Menu principal

Problemas no Myota

Iniciado por TioWatch, 18 Julho 2010 às 18:48:21

tópico anterior - próximo tópico

TioWatch

Prezados amigos...

Tive duas ocorrencias idênticas deste problema em relógios que usam máquina Myota automática e levaram pancadas durante o transporte:

O relógio em questão é um Invicta Diver 40mm (sub)

1 - Quando o rotor gira (principalmente quando o movimento do pulso é mais brusco), o ponteiro dos segundos para, por um ou dois segundos, e depois volta a funcionar normalmente.

2 - com o relógio na vertical (com o mostrador visto de frente), na parte do ciclo em que o mesmo ponteiro (seg.) está na descida (a partir das 12h até as 6h) ocorrem uns pulos (quedas) de mais ou menos uns 3  a 4 segundos, mas na subida o andamento é normal.

Quando está na horizontal, o funcionamento é quase perfeito, somente quando se observa "clinicamente" é possível observar uma pequena travadinha justamente quando passa pela data (3h padrão Myota)

O mais estranho, a precisão está ótima (estou comparando com um Submariner que uso como referência)

Vocês já viram isto acontecer???

Alguma idéia do que aconteceu??

O primeiro eu devolví, mas este agora estou querendo abrir para resolver.

Obrigado

"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

igorschutz

Provavelmente trata-se de um afrouxamento da mola que firma o pinhão do ponteiro de segundos (indireto) no lugar. É um problema recorrente neste calibre.

Veja aqui: http://www.timezone.com/library/workbench/workbench0002

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Paulo Sergio

Caramba amigo Igor...  :o  :o  :o
Que tiro!!!  :o  :o  :o
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

TioWatch

Citação de: igorschutz online 18 Julho 2010 às 19:11:03
Provavelmente trata-se de um afrouxamento da mola que firma o pinhão do ponteiro de segundos (indireto) no lugar. É um problema recorrente neste calibre.

Veja aqui: http://www.timezone.com/library/workbench/workbench0002

Um abraço,

Igor

Quem sabe, sabe e faz ao vivo!

Muito obrigado Igor, realmente foi a solução mais rápida que já obtive em todos os fóruns que frequentei!

:o :o :o

Adriano

Esse é um mal que pode acometer mecanismos com segundeiro indireto. E entre os famosos mecanismos com esse sistema estão o citado Citizen e os Omega série 500.

Abraços!

Adriano

TioWatch

Bom, os gringos aconselharam a não mexer mas...

Será que um bom relojoeiro brasileiro, inventivo como só nós somos, não consegue pelo menos amenizar o efeito??

confesso que para mim, Myota 8215 já era!

O que pensei ser um defeito é na realidade, uma característica. :-\

Melhor retirar logo o ponteiro dos segundos do que ver o troço parando e "quicando'" toda hora. >:(

el guapo

Citação de: igorschutz online 18 Julho 2010 às 19:11:03

Exclusivo dele ? Demais Citizen automáticos também estão sujeitos? que movimentos apresentam essa mesma caracterísitica construtiva/ 'mal de família' ? abraço.

igorschutz

Este problema pode (e aqui sublinho o "pode", o que significa que não é certeza) acontecer em qualquer movimento com segundeiro indireto em que o pinhão do eixo do ponteiro é fixado no local por meio de uma mola.

Um abraço,

Igor

TioWatch

Citação de: igorschutz online 20 Julho 2010 às 08:06:31
Este problema pode (e aqui sublinho o "pode", o que significa que não é certeza) acontecer em qualquer movimento com segundeiro indireto em que o pinhão do eixo do ponteiro é fixado no local por meio de uma mola.

Um abraço,

Igor

Igor, já ouviu falar sobre alguem que tentou consertar, colocando "um pouquinho" de pressão nesta mola??

Obrigado!

igorschutz

Nunca ouvi falar, mas também não tenho muito envolvimento com relojoeiros e com esta parte técnica da relojoaria. Deve funcionar.

Aguardemos nossos amigos técnicos se pronunciarem (Adriano, José Mauro, Wilson, entre outros). Eles devem ver isso toda semana.

Um abraço,

Igor

aguiar

Caramba, agora fiquei preocupado, tenho um technos com Miyota 8215AF , este defeito recorrente acontece em
         função de alguma pancada ou é característico  do movimento? Acontece com a maioria dos relógios ou em poucos casos?

Abraços.

paulobel2005

Acho q deva ser alguns, nao todos....

Adriano

Com pressão correta na mola tensionadora e lubrificação adequada, o defeito desaparece. Coisa muito simples de se corrigir.

Abraços!

Adriano

TioWatch

Citação de: Adriano online 21 Julho 2010 às 13:53:21
Com pressão correta na mola tensionadora e lubrificação adequada, o defeito desaparece. Coisa muito simples de se corrigir.

Abraços!

Adriano

Obrigado Adriano, vou levar em um profissional muito competente e pedir para ele resolver!

Um abraço!

aminger

Tive um Technos que dava esse problema, passei a diante.

TioWatch

Apenas para passar um feedback aos amigos que me ajudaram...

Levei o relógio a um bom relojoeiro e ele acertou a pressão da mola que ajusta o pinhão, tomando o cuidado de não exceder para não danificar o mecanismo.

Resultado:

Ficou perfeito, funcionamento justinho e muito suave!

Não se desfaçam de seus miyotas por este problema!

Agradeço mais uma vez a atenção dos amigos!
:D

psfj

Tinha um Seiko que após uma queda, que é uma história a parte, começou a dar o mesmo problema, mas como nunca atrasou, deixei do jeito que está. Fica para história do relógio.

Abraços
Paulo