Menu principal

Identificação de relógio antigo.

Iniciado por hbfilippini, 04 Outubro 2022 às 18:49:00

tópico anterior - próximo tópico

hbfilippini

Olá. Ganhei este relógio de bolso recentemente, era de meu bisavô e tem a iniciais dele gravadas (L.F) (Luigi Filippini) e o nome do sítio dele (Bairrinho), ele nasceu em 1842 e faleceu em 1924, era italiano, veio para o Brasil em 1875. A única inscrição além destas mencionadas é o número 23324 no mecanismo em baixo do mostrador. Pesquisei centenas de imagens de mecanismos na internet, mas não encontrei nenhum igual. Alguém teria ideia da idade e do fabricante?

hbfilippini

Paulo Sergio

Bom dia...
Difícil dizer algo amigo, pois trata-se de um relógio com escape de cilindro, tipo de mecanismo comum no final
do Século XIX e início do Século XX...
Esses fabricantes de relógios, comumente, não colocavam marcas ou identificações outras em seus relógios produzidos...
Muito frequente era nada ser escrito no mostrador, e algumas coisas "simples", do tipo "cylinder" ou "XX rubis"(para indicar o número de rubis do relógio) eram gravadas na "segunda" tampa que cobria o mecanismo. Naqueles com somente uma tampa, via de regra nada era escrito.
Inclusive, raramente colocavam inscrições do calibre, o que ajudava, à época, na aquisição de peças de reposição.
Pela foto, ao que parece, falta o balanço completo (balanço, cilindro, eixos e cabelo), o que dificulta, e muito, a manutenção, pois peças de reposição para esses relógios são difíceis de se encontrar. Via de regra, somente um relojoeiro que disponha de uma boa sucata de peças poderia te ajudar na solução dessas que faltam no mecanismo, aliado ao conhecimento da manutenção desse tipo de relógio, se for, é claro, seu intento fazer uma manutenção que o colocasse para funcionar.
Meus tostões amigo!    ;) ;) ;)

Abraço
Paulo Sergio

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

hbfilippini

Paulo Sérgio, boa tarde.
Muito obrigado, essa informação me ajuda muito.
Sim, eu quero coloca-lo em funcionamento, nem que demore muito tempo encontrando alguém que possa ter essas peças.
Abraço.

flávio

Tudo que o Paulo Sérgio falou está correto, mas vou além. O relógio tem estilo inglês, pois as pessoas queriam estilo inglês na época (a Inglaterra ainda era a referência em relógios até meados do século 19, embora sua indústria estivesse em franca decadência). O escapamento, conforme dito, é de cilindro, que inicialmente foi usado em relógios de alto nível (Breguet usava), mas depois, com a proliferação dos modelos de alavanca (âncora), foi relegado a relógios mais simples, como parece ser o caso aí. E isso explica a total ausência de marcações no relógio, pois certamente era algo genérico, sem ser de alto nível. O problema na época é que os suíços (e este relógio certamente é suíço, embora no estilo inglês) raramente marcavam seus relógios, justamente pelo sistema descentralizado de produção (etablissage). O relógio normalmente era vendido sem marcação ao "comptoir" (ao comerciante revendedor), este sim responsável por introduzir marcações. E os movimentos também eram genéricos, fatalmente sendo usados por muitas "marcas".

Sem querer desanimar, mas se você não encontrar outro movimento igual que dê para canibalizar as peças, será difícil colocá-lo para funcionar. E não só: mesmo se achar, pode ser que não funcione: a intercambiabilidade de peças na época era uma realidade pero no mucho....

Flávio