Menu principal

Relógios de carros

Iniciado por igorschutz, 12 Abril 2009 às 23:22:28

tópico anterior - próximo tópico

Paulo, uma dúvida: qual é a diferença entre a "burl" e a "rádica"?

Grande abraço!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

Alberto Ferreira

Salve!

Se o Paulo me permite, antecipando a resposta...  :D

É a mesma coisa, Sá.
Por aqui, em português, é conhecida como rádica.

Abraços,
Alberto

paulorocha

Citação de: Sá online 12 Novembro 2009 às 10:49:27
Paulo, uma dúvida: qual é a diferença entre a "burl" e a "rádica"?

Grande abraço!

Citação de: Alberto Ferreira online 12 Novembro 2009 às 11:07:13
Salve!

Se o Paulo me permite, antecipando a resposta...  :D

É a mesma coisa, Sá.
Por aqui, em português, é conhecida como rádica.

Abraços,
Alberto

Permita-me discordar, meu caro Alberto, mas não são a mesma coisa não...

Basicamente, a rádica é a parte de transição da raiz para o tronco. Como está submetida a uma grande compressão (pelo peso da árvore) e possui fibras cruzadas (devido ao formato das raízes), podem apresentar um aspecto muito semelhante ao dos burls.

Mas não são a mesma coisa! Burl é um tumor (benigno) da árvore, rádica é uma transição de raiz para tronco.

Simplificando: toda árvore tem rádica (poucas apresentam aspecto de burl), mas pouquíssimas árvores desenvolvem um burl.

Uma forma fácil de diferenciar burl de rádica é a cor. Numa rádica, a cor das fibras é a mesma do restante da madeira do tronco (às vezes um pouco mais escura e com veios mais ressaltados). Já num burl a variação de cor é brutal!

Exemplo de rádica:

E para sentir a diferença de cor num burl, compare o aspecto normal da madeira Amboyna:

Com um burl da mesma madeira:

Um grande abraço

Paulo Rocha

Paulo, obrigado pela atenção!

Agora ficou tudo claro!

Grande abraço!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

Alberto Ferreira

Salve!

Obrigado por me corrigir, Paulo!
Mais uma que eu aprendo aqui com os amigos.

Rádica, como você bem explicou seria um termo, digamos, mais genérico (no mínimo isso, não?), agora está mais claro para mim!
É isso, não?

A questão é que no comércio de madeiras e laminados, os vendedores tratam o burl como sendo simplesmente "rádica".
Na verdade o material a que eles se referem tem mesmo aquele aspecto e cor que você mostrou nas primeiras fotos e não o das últimas.
Portanto, como você explicou, no caso do burl (pode ser burr também, não?) trata-se mesmo da alteração da estrutura da própria madeira, devido ao tumor, e não aquela transição da madeira de qualquer árvore.

Daí, eu pensar que "rádica" (como tal) se tratava de uma simples tradução.

Grato e um abraço!
Alberto
8)

paulorocha

Exatamente Alberto!

Aqui no Brasil e principalmente no comércio, os burls são tratados indistintamente como rádica. Talvez pela dificuldade de se pronunciar "burl"...

Mas tecnicamente são coisas distintas.

Na cutelaria usamos bastante tanto as rádicas quanto os burls para a confecção de empunhaduras de facas. Como os pedaços necessários são pequenos, mesmo um burl não sai tão caro (barato mesmo, eles não são, mas neste tamanho até que dá pra encarar...).

Esta é uma faca que eu fiz, com empunhadura em rádica de jacarandá que lembra muito o aspecto de um burl:

E esta é uma faca com empunhadura de burl de cipreste (é da minha coleção, mas não foi feita por mim - é do cuteleiro americano Carl Price):

Um grande abraço

Paulo Rocha

O Cara

Lendo essas explicações me ocorreu o seguinte,
Será que chamam burl de rádica porque é mais fácil de pronunciar ou será má fé mesmo, para vender rádica ao preço do burl?

Sei não hein.
Um abraço
Fábio

paulorocha

Citação de: O Cara online 12 Novembro 2009 às 14:26:49
Lendo essas explicações me ocorreu o seguinte,
Será que chamam burl de rádica porque é mais fácil de pronunciar ou será má fé mesmo, para vender rádica ao preço do burl?

Sei não hein.

Não acho que seja o caso não Fábio.

Devido ao nosso clima quente e úmido, a ocorrência de burls em nossas árvores é praticamente zero. Ou seja, quando se acha burl legítimo por aqui é certeza que foi importado.

E mesmo que fosse importado absolutamente sem frete e impostos, o custo é MUITO superior ao cobrado pelas rádicas daqui...
Um grande abraço

Paulo Rocha

ACPavanato

Oi Paulo - muito obrigado por mais esta "aula"!  ;)  ;)  ;)

Sou apaixonado por madeiras e as vejo como um material ímpar - muito nobre mesmo!
Quando polidas/acabadas, são realmente um show de beleza proporcionada pela mãe-natureza!
Em viagem recente pelo pantanal, acabei trazendo uns "pedaços" de Lôuro-Prêto (madeira muito nobre e bonita), muito apreciada pelos amigos cuteleiros, que a utilizam na confecção dos cabos de suas facas.
Depois, com sua permissão, posto por aqui algumas coisas confeccionadas com madeiras interessantes, tais como: cabreúva, jacarandá, pau-santo, lôuro-prêto, aroeira, angico-prêto, roxinho, etc.

Assim também penso em relação as pedras (granitos-mármores-etc) também as admiro muito!

Parabéns novamente!  :D  :D  :D

Abraços!

ACPavanato

Fabricioab

Paulo,

Muito obrigado pela explicaçao, não tinha nem ideia sobre esse assunto, parabens pela belissima cultura a respeito.

Outra observaçao, belissimas facas, se meu pai ver isso ctza que ele te manda uma MP oferencendo uma compra.

Parabens novamente.

Abs
What the next step ?

ACPavanato

Ilustrando o que comentei anteriormente, vejam o acabamento "esverdeado" do "Pau-Santo":

"Pau-Santo" - Madeira muito utilizada pelos indios no pantanal sul e pelos habitantes do chaco paraguaio

Abraços!

ACPavanato

Alberto Ferreira

Salve!

Plin-plin!
Momento (off topic) cultural...  ;)  :D

Pavanatto.
Esta peça que você nos mostrou,...

Feita em madeira (pau-santo), creio que proveniente do Sul ou Centro do Brasil, me lembrou muito os muirakitãs, aquelas peças típicas de algumas culturas indígenas da Amazônia...

Vejam,...

...
Estas feitas de pedra.

Ou...

Aqui, na forma de um pingente.

O motivo central em geral é um batráquio (rã, sapo, etc...)

http://www.abrasoffa.org.br/folclore/lendas/muiraquita.htm
http://patriafc.blogspot.com/2008/02/o-muirakit.html

Será que há algum tipo de ligação entre estas manifestações da nossa cultura indígena?

Onde você conseguiu esta peça de pau-santo?

Alguém aqui já ouviu falar em muirakitãs, ou tem interesse neste tipo de coisa?   ::)

Um grande abraço a todos,
Alberto
8)

rlessa

Pau-santo....

vamos esperar o comentário do Solano... ;D ;D ;D ;D ;D

ACPavanato

Oi Alberto!

Desconheço a relação entre esta peça do artesanato indigena e o muirakitã.  ???

Este "sapo" na verdade é um instrumento que emite o som idêntico ao seu coaxar.
Basta que para isso você retire a "madeira", que esta localizada abaixo dos seus olhos, e a "esfregue" nas costas do sapo.
O som é idêntico!  ;)

Adquiri esta peça em Corumbá MS, numa feira de artesanato, onde participam índios/artesãos do Paraguai, Bolivia e Brasil.

Abraços!

ACPavanato

Alberto Ferreira

Salve!

Grato, Pavanatto.

Realmente, uma peça muito interessante, hein?

Após a sua explicação da função, etc, eu creio que as coisas não tenham mesmo ligação, não.

Por outro lado, e agora observando melhor, eu diria que os muirakitãs em geral são menores, talvez no máximo algo entre uns 4 a 6 centímetros.

Os muirakitãs costumam ter um certo sentido "místico".
Alguns creem que eles sejam uma espécie de talismã, cuja real história se perdeu, outros que sejam apenas uma manifestação artística.

Abraços!
Alberto