Menu principal

Qual o relógio oficial do Exército Brasileiro?

Iniciado por flávio, 10 Outubro 2022 às 22:05:35

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Perguntaram me isso agora e eu nunca havia pensado nisso... O Exército nosso possui ou já possuiu uma especificação oficial para os relógios que usam, a exemplos de outras forças armadas?

Flávio

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk

Octávio Augusto

Até onde sei não há relógio oficial do Exército.

Certa feita mandei um email para uma Diretoria do Exército (que não lembro ao certo qual) para perguntar sobre a utilização dos relógios da marca Pronto, que vinham com o Brasão da República gravado na tampa traseira. A resposta foi negativa, e que eles não tinham nenhum histórico de vinculação com a marca.

De forma não oficial a turma usava muito G-Shock e Citizen Windsurf.

No último exercício de campo eu usei um Tissot Touch com bússola digital. Funcionou direitinho.
Abraço,

Octávio Augusto

Paulo Sergio

Putz... vamos lá...
Nunca soube, oficialmente, de nenhum relógio "regulamentar" de qualquer um dos componentes das Forças Armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica)... nem nada "oficial" recomendado pelo Ministério da Defesa.
Falando especificamente do Exército (e há documento similar nas demais Forças), existe uma padronização de uniformes que consta do Regulamento de Uniformes do Exército (chamado de RUE), que pode ser acessado no sítio da Rede Mundial de Computadores da Secretaria-Geral do Exército (aba "RUE on-line), e, nesse documento, que padroniza peças dos uniformes da Força Terrestre do Brasil, nada se fala sobre um padrão de relógios.
Quanto ao relógio da marca Pronto, algo foi falado, por aqui, ou no "antigo Fórum das páginas amarelinhas", sobre...
Se não me falha a memória, o amigo Gravina tinha um com a caixa original (embalagem)...
Mas nada foi falado sobre ter sido "oficial" seu uso, nem sobre o motivo de ter o "Brasão de Armas do Brasil" (ou o também conhecido Brasão da República)!!!
Algo mais??? Coloque na busca "Pronto Exército" aqui no FRM, e terás 12 intens onde se fala da marca "Pronto", ou sobre relógios no Exército!!!    ;) ;) ;)
Por fim, digo que conheço somente relógios de brinde de Departamentos, de Diretorias e de Unidades do Exército, que referenciem os (as) mesmos (as)... mas nada com sendo oficial" de uso.
Ah... em tempo... tenho 2 exemplares da marca "Pronto" (um funcionando e outro sucata)... mecanismo martelo, simples de tudo... se não me falha a memória, o mecanismo é o mesmo do tipo martelo usado pela Mido, naqueles relógios Multifort que se usavam nos idos anos 40 e 50 do século passado.
Talvez o amigo Enéias possa falar algo por aqui, visto que o amigo Gravina está afastado!!!
Meus tostões!!!    ;) ;) ;)

Abraço
Paulo Sergio

Rodrigão

Putz, Flávio não dá ideia! Senão a gente vai ter que pagar uns "relógios suíços oficiais", para os generais, não é? Mais luxos com os impostos que nos são confiscados...
Abraço,

Rodrigão.

Enéias

Na realidade existe uma outra máquina usada pelos relógios PRONTO, incluindo aí uma ETA 1256 (tenho inclusive uma máquina + mostrador sem uso deste calibre. O modelo Bumper é uma ETA 1158. Este calibre foi usado por diversas marcas conhecidas e marcas que se perderam no tempo.