Menu principal

'Decorando' movimentos de modo 'caseiro'! Fantástico!

Iniciado por shun, 08 Maio 2010 às 14:04:14

tópico anterior - próximo tópico

shun

Gente, eu sempre achei divertido mexer nessas coisas, fazer parafusos azuis, tornar os ponteiros azuis também, deixa um aspecto bem interessante e bonito ( no meu ponto de vista )!

Já tentei fazer antes e deu errado, não entendia direito como fazer, então comentei em um tópico onde o cara decorou o relógio de bolso Molnija dele, e pedi mais informações, ele foi super prestativo e postou diversas fotos descrevendo o processo!

Estou me agilizando para comprar algumas ferramentas para brincar também!

Se alguém quiser mais informações, ele deixou tudo bem descrito como ele fez..

Aqui vai : http://forums.watchuseek.com/showthread.php?p=2971900#post2971900

Alberto Ferreira

Salve!

Grato por compartilhar, Shun!

Tempos atrás, ainda no antigo fórum, nós discutimos essa questão do chamado "bluing" ("azulamento" de parafusos, ponteiros, etc).
A coisa não é difícil e, durante um curso que eu fiz, eu mesmo "azulei" algumas peças com sucesso.

Naquela ocasião, eu localizei na NET alguns sites que tratavam (com tutoriais, etc) do assunto.

Eu procurei agora nos meus antigos "bookmarks", mas infelizmente a parte com as tais ilustrações teve os seus links "quebrados" (removidos).

O que eu consegui localizar foi apenas esse, que explica os processos, mas já não há mais as ilustrações.  :(

http://www.bhi.co.uk/aHints/bluing.html#Bluing

Abraços,
Alberto

shun

Eu também dei uma pesquisada pela internet antes desse tópico citado, mas não achava fotos nenhuma! eu estava fazendo tudo errado!

Eu vou acompanhar aquele tópico porque ele está tentando fazer 'Côtes de Genève' caseiramente... fantástico acompanhar..!

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Miguel

Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"

Adriano

Já fiz azulamentos de parafusos e ponteiros. Ponteiros são mais dificeis por sua forma, uma vez que o calor não se distribui por igual e por isso a coloração pode ficar diferente entre as partes do ponteiros.

O grande segredo é a peça estar perfeitamente polida e limpa. O resto fica fácil. Usar fogo brando é melhor pois têm-se mais controle sobre a velocidade do azulamento. Fogo de espiriteira é bom. Não se deve esquecer que a temperatura pode continuar subindo mesmo depois que se tira do fogo, por isso algumas vezes é melhor tirar do fogo pouco antes da cor desejada antes de mergulhar no liquido para esfriar. Recomendo óleo para resfriar, pode ser até azeite de cozinha. Na água, a velocidade de resfriamento é muito brusca e promove uma têmpera bem bruta, que pode tornar o parafuso quebradiço.

Mas o ideal mesmo é o uso de uma placa de cobre, ao invés do contato direto com o fogo.

Um abraço!

Adriano