Menu principal

Caixa : Recuperação / Pintura

Iniciado por Dalll, 24 Março 2010 às 23:22:18

tópico anterior - próximo tópico

Dalll

Boa noite amigos !!!

Tenho um relógio cuja caixa é de aço porém na cor preta.
Por ser mais antigo, acredito que seja pintada e não algo do tipo PVD, por exemplo.
Gostaria de saber se é possível a recuperação deste tipo de "pintura".

Obrigado!!

Abs.

Cigano

Olha não sei se é o caso e que seja possível fazer uma pintura elétro-estática, que tem quase o mesmo fundamento da cromagem, porém dura mais !!

Vamos e ver o que os amigos mais entendidos falam á respeito !!

Poste uma foto se possível, para eles terem uma idéia do relógio, as vezes pelo modelo e fabricantes eles saibam de que material e essa pintura !!
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Salve!

Sim.
É provável que a pintura original seja em tinta epóxi, como era o caso de alguns Citizen's (alguns "chifrudinhos", por exemplo) e Seiko's da década de 70, etc.

Eu conheço uma pessoa que fazia este tipo de restauração e até ficava bom.

Ele removia a pintura original, deixando no aço, repintava e "queimava" a nova pintura em um forno próprio.
Mas, infelizmente, ele deixou de trabalhar com isso, inclusive nem tem mais a oficina.

E. hoje, eu não sei da mais ninguém que faça tal tipo de restauração.

Abraços,
Alberto

Cigano

Citação de: Alberto Ferreira online 25 Março 2010 às 02:59:34
Salve!

Sim.
É provável que a pintura original seja em tinta epóxi, como era o caso de alguns Citizen's (alguns "chifrudinhos", por exemplo) e Seiko's da década de 70, etc.

Eu conheço uma pessoa que fazia este tipo de restauração e até ficava bom.

Ele removia a pintura original, deixando no aço, repintava e "queimava" a nova pintura em um forno próprio.
Mas, infelizmente, ele deixou de trabalhar com isso, inclusive nem tem mais a oficina.

E. hoje, eu não sei da mais ninguém que faça tal tipo de restauração.

Abraços,
Alberto

Alberto, o processo da pintura eletro-estática é muito parecido com esse que você mêncionou para Epóxi!!
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Salve!

Cigano,
Apenas a título de esclarecimento, pois eu vejo muitos colegas aqui com dúvidas ou noções equivoicadas a respeito de "eletrodeposição" (plaque), "PVD",  "pinturas", etc...

Esquecendo os outros métodos de recobrimento, ok?
Existe mais de um "processo" para esse tipo de pintura de que estamos falando.

Mas,...
Na verdade, tudo depende do que se pinta e em que escala de produção a coisa é feita.
Na pintura eletrostática (pintura eletroforética) a espessura e "recobrimento" da tinta são controlados por cargas elétricas, aplicadas respectivamente à peça e à tinta (sendo + em um dos "lados" e - no outro), portanto, a tinta é atraída para a superfície da peça, pela carga elétrica.
Ou seja, a deposição da tinta se interrompe (automaticamente) quando as cargas se equilibram (quando e onde não há mais a diferença de potencial elétrico).
Isso garante um recobrimento totalmente uniforme.
Este método é comumente usado em pinturas industriais em larga escala. A tinta não é necessariamente epóxi.

Veja ---> (http://www.artpox.hpg.com.br/hp/index1.htm)

Pintura eletroforética ---> (http://www.quimicaederivados.com.br/revista/qd439/tintas4.html).

Em alguns processos de pintura com tinta epóxi, a tinta é seca (um pó) e é posteriormente fundida (incorporada à superfície da peça) no tal forno.
No processo aplicado pela pessoa que eu mencionei, dada a baixíssima escala de produção (ele pintava peça por peça) a tinta era líquida e aplicada com uma pistola de pintura convencional. Depois ia ao forno só para "curar".

Abraços,
Alberto

Cigano

Rsrs, Alberto acho que estamos falando quase da mesmo coisa !!

Aqui em CG-MS, tem um lugar que faz o tipo de pintura com uma tinta em por que é levada á um forno em altos graus de temperatura, quando fica pronta fica uma maravilha só de pintura!!

Maus eu conheço por pintura eletro-estática !!

Alberto valeu pela aula, pois é, vivendo e aprendendo!!
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Citação de: Cigano online 25 Março 2010 às 13:09:59
Rsrs, Alberto acho que estamos falando quase da mesmo coisa !!
...

;D  ;D  ;D

É...  Quase...  ;D

Um abração!
Alberto
8)

Dalll

Pessoal
Obrigado pelas respostas !
Posso dizer que aprendi mais um pouco !!!
[]s :)