Menu principal

Bulova Accutron Astronaut

Iniciado por RÔMULO FÓZ, 12 Junho 2010 às 18:57:21

tópico anterior - próximo tópico

RÔMULO FÓZ

Amigos do Fórum, um pouco de "estoria"
Seguindo a idéia do Nilo. Peguei um relógio muito bacana e legal seria estudar e descorrer sobre o modelo. Então vamos lá. Todos de óculos 3d??? ;D
Esta semana peguei um Accutron Astronaut, relógio baseado no calibre 214 com função GMT e com bezel giratório de 24h para controle, foi desenvolvido inicialmente para atender as necessidades dos astronautas da época e que depois caiu no comércio popular, com grande sucesso de época.(acredito que, atualmente, até fizeram uma reedição deste modelo, preciso verificar).
Este modelo, Bulova Accutron Astronaut foi o único modelo que usou o calibre 214H(com função GMT) e considerado um dos melhores calibres ja fabricados pela Bulova.
Alguns astronautas usaram de fato esses relógios, inclusive forçado pelo "merchan" norte-americano da época mas no testes, hum... todos já sabem...rsss deu speedmaster na cabeça... pois bem, voltamos ao "BOLOVA".
Este relógio foi usado pela missao Mercury- Atlas 9 e parece-me que foi de grande sucesso de época.
O legal deste relógio que o controle/ajuste da horas é realizado por uma alavanca acionável na tampa do relógio(como uma mini-manivela), precião impressionante é um lindo relógio para coleção/uso.
Bom , vamos as fotos do "bixin"....
Este modelo é o Bulova Accutron Astronaut -  M9 (1969 )

Abs
Romulo Foz

Wadley

Rômulo,

Parabéns. Esse relógio é um ícone....

Wadley

Cigano

Lindo relógio e legal o "estórico" dele, isso sim é um verdadeiro "ajuntador", consegue-se uma bela peça e corre atrás de especificações e informações do relógio!!

Parabéns Romulo, é uma peça muito interessnte !!
Abraços,
Cigano!

Gravina

Há tempos procurava um Astronaut aqui no Brasil.............tarefa difícil!!! :'(
É um relógio que marcou muito a minha infância, pois na nossa turma de moleques de rua, tinha um, o "Pardal" (não direi o nome, pois ele é hoje Desembargador em SP....este era o apelido) menino super inteligente, e educado (na casa dele tinha a coleção completa da BARSA, imaginem vocês......... ;D ;D) vivia dizendo que o Accutron era o relógio mais preciso do mundo!!!............e na sua fértil imaginação deveria custar o suficiente para comprar todas as casas da Mooca naquela época ;D ;D ;D ;D (estou repassando o link deste tópico para o meu velho amigo Pardal :-*)..............Certa vez ele trouxe uma matéria da revista "Cruzeiro" falando sobre este relógio, e na foto era justamente o modelo Astronaut. Jamais esquecerei aqueles dias :-* :-* :-* :-* :-*
Há duas semanas decidi comprar um destes, e fui direto ao reduto dos Accutron's (Terras do Tio Sam).............lugar com preços moderados, acessíveis (tem muito destes por lá!!!) há de se ter um pouco de paciência para pegar um com preço bom (os preços em compra imediata, são altos....ainda que possam valer..........mas, nós não compramos um relógio a cada dois anos, não é mesmo?........preço é importante também).................acabei por comprar no e-bay, e um brother :-* de lá (amigo nosso deste fórum), ele já recebeu para mim!!! :-* :-* :-* :-*
Este era um dos modelos que realmente queria ter em coleção.............como bem dito anteriormente, é icônico!...........para mim, mais doque isso!!!........faz parte do capítulo "Boas Lembranças do Passado".

Abs

Gravina

HumbertoReis

Interessantíssimo esse detalhe da chave/alavanca/manivela na tampa do fundo.

RÔMULO FÓZ

Obrigado amigos,
Humberto, é muito bacana esse sistema, eu descobri sem querer  ;D , segue foto abaixo:

Gravina, bacana essa história, hoje parece simples, mas na época deve ter sido um estouro o movimento por vibração(tunning fork).

Estava pesquisando na net e achei bacana algumas fotos e propagandas:

http://www.youtube.com/watch?v=x2ZFsqw9QHg&feature=related

Olha isso:  ;D ;D ;D ;D

http://www.youtube.com/watch?v=S-yAi7O9xt8&feature=related

E outro...

http://www.youtube.com/watch?v=vf_fn3IgawY&feature=related

Achei também algumas fotos de como funciona o accutron... interessante:

O MOVIMENTO:

O CORAÇÃO:

A RODA QUE TRANFORMA A VIBRAÇAO EM MOVIMENTO CIRCULAR CONTÍNUO:

A IMAGEM DOS RUBIS QUE CONTROLAM A RODA.:

Abs
Romulo Foz

Cigano

Ótima lição do Accutron Rômulo, é vivendo e aprendendo.

Obrigado pela aula, e tenha uma ótima semana !!
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Salve!

Bela contribuição, Rômulo.

Grato por compartilhar.

Abraços,
Alberto