Menu principal

Marca Brasileira Statera

Iniciado por Carbonieri, 16 Setembro 2022 às 17:27:20

tópico anterior - próximo tópico

franco

Interessante, porém achei um pouco salgado!
ANDRÉ "doxa 750 t gmt"FRANCO

Jefferson

Acho ótimo este movimento das micro brands e melhor ainda saber que já tem empreendedores no Brasil aderindo. Mas no final das contas eles pegam as peças prontas, uma máquina suiça meia boca e montam no Brasil. Qualidade? Acabamento? Não sei!!!

Oxalá, que tenham sucesso... mas realmente para o que estão ofertando, na minha humilde opinião, o preço ficou elevado e os caras já estão pensando em produzir relógio de 60K??? Vão ter que entregar muito mais para cobrar este valor.

flávio

Olha... Eu conversei diretamente com um dos donos ao telefone, pois ele me ligou para explicar o conceito da marca, etc. Meus 50 cents. Qualquer iniciativa que pretenda lançar uma marca com DNA brasileiro é bem vinda. Aliás, o precursor nisso foi o Rafael Simões, que é dono da marca Dwiss que, diga-se de passagem, não sei a quantas andas. Pelo menos tem atualizações no Istagram. O design do relógio foi totalmente criado por ele e, conquanto possuidor de alguns "códigos" que me lembram a Hublot (o projeto dele já tem uns 15 anos...), são bem singulares. Há, inclusive, um modelo com "horas misteriosas" (padrão baseado, ao que parece, nos AP), equipados com Sellita e preços até razoáveis, na faixa dos 2 mil dólares. Vejam aqui:

https://www.dwiss.com/


Há muitos e muitos anos eu quase sentei para tomar umas brejas com o Rafael, pois ele estava na minha cidade, mas compromissos de trabalho nos afastaram.

Depois, surgiu o Dan Henry que, como sabem, já tinha envolvimento desde que comecei a mexer com relógio (ele era um garoto, como eu) com a comercialização de peças. Estou falando de final dos anos 90. O pai do cara era ou é um dos maiores colecionadores do país. O cara, que parecia bobo, tinha cara de bobo, mas ao que parece de bobo não tinha nada (ele não é meu conhecido, mas vários amigos meus são conhecidos dele), investiu no conhecimento que tinha dos bons designs antigos e criou uma marca que baseia-se em repetir produtos clássicos do passado. Não são designs inovadores, pelo contrário, mas ele encontrou seu nicho e a gringolândia pira nos relógios dele, como exemplo de bom custo. Dizem que ele está ganhando uma fábula com isso.

E chego aos caras da Statera. Minha opinião sobre o relógio, sem vê-lo, é que o preço parece justo, sobretudo porque o relógio, pelo que me contaram, é totalmente feito na Suíça (movimento, caixa, cristal, ponteiros e mostradores), por terceirizados que lhes enviam as peças e são fornecedores para outras marcas na gringa, a exemplo da Sartori Billard.

Eu sinceramente não conheço a manufatura do clone de Unitas que estão usando, mas pelo que vi no site, permitem customização e o escapamento é de alto nível, usando molas Nivarox 1 e balanço em Glucydur. A montagem é feita no Brasil por um relojoeiro de Curitiba.

Eu achei, pelas fotos, que o mostrador é um pouco "pobre" e a opção de usar um clone do Unitas deixou o relógio num tamanho mais avantajado, por volta de 41 mm, o que de qualquer forma é atual.

A pulseira é fabricada pela... Esqueci o nome, mas é de um destes caras que estão na moda ultimamente no Instagram. Caras brasileiros. Esqueci mesmo....

Eu achei que falta algo "brasileiro" para distinguir o relógio de tantas outras microbrands que existem no mercado. Mas isso é opinião.

O Leandro do canal de Yotube GMT - 3 fará uma review em breve do relógio. Aguardemos, porque mesmo sendo o Leandro um cara profissional que RECEBE para fazer seus vídeos, ao contrário de mim, que sempre fiz minhas análises por puro hobby, ele não costuma ser dos mais parciais, pelo contrário. Aguardemos.

Flávio

Jefferson

Com estas informações mais detalhadas de Flávio, que eu desconhecia, fico mais animado ainda com a iniciativa. Tomara que seja mais um caso de sucesso igual dos relógios Dan Henry.

jvitor_amaral

Pessoal, eu tenho uma página no insta (@watches.in.sampa) e devo receber ele do lenadro para um review rápido por lá também. Me comprometo a compartilhar mais detalhes da minha experiência por aqui.
@watches.in.sampa

Enéias

Eles estão dizendo que o objetivo é o exterior. Os relógios estão em francos suíços. O lançamento do momento está em 18 mil reais. Não é para meu cacife. Para ser sincero eu pensei que a manufatura era toda feita no Brasil. Não realidade é um relógio suíço montado no Brasil.

igorschutz

Enéias, recentemente, o RedBarBR fez um evento com a Statera, e eles levaram o novo modelo, ST02, para conhecermos.

O ST02 é bem diferente do primeiro modelo da marca em seu escopo e a empresa evoluiu muito para chegar nele.

Enquanto o ST01, de fato, era um modelo pouco interessante, pois nada mais do que um relógio suíço encomendado por uma empresa brasileira, o ST02 é muito mais brasileiro. A caixa de aço, por exemplo, foi desenhada exclusivamente para eles e fabricada totalmente no Brasil (usinada e polida lá no Paraná); a pulseira de couro também é toda feita aqui por um parceiro (o Gabriel); o mostrador em enamel (!!!), que é o protagonista do relógio, também é 100% fabricado no Brasil pelos sócios da Statera mesmo (eles prensam o disco base em cobre, revestem com enamel, estampam os índices etc.). Outros componentes, como vidros de safira (na frente e atrás), ponteiros, coroa, anéis de vedação e movimento são importados da Suíça. O relógio é totalmente montado e inspecionado no Brasil, também no Paraná. Ah, o estojo do relógio, em madeira roxinho com apliques da marchetaria, também é 100% brazuca, um espetáculo!

O ST02 é muito bonito, muito mesmo, e este passo enorme que eles deram de trazer a fabricação para o Brasil é extremamente audaz. Esses caras têm o meu mais profundo respeito e admiração!

Desejo toda a sorte do mundo para eles e os apoiarei da melhor maneira que eu puder. Eles deram uns spoilers lá do que virá para o futuro, e torço para tenham muito sucesso!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Enéias

Eu não sabia que a versão mais recente era assim. Ótimo! O que me espanta, não apenas neles, mas em todos os independentes é o preço. Claro que é quase artesanal, mas é um produto feito para um público seleto. 2.500 francos é pouco para quem tem café no bule, mas isso é uma minoria.

igorschutz

Então, Enéias, a gente tem de analisar o mercado. Olhe o mercado internacional de relógios novos e veja quanto custa, em média, um relógio com movimento La Joux-Perret, com desenho original etc. É por aí mesmo, entre 2-2,5k CHF.

Como, penso, eles estão mais interessados em atender o mercado internacional do que o brasileiro, escolheram se posicionar nesse preço, e a gente que ganha em Real é que perdemos...  :-\
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Pois é... Não é que o relógio seja caro, achei consentâneo seu preço. O problema é que ganhamos em real hahahahahahah