Menu principal

Construa seu próprio calendário perpétuo de parede

Iniciado por flávio, 25 Novembro 2022 às 16:49:03

tópico anterior - próximo tópico

flávio

E nós nos achamos empolgadões com nossas discussões sobre relojoaria... Olha o que o maluco fez... Nem precisa entender o que está escrito, as fotos falam por si. E o cara ainda disponibilizou todos os códigos para construção das peças, que são impressas em impressora 3 d. E também como fazer o circuito. Olha só:

https://www.instructables.com/Automated-Perpetual-Calendar/

Jefferson

Muito massa! Dá até vontade se meter a fazer, mas...

Faz alguns anos comprei um destes relógios de parede de madeira para montar. Eram várias placas de MDF com todas as peças cortadas a laser, umas buchas de polimeros, barbante para a corda e cola. Tem um manual super detalhado de cada etapa de montagem.

Mas o negócio deu um trabalho danado para montar, porque tinha que remover as peças da placa de MDF, lixar bastante para fazer o acabamento, montar, colar, ajustar. E no final, devo ter feito algo de errado porque o relógio funcionava um pouco e depois parava. Quando procurava o defeito via que uma pontinha de um dente de engrenagem pegava em outra, aí eu corrigia e outra engrenagem ficava pegando em outra peça. Desisti e enviei para o fabricante consertar, que fez algumas correções e me devolveu funcionando mas pouco tempo depois voltou a travar.

Hoje esta aqui na parede sem funcionar. De vez em quando coloco para funcionar, ele movimenta um pouco e para. Muito furstante, mas valeu como experiência do funcionamento de um relógio mecânico.

Agora este do link postado parece bem mais simples que o relógio que me aventurei a montar.

flávio

Pelo menos serviu como lição do quão as tolerâncias em relojoaria são importantes. Imagina num relógio de pulso! By the way. O corte e criação de perfis de dentes de engrenagens sempre foi o calcanhar de Aquiles da Indústria do passado. Creiam, EM PLENA VIRADA DO SÉCULO xix ainda havia empresa que limava manualmente, como você disse aí, dentes de rodas para que se encaixassem, pois não havia intercambiabilidade das peças, o que só passou a ocorrer mesmo já no século XX e olhe lá....

Jefferson

Pois é... Eu poderia muito bem colocar a culpa no fato das engrenagens serem de MDF, um material não tão firme quanto o metal, mas o danado do John Harrison começou fazendo seus relógios de madeira e com uma precisão absurda para a epoca, então, o que me faltou mesmo foi habilidade e competência. :( :( :(