Menu principal

Informações do calibre Seiko 6R64

Iniciado por Jefferson, 16 Julho 2023 às 19:50:10

tópico anterior - próximo tópico

Jefferson

A Seiko vem equipando alguns relógios da linha Presage com GMT, date pointer e reserva de marcha utilizando este calibre 6R64, que aparentemente é uma modificação da linha 6R.

Alguém aqui do FRM utiliza relógios com este calibre ou conhece para dar uma opinião? Tipo qualidade dos componentes/materiais, utiliza peças em polimero, histórico de problemas?

Saudações,

Jefferson.

ejr888

Oi.

Eu tenho o manual aqui com as especificacoes.
Posso fotografar e te passar depois se eu procurar e achar no manual.

Vi o Presage GMT sabado e achei um excelente CxB.

Devenalme Sousa

Que eu saiba,  a Seiko não usa peças de plástico nas partes essenciais dos movimentos. Usa, no máximo,  peças de plástico no mecanismo de data.

Tenho experiência com a linha 6r, pois já tive um relógio com 6r15 e tenho um com 6r35.
No meu caso,  o 6r15 (que tem 50 horas de reserva de marcha) era mais "preciso" do que o 6r35, que possui 20 horas a mais de reserva.
Porém,  esses calibres da Seiko são muito aleatórios em termos de regularidade de marcha. É perfeitamente possível e provável que haja 6r15 por aí pior do que 6r35.

jvitor_amaral

Citação de: Devenalme Sousa online 17 Julho 2023 às 20:28:52
Que eu saiba,  a Seiko não usa peças de plástico nas partes essenciais dos movimentos. Usa, no máximo,  peças de plástico no mecanismo de data.

Tenho experiência com a linha 6r, pois já tive um relógio com 6r15 e tenho um com 6r35.
No meu caso,  o 6r15 (que tem 50 horas de reserva de marcha) era mais "preciso" do que o 6r35, que possui 20 horas a mais de reserva.
Porém,  esses calibres da Seiko são muito aleatórios em termos de regularidade de marcha. É perfeitamente possível e provável que haja 6r15 por aí pior do que 6r35.

Eles são basicamente a mesma coisa, provavelmente era diferença de regulação como você disse.

A especificação da Seiko é uma faixa enorme, tipo +- 15s/dia. Os seus estão/estavam nessa faixa?
@watches.in.sampa

Doutor Isnobson

Eu tenho um 6 R 15. Ele mantém em torno de + 10 s por dia. Abs

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

ejr888

Como vocês conseguem obter essas informações? Vc tem máquina de medir relógio?

Meu Seiko fica nervoso depois de eu girar a coroa 20 vezes para dar corda.

Devenalme Sousa

Citação de: jvitor_amaral online 19 Julho 2023 às 08:46:54
Eles são basicamente a mesma coisa, provavelmente era diferença de regulação como você disse.

A especificação da Seiko é uma faixa enorme, tipo +- 15s/dia. Os seus estão/estavam nessa faixa?

De acordo com o manual da Seiko, os calibres da linha 6r podem variar de - 15 a + 25 s/dia.
O 6r15 fazia uns +10 s/dia em média.
O 6r35 chega a adiantar 30s/dia. Tá bem desregulado. Heheheh

jvitor_amaral

Citação de: ejr888 online 19 Julho 2023 às 13:01:59
Como vocês conseguem obter essas informações? Vc tem máquina de medir relógio?

Meu Seiko fica nervoso depois de eu girar a coroa 20 vezes para dar corda.

Tem apps (Watchville) que você marca o horário num dia, deixa ele 24h parado e mede depois de 24h exatas. Claro que é só uma amostra pontual, mas serve para ter uma base.

Alternativamente, uma autorizada ou um bom relojoeiro vai ter a máquina de medição que eu esqueci o nome, que vai gerar o boletim de marcha. Normalmente essa verificação é feita na hora (em poucos minutos), sem custo.
@watches.in.sampa