Menu principal

Sobre a SARICA: alguém sabe se estão com problemas?

Iniciado por JeanFabricio, 26 Julho 2010 às 11:13:54

tópico anterior - próximo tópico

gfranco

Oi Jean, que relógio foi esse que você levou lá?
Você comprou pra restaurar?
Conte pra gente essa história se você puder!

Abs,

Gustavo.

JeanFabricio

Citação de: gfranco online 29 Julho 2010 às 11:00:03
Oi Jean, que relógio foi esse que você levou lá?
Você comprou pra restaurar?
Conte pra gente essa história se você puder!
Abs,
Gustavo.

Oi, Gustavo.

Há uns 2 anos eu comprei um Mido com calendário periférico.
Comprei porque gosto da marca, gostei do modelo, gostei do calendário "com ponteiro" e, conforme o vendedor, gostei porque estaria funcionando perfeitamente e seria original (exceto a pulseira).

Pois bem, primeiro, até hoje, ele não funciona perfeitamente. Está num relojoeiro (o segundo) para acertar o calendário, cujo ponteiro tem vontade própria e pula mais de um dia às vezes. Totalmente broxante.
Segundo, a informação da Sarica de que eles já refizeram o mostrador do relógio... Duplamente totalmente broxante.

O relógio é este:
(OBS: na foto o mostrador está melhor do que ao vivo...)

gfranco

É uma pena mesmo...eu particularmente acho muito bacana calendário periférico. Eu tenho um Omega Speedmaster com este tipo de calendário!
Esse Mido realmente ficaria lindo todo restaurado, é uma pena descobrir que ele já foi mexido e não funciona direito.
Eu imagino a broxada total que deve dar isso. Creio que comprar qualquer vintage seja um "risco calculado"!
Será que o vendedor sabia que o relógio não era original? Às vezes é ignorância pura ao invés de má-fé.
Eu tenho essa mania de ainda acreditar que a maioria das pessoas são honestas.  :-\
Abs,

Gustavo.

igorschutz

É..... esse mostrador está bem tortinho... Olhe o "50" em relação ao marcador triangular.

Lamento pelo colega.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve!

Realmente, pode ser que o vendedor não sabia mesmo.
Isso não é incomum.

E sem entrar nos méritos, do caso em questão, claro.
Posto que nós não sabemos (e nem convém sabermos aqui) de quem se trata.

Eu sei que a intenção do Jean não foi além de apenas comentar um fato ocorrido.
E também sei que essa "reversão de expectativa" pode desanimar mesmo...

Mas este é sempre um risco que, quem gosta de "vintages" e analisa uma possível compra apenas por fotos, pode mesmo correr.
E, mesmo com a peça em mãos, pode acontecer...

No fundo, como comentou o Igor, além de conhecimento, depende de muita observação (se possível) comparativa, com um original.
O que nem sempre é possível...

Abraços a todos!
Alberto

JeanFabricio

Citação de: Alberto Ferreira online 29 Julho 2010 às 11:52:34
Salve!
Realmente, pode ser que o vendedor não sabia mesmo.
Isso não é incomum.
E sem entrar nos méritos, do caso em questão, claro.
Posto que nós não sabemos (e nem convém sabermos aqui) de quem se trata.
Eu sei que a intenção do Jean não foi além de apenas comentar um fato ocorrido.
E também sei que essa "reversão de expectativa" pode desanimar mesmo...
Mas este é sempre um risco que, quem gosta de "vintages" e analisa uma possível compra apenas por fotos, pode mesmo correr.
E, mesmo com a peça em mãos, pode acontecer...
No fundo, como comentou o Igor, além de conhecimento, depende de muita observação (se possível) comparativa, com um original.
O que nem sempre é possível...
Abraços a todos!
Alberto

Pessoal, o Alberto está certo.
Estou apenas relatando o fato. 8)
Eu acredito que o vendedor não sabia que o mostrador foi saricado, até mesmo pelo desgaste dele, que leva o observador a ter certeza de que é original. E eu nem lembro mais de quem foi que comprei. E mesmo que lembrasse, nada mudaria.  ;)

Riscos existem mesmo quando se compra algo usado. Ainda mais com as tecnologias existentes, TUDO pode ser feito para passar a perna no próximo... lamentavelmente... :'(

Igor, sabe que eu, mesmo detalhista que sou, NUNCA havia percebido o desalinhamento do 50.  :o E olhando atentamente depois disso, nenhum deles está 100% alinhado!!!!  :o :o :o Por isso eu mesmo gosto de fazer minhas artes no Corel. ;)

Vou com calma.
Primeiro, ver se o relojoeiro arruma as passagens dos dias.
Depois, vejo o que faço.

Além disso, restaurar o mostrador com tantos clichês não ficará barato, já tenho o orçamento... não sei se financeiramente valeria a pena.

Gfranco, coloca uma foto do seu "Speed perfiérico" para nós!  ;D

gfranco

Eu até estou usando ele hoje, mas quando eu chegar em casa à noite tiro uma foto e posto aqui pra vocês verem o "Speed periférico"!
Uma dúvida...como funciona exatamente essa questão de fazer a arte do mostrador e mandar pro restaurador?
Eu tenho bastante intimidade com o Corel, trabalhei muito tempo em agência que usava ele pra desenhar embalagens e afins.
Você faz a arte do mostrador e depois imprime aonde, numa espécie de adesivo, ou o restaurador pega a sua arte e reproduz "na mão" em cima do mostrador do relógio??

Abs!

Gustavo.

JeanFabricio

Citação de: gfranco online 29 Julho 2010 às 15:50:00
Eu até estou usando ele hoje, mas quando eu chegar em casa à noite tiro uma foto e posto aqui pra vocês verem o "Speed periférico"!
Uma dúvida...como funciona exatamente essa questão de fazer a arte do mostrador e mandar pro restaurador?
Eu tenho bastante intimidade com o Corel, trabalhei muito tempo em agência que usava ele pra desenhar embalagens e afins.
Você faz a arte do mostrador e depois imprime aonde, numa espécie de adesivo, ou o restaurador pega a sua arte e reproduz "na mão" em cima do mostrador do relógio??
Abs!
Gustavo.

Os colegas daqui podem confirmar, mas parece que no Brasil só a SARICA faz esse tipo de impressão em mostradores de relógios, com fotolitos ou clichês ou outras ferramentas.
Eu mandei, nas outras três vezes, o arquivo em Corel. Lá eles abrem e fazem os ajustes necessários que eu não conheço.
MAS creio que na maior parte das vezes o mostrador enviado é escaneado e redesenhado sobre ele no Corel, que é o procedimento correto para criar o arquivo. Tanto criar a arte como "pintar" a arte "no olho" não funcionaria. Nem a pau, Juvenal.

Em tese, creio que qualquer impressor em metal conseguiria imprimir um mostrador.
Mas, devido às características especiais, só a SARICA faz.

gfranco

Olha o meu "Speed Periférico" aí! Meu xodó!  ;D

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Com relação ao "processo" usado pela Sarica.

Eu já vi, mas vou tentar explicar de forma um tanto simplista e resumida.
Portanto, desculpem as imprecisões técnicas da minha "descrição".

A transferência da imagem para a chapa, já devidamente pintada na(s) cor(es) do fundo do futuro mostrador, é feita por um processo que, grosso modo, se assemelha a uma "xilografia", ou algo assim.

A imagem daquilo que será impresso, cujas cópias eles podem já ter em um grande arquivo ou receber do interessado, é convenientemente tratada e ajustada (dimensões, etc) e transferida para uma placa de vidro, ou aço (essa será a matriz).
A impressão da imagem na tal placa (matriz) é feita por meios químicos, corrosivos (eu não sei o detalhe de que "ácido" usam, etc).

Após isso, em um equipamento que posiciona o mostrador com precisão, cada cor (textos, logos, escalas, etc) é transferida através de uma "boneca" (como se fosse um carimbo) que capta a tinta que foi espalhada na superfície da matriz, e ficou retida nas finas reentrâncias e a transfere (um passo de cada vez) para a chapa do mostrador.

Após isso, com a(s) tinta(s) já secas, o mostrador tem a pintura "curada" em um forno.

Eu espero pelo menos ter passado uma imagem "leiga" do processo, assim como eu o vi.

Um abraço a todos.
Alberto

JeanFabricio

Citação de: Alberto Ferreira online 29 Julho 2010 às 18:25:53
Salve, amigos!
Com relação ao "processo" usado pela Sarica.
Eu já vi, mas vou tentar explicar de forma um tanto simplista e resumida.
Portanto, desculpem as imprecisões técnicas da minha "descrição".
A transferência da imagem para a chapa, já devidamente pintada na(s) cor(es) do fundo do futuro mostrador, é feita por um processo que, grosso modo, se assemelha a uma "xilografia", ou algo assim.
A imagem daquilo que será impresso, cujas cópias eles podem já ter em um grande arquivo ou receber do interessado, é convenientemente tratada e ajustada (dimensões, etc) e transferida para uma placa de vidro, ou aço (essa será a matriz).
A impressão da imagem na tal placa (matriz) é feita por meios químicos, corrosivos (eu não sei o detalhe de que "ácido" usam, etc).
Após isso, em um equipamento que posiciona o mostrador com precisão, cada cor (textos, logos, escalas, etc) é transferida através de uma "boneca" (como se fosse um carimbo) que capta a tinta que foi espalhada na superfície da matriz, e ficou retida nas finas reentrâncias e a transfere (um passo de cada vez) para a chapa do mostrador.
Após isso, com a(s) tinta(s) já secas, o mostrador tem a pintura "curada" em um forno.
Eu espero pelo menos ter passado uma imagem "leiga" do processo, assim como eu o vi.
Um abraço a todos.
Alberto

Não me parece ser um processo "único e exclusivo" para apenas uma empresa em um país tão grande dominar... acho que é mesmo falta de empenho e curiosidade para haver mais opções.

Parece que o processo de gravação da matriz com químicos se assemelha muito ao processo de criação de photoetched - complementos metálicos para modelismo em geral. Alguns exemplos:

http://www.spmodelismo.com.br/material/photoetched/index.php
http://www.spmodelismo.com.br/material/photoetched/criando.php
http://www.spmodelismo.com.br/material/photoetched/lata.php
http://www.spmodelismo.com.br/material/photoetched/pphoto.php
http://gbup.forumeiros.com/dicas-e-truques-f7/nova-tentativa-de-fazer-photo-etched-t39.htm

igorschutz

Jean,

Realmente não é algo difícil e nem que demanda grandes custos com material, equipamento, treinamento, etc.
Falta é alguém interessado.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Infelizmente, tanto isso é verdade, que a própria Sarica está sendo posta à venda, e já há algum tempo.

Mas,...
E, mais infelizmente ainda, eu não sei se num "mercado horológico" como o nosso (com "colecionismo" um pouco menos "sério" que em outros centros, etc), a coisa se sustenta tanto assim, em termos empresariais e até de retorno dos investimentos.

Com a devida ressalva da minha opinião pessoal, bem entendido.
Sempre que eu falei com o Alexandre sobre algo deste tipo, o sentimento que para mim ficou foi algo como eles estarem apenas se "equilibrando"...
...matando um leão (econômico) por dia.

Abraços,
Alberto

JeanFabricio

Citação de: Alberto Ferreira online 30 Julho 2010 às 10:26:57
Sempre que eu falei com o Alexandre sobre algo deste tipo, o sentimento que para mim ficou foi algo como eles estarem apenas se "equilibrando"...
...matando um leão (econômico) por dia.
Abraços,
Alberto

Não duvido disso, Alberto.
Infelizmente o Brasil não é um paraíso no que diz respeito ao colecionismo, de qualquer tipo...

EduBSB

Citação de: JeanFabricio online 30 Julho 2010 às 07:49:31
......

Não me parece ser um processo "único e exclusivo" para apenas uma empresa em um país tão grande dominar... acho que é mesmo falta de empenho e curiosidade para haver mais opções.

Acredito que não se incrementa a oferta simplesmente pela falta de demanda. Apesar do processo não ser demasiado complexo ou de difícil

execução, faz-se necessário um conhecimento técnico aprimorado para oferecer um serviço de qualidade a um mercado exigente.

Edu