Menu principal

O tempo não para / IWC lança livro comemorativo de seus 142 anos de história

Iniciado por automatic, 25 Maio 2010 às 15:25:24

tópico anterior - próximo tópico

automatic

O tempo não para

Reportagem da REVISTA DINHEIRO da semana.

Grife suíça de relógios de luxo, IWC lança livro comemorativo de seus 142 anos de história, com textos de Paulo Coelho e ilustrações de Enki Bilal
Por Vanessa Barone

O tempo que passa é a especialidade da International Watch Company (IWC), luxuosa relojoaria com sede em Schaffhausen, na Suíça. E foi para marcar o tempo de forma definitiva que a companhia decidiu colocar sua trajetória de mais de 100 anos num livro. Não num livro qualquer. O IWC Schaffhausen – Engineering time since 1868, lançado este mês, traz uma compilação de histórias reais e ficcionais de autoria do jornalista alemão Manfred Fritz e do escritor brasileiro Paulo Coelho.

Sofisticação: Exemplar de US$ 124 mil, confeccionado em platina, da nova coleção da IWC

A Fritz coube o relato documental, desde que o relojoeiro Florentine Ariosto Jones deixou os Estados Unidos para instalar-se em Schaffhausen, às margens do Reno, e lá fundar sua casa de relógios. Na região, existia uma corporação de relojoeiros desde o século XVI. Mas, com a instalação da IWC, a localidade acabou tornando-se referência em relojoaria de luxo, para além dos domínios do lado francês da Suíça. "Jones deixou Boston com 27 anos e foi para a Suíça confeccionar relógios de bolso de alta qualidade", afirmou à DINHEIRO o CEO da IWC, Georges Kern.

"Ele queria fazer algo que unisse os modernos métodos de produção dos Estados Unidos com a mão de obra qualificada da Suíça." Atualmente, a casa faz relógios mecânicos e automáticos que começam custando US$ 4 mil e podem chegar a US$ 124 mil – por conta da sofisticação do maquinário, ou "complicações", como se diz no jargão relojoeiro.

Tradição: Um dos primeiros modelos de bolso criados por Florentine Jones, fundador da empresa

A Paulo Coelho coube escrever uma espécie de "livro dentro do livro", ou um segundo nível de narração, com sete contos curtos cheios de fantasia. De acordo com a companhia, Coelho é um aficionado por relógios e um fã da grife IWC. "Ficamos muito orgulhosos de tê-lo atraído para o projeto", afirma Kern. O escritor teve total liberdade poética para escrever sobre a paixão da empresa pela relojoaria, bem como para apresentar as seis famílias de relógios criadas pela IWC ao longo dos anos.

Responsável pela parte ficcional do livro, o escritor Paulo Coelho teve total liberdade para escrever.
Sua narrativa foi apoiada por uma ilustração expressiva e sensual

Esta parte do livro conta ainda com as ilustrações do designer de origem sérvia, radicado em Paris, Enki Bilal. "Os contos de Paulo Coelho, cheios de simbolismos, pediam uma linguagem pictórica expressiva e sensual. Por isso escolhemos Bilal, que é um dos melhores desenhistas e cartunistas do mundo", diz Kern. De acordo com o CEO, os dois, Coelho e Bilal, possuem uma relação metafísica, filosófica com o tempo."Os quadrinhos de Bilal possuem notáveis saltos no tempo. O bestseller O Alquimista, de Paulo Coelho, traz uma perspectiva cronológica e histórica da Antiguidade", resume Kern.

Apesar de ser um livro-homenagem, a companhia quis fugir do modelo de edição comemorativa. "O livro tem um formato que interessa a todo tipo de gente, não apenas aos fãs da grife." De acordo com Kern, o jornalista Manfred Fritz descreve detalhes da companhia até então desconhecidos do público.

Os autores e o ceo: A partir da esq., o designer gráfico Enki Bilal; o escritor Paulo Coelho,
autor das novelas sobre a relojoaria, e o ceo da iwc, Georges Kern: projeto que une ficção e realidade

Tudo isso, diz o CEO, aumenta o prestígio da IWC e ajuda a divulgar a grife para além do universo da relojoaria de luxo. Por outro lado, Paulo Coelho consegue "levar o leitor a lugares onde os sonhos se tornam realidade." O livro, com 550 páginas, que comemora os 142 anos de fundação da IWC, pode ser adquirido por US$ 220 no site da empresa e em livrarias.

igorschutz

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

automatic

Cigano

Maravilhoso, eu adimiro muito a beleza dos mecânismos e dos relógios e a história dela !!

Valeu por compartilhar, esse livro com certeza irá para a estante do caro Lessa !!
Abraços,
Cigano!

igorschutz

Postei o link apenas como referência, caso alguém queira saber o que já foi falado por nós. O intuito é ajudar. ;)

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

betampex

O bom e que nos podemos importar o livro e nao precisamos pagar impostos pois e liberado para livros

eu penso em adquirir um livro desses para mim

Paulo

rlessa

Citação de: Cigano online 25 Maio 2010 às 15:41:18
Maravilhoso, eu adimiro muito a beleza dos mecânismos e dos relógios e a história dela !!

Valeu por compartilhar, esse livro com certeza irá para a estante do caro Lessa !!

Por US$ 250...  tô fora!!! ;D ;D ;D

shun

Citação de: r.lessa online 25 Maio 2010 às 20:52:03

Poxa, a manufatura tem o dever de lhe enviar um exemplar Lessa, você é o colecionador mais aficionado pela IWC que eu já vi...!

rlessa

Citação de: shun online 25 Maio 2010 às 20:56:02
Citação de: r.lessa online 25 Maio 2010 às 20:52:03

Poxa, a manufatura tem o dever de lhe enviar um exemplar Lessa, você é o colecionador mais aficionado pela IWC que eu já vi...!

Estou longe dos aficcionados.... você não tem noção dos afficionados... detalhe nem colecionador me considero.

Fabricioab

What the next step ?