguiu melhorar o atraso de retorno do botão do cronógrafo. No entanto, identificou o problema de lubrificação ressecada na região que ele chamou de báscula do cronógrafo. Daí concluiu que se alí está ressecado, outras partes do mecanismo podem estar nas mesmas condições. A solução é a revisão completa.

Abraços!
Guilherme.

flávio

Como falei acima... Um relógio revisado é sempre topzera, mas se fosse eu, no meu pragmatismo em desconformidade com a maioria, teria perguntado: tá, e quanto está a amplitude em todas as posições? Está carregando legal? Se a resposta fosse ok pra tudo, eu diria: lubrifique o acionador e me devolva o relógio, por favor. A não ser, claro, que eu não tivesse que pagar pela revisão completa, em garantia.

Flávio

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Guilherme

Salve Flávio!

Olha, talvez outro relojoeiro faça isso. Lá na Watch Time eu acho difícil eles concordarem em fazer dessa forma. No "olhômetro", a precisão e a carga estão excelentes. Para saber o valor da revisão, eles pediram para deixar o relógio (de 5 a10 dias úteis para sair o orçamento). É um calibre não muito convencional (cal. 788, monopulsor e roda de coluna). Não deve ser barato.

Abraço!
Guilherme.

flávio

Vou colacionar aqui uma frase, em tradução livre, para refletirem:

"Se o relojoeiro cuidasse meticulosamente de todo defeito aparente ou potencial, o custo do reparo seria proibitivo, e o dono (do relógio) desaprovaria. E o dono da loja também, que teria que lidar com o cliente. Então, tinha-se que encontrar um balanço entre satisfazer o proprietário, que sempre desconfiava do relojoeiro (reparador), e sua reputação por confiabilidade".

Aí vocês devem estar imaginando: quem é o idiota que escreveu isso, dizendo que no conserto de um relógio, deve-se buscar um equilíbrio entre custo possível a ser cobrado e reputação por um bom trabalho, ainda que isto signifique não enfrentar todos os problemas possíveis encontrados no relógio?

George Daniels, em sua autobiografia All In Good Time, página 55.

Guilherme

Salve Flávio!

No frigir dos ovos, fiquei com o relógio. É um exemplar que acho difícil aparecer outro no estado que encontrei (praticamente sem uso). E, convenhamos, revisão é algo que cedo ou tarde terá de ser feita.

Obrigado!
Guilherme.