Menu principal

Chrono In-House Panerai: contagem regressiva

Iniciado por LF, 05 Fevereiro 2013 às 17:44:27

tópico anterior - próximo tópico

LF

Pessoal,

Pra quem se interessar, uma explicação (em inglês) sobre como funciona a operação de contagem regressiva no chrono novo da Panerai (PAM00526)

http://watchesseven.blogspot.com.br/2013/01/panerai-pam00526-luminor-1950-regatta-3.html

Abs.,

LF

flávio

Minha opinião. As funções são bacanas? Sim, claro! O relógio é bonito? Bem... Eu sou meio contra a corrente do fórum, não gosto muito dos Panerai, salvo os Radiomir. Mas é bacana sim. Construir um movimento cronógrafo em casa é bacana? Sim, e mantiveram a "linha de design" dos seus movimentos feitos em casa, que são facilmente identificáveis como um movimento deles. Porém, dizer que o movimento é bonito é sacanagem, pois é mais feio do que qualquer um dos cronos recentes que foram lançados por marcas como Breitling, Longines, etc.

Aliás, espartano no último grau, já que tudo é modular, apenas a roda de colunas está exposta e, mesmo assim, por um buraco na platina.

Flávio

igorschutz

Rapaz, pelo desenho esse movimento parece ter dois metros de altura!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Claramente dá para perceber que há a platina principal e dois módulos. Tudo bem que a Panerai não poderia fazer um movimento estilo "Patek": ficaria completamente fora de local um movimento tradicional dentro dos Panerai (mas porque eles quiseram, desde o primeiro calibre deles, seguir essa linha visual mais técnica, porque para mim caberia, desde o início, até mesmo pelas raízes da marca, algo mais tradicional).

Visualmente falando, eu achei esse movimento horrível! E não precisa inventar a roda ou fazer coisas impossíveis de se replicar em produção em massa. O movimento novo da Longines, por exemplo, está num relógio de preço muito inferior (tudo bem que não é split seconds, não tem essa nova função de ajuste de posição de disparo, etc), mas é muito mais bonito.

http://i2.photobucket.com/albums/y49/igorschutz/09_0319_Longines_chrono_colonnes.jpg

Imagem do photobucket do... Igor  ::), chupada da net.

Flávio

LF

Pois é... Eu também não achava os Panerai grande coisa; aliás, pra dizer a verdade, eu achava que eram mesmo "coisa grande" e grandes até demais. Quando a Richemont abriu as lojas aqui em SP, a última em que pisei foi a Panerai. E mesmo assim só entrei pra matar a curiosidade, ao passo que na IWC e JLC estava seriamente inclinado a fazer alguma compra (Top Gun e Master Ultra Thin). Bem... Minha última aquisição foi um PAM 00372.

Não vou nem discutir sobre a (falta de) beleza do movimento. Quase todas as vezes que passo na boutique (nada como um cafezinho de graça...) acabo provando algum relógio e, via-de-regra, se estou de Speedy os vendedores/gerentes pedem pra ver (e ficam mesmo vendo!) o 1861 no back de safira. Mas acho que os movimentos deles combinam bastante com a filosofia de design da marca, bem industrial, "no-frills", e, claro, seguem o padrão de facilidade de produção/manutenção que parece regra no mercado.

Aliás, uma das coisas que mais admiro na Panerai é a identidade que o Angelo Bonati, estrategicamente sacado da diretoria comercial da Cartier para presidir a marca logo que foi adquirida, conseguiu imprimir num espaço de tempo tão curto. São 15 anos idade (comprada em 1997) e, mesmo com a prima engenhosa JLC, com certeza o cara trabalhou muito bem pra chegar onde chegou (tanto em termos de mercado, quanto em diversidade de modelos e admiradores). Gosto muito da marca.

Abs.,

LF

flávio

LF, você disse o que eu tentei falar nos meus post acima e não consegui: "industrial" a palavra. Como ressaltei, a Panerai fez uma opção em seguir essa linha - que facilmente a identifica - nos seus primeiros calibres. E optou por segui-la. Isso é bem bacana porque, num mercado onde se busca a autenticidade, isso agrega valor à marca. Você bate o olho num movimento Panerai e ele se mostra como tal.

Mas, numa questão de gosto, simples gosto mesmo, os acho feios (os movimentos). A Hublot foi mais feliz, para citar um exemplo, nos seus calibres Unico, que possuem um desenho tão bacana (para o relógio, entenda-se. Mais uma vez, eu preferia algo tradiconal mas, convenhamos, um movimento cheio de firulas como os Patek, Lange, etc, ficaria "perdido" ali) que chamam a atenção. Gosto sobretudo das rodas deles, que tem um desenho, também, bem industrial.

Flávio

FALCO

Eu acho bem interessante o que a Panerai fez com os P.3000 e P.9000.
O movimento deste relógio mostrado no tópico é o mesmo da maioria dos automáticos in-house da marca, acrescido de um (ou mais) módulo da função específica.
Este movimento, além do módulo "regatta" aceita, PR (frontal ou traseiro), GMT, chrono convencional e etc.
Pode não ser o mais elegante, mas acho-o bem legal e em linha com a marca.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

LF

Citação de: flavio online 05 Fevereiro 2013 às 23:36:04
LF, você disse o que eu tentei falar nos meus post acima e não consegui: "industrial" a palavra. Como ressaltei, a Panerai fez uma opção em seguir essa linha - que facilmente a identifica - nos seus primeiros calibres. E optou por segui-la.

Flávio

Exatamente! E não é só nos calibres. Se você prestar atenção nos modelos novos, que eles chamam de contemporâneos (não nos históricos como o meu 372), vai notar que esse visual é característico da marca. Por exemplo, as caixas 1950 inteiras em aço escovado (essa ainda tem dois botões porque é de um chrono, senão teria essa parede lisa):

Realmente admiro o jeito com que conseguiram reinventar (ou, talvez até, inventar) a marca mesclando o DNA dos relógios feitos pra marina militare italiana (grandes caixas e números arábicos, largas pulseiras de couro, mostradores luminosos e o famoso protetor de coroa) com novos materiais e essa cara industrial/minimalista (mas têm lug-holes!).

O melhor exemplo disso, pra mim, é um relógio pelo qual eu sou apaixonado, que é o PAM 00233. Ele tem vários elementos históricos (protetor de coroa, corda manual, vidro abaulado), mas, ao mesmo tempo, essa caixa moderna em aço escovado, a safira no lugar do plexi, oito dias de reserva de marcha, superluminova que parece um farol:

Daí me lembro daquela pergunta que alguém postou, perguntando se compramos o movimento ou o relógio... Depois de escrever esse post, eu acho que eu compro a marca. Tem muita coisa que acho bonita e/ou prezo o avanço tecnológico, mas não compraria porque não tem uma história que eu ache interessante.

Abs.,

LF

jfestrelabr

LF , comigo aconteceu a mesma coisa, sempre achei os modelos da PANERAI um tanto quanto desengonçados, monstruosos, sei la, não combinavam com o meu pulso e o meu estilo.
Depois comecei a pesquisar sobre a sua história e decidi ir mais a fundo na manufatura, bom, não sei se foi a história que me cativou ou a devoção de seus usuários, existem fóruns por ai onde a loucura pela manufatura é total, mas tratei de ir a uma loja e experimentar alguns modelos, dai vi que não eram tão grandes assim, as caixas 1950 eram mais harmoniosas do que as Luminor no pulso, o relógio vestia bem, tinha uma cara de relógio bruto, sei la, nada feito com delicadeza.
Bom , o final vc já sabe, paixão total pela marca.

Ps:. O chrono é maravilhoso, pena que 47'' é proibitivo para o meu pulso.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

flávio

LF

Tá aí um negócio totalmente inútil... Mas legal pra caramba!!! hehehe

Abs.,

LF

RÔMULO FÓZ

;D ;D ;D ;D ;D
Citação de: LF online 08 Fevereiro 2013 às 01:50:51
Tá aí um negócio totalmente inútil... Mas legal pra caramba!!! hehehe

Abs.,

LF

Paulo Sergio

MMUUIITTOO pouca gente usa qualquer tipo de crono para "marcar" alguma coisa...  ;) ;) ;) ;) ;)
Mas é muito bacana ver que há uso para as diversas variações desse, digamos, tema!!!  :) :) :)
Mais um para a lista dos "bonitos... mas para que"?!?!?!  ;D ;D ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

BigPaul

Eu tenho um pensamento mais simplista vejo as coisas com mais simplicidade entao vai aqui a minha opiniao put... qu... par..... demaisss

manhéé quero uuuum  :o :o :o a Panerai e IWC sao 2 paixoes horologicas que tenho na vida

Paul

Alberto Ferreira

Bom,...
Se alguém não participa de regatas ou se fica "mareado" mesmo estando em um píer...

...É melhor não usar um desses.    ::)
   ;) 

Alberto