Menu principal

Ajuda a encontrar post do mestre Gravina

Iniciado por chip, 19 Agosto 2010 às 17:00:55

tópico anterior - próximo tópico

chip

Boa noite

Me desculpem... mas não consigo encontrar um post colocado pelo mestre Gravina, em que tinha uma imagem de uma "maquineta"... Acho que com um balanço completo (julgo que o cabelo estava esticado).
(não sei para que serve, mas era para tentar perceber e como proceder).

Tenho corrido vários tópicos... post a post e não estou a conseguir encontrar... Peço ajuda no sentido de algum amigo se recordar e saber onde está o favor de me indicar.

Obrigado
Aquele abraço

FSV

Caro chip :

Seria este : http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,19.msg73785.html#msg73785 ???

Confirme se é isso que procura, por favor...  8)

Grande abraço

Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

Gravina

FSV

"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

chip

Desculpem a demora na resposta

É isso mesmo...  ;) muito obrigado pela ajuda.

Já agora uma pergunta ao mestre Gravina... Posso?... Qual o nome e para que serve essa peça?

Não sei a finalidade dela mas a mim ia-me dar agora um jeitaço... para indeireitar um cabelo.

Mais uma vez fico agradecido

Bem hajam amigos
Aquele abraço

Gravina

Olá,

Veja o que o disse o Igor.........mais adiante  ;)

Abs

Gravina

chip

Ok!... Serve para determinar o tamanho exacto da mola do balanço.

Mas desculpem a minha ignorância... como se chama esta peça?

Obrigado
Aquele abraço

igorschutz

Não sei se há um nome próprio em português. Em inglês se chama vibrating tool. Em francês é machine à régler. Em alemão, reguliermaschine.

Tirado daqui.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

chip

Aquele abraço

Bruno Recchia

Oi chip,

Nao sei se você conhece o funcionamento desse aparelho, que serve unicamente pra determinar o tamanho de um cabelo (espiral), e nao pra desentorta-lo !

na base do aparelho, coberto por um vidro, tem um balanço/espiral, PERFEITAMENTE ajustado pra frequência que se quer dar ao novo conjunto. Pendura-se o novo conjunto pela placa que suporta o todo ("coq" ou "pont de balancier"), e ajusta-se a altura pra que o balanço fique bem proximo ao vidro que protege o balanço "referencial". Entao, faz-se oscilar os 2, e pode-se comparar VISUALMENTE a diferença de frequência, e consequentemente, ajustar o tamanho do novo espiral, mudando-se simplesmente o ponto de fixaçao superior (no "porte-piton").

A bem da verdade, isso é hoje simplesmente peça pra museu ou pra restauraçao. A informatica permitiu simplificar todo esse processo...

Abraços,

Bruno

chip

Citação de: Bruno Recchia online 20 Agosto 2010 às 06:22:25
Oi chip,

Nao sei se você conhece o funcionamento desse aparelho, que serve unicamente pra determinar o tamanho de um cabelo (espiral), e nao pra desentorta-lo !

Bruno

Olá Mister Bruno

Obrigado pelo esclarecimento, fico muito agradecido quando os amigos aqui do forum me elucidam e me fazem compreender ainda mais este "maravilhoso mundo", muito obrigado mesmo.

Quando me referi a "usar" este aparelho para endireitar a mola do balanço, era imaginação minha... então lembrei-me que já tinha visto "algo"para o efeito... só não sabia aonde... (tenho um cabelo "empenado" e tenho tido umas tentativas para corrigir o defeito... mas não estou a conseguir "sozinho")... então pensei que puderia me auxiliar nessa "dificel" tarefa, que consistia essencialmente em "esticar" este, para eu poder trabalhar... mas já vi que não ia dar certo.

Já agora, como os mestres fazem para endireitar a mola do balanço? ???

Abraço
Aquele abraço

Alberto Ferreira

Citação de: chip online 20 Agosto 2010 às 14:59:38

...
Já agora, como os mestres fazem para endireitar a mola do balanço? ???
...

Salve!

Amigo chip,
Eu não sou profissional (técnico relojoeiro), mas eu fiz um curso por mero diletantismo.

Pois bem,...
Aluno dedicado e interessado que eu era, eu fiquei (literalmente) horas a fio na tarefa de "desentortar" uma espiral.
O meu professor, que era um ex-relojoeiro sênior da Rolex e dava aulas em uma entidade de classe, fazia o seguinte...

Ele entortava a espiral e eu tentava desentortar, para tal usa-se um microscópio binocular e uma pinça em cada uma das mãos.
Ao final de muitas tentativas ele olhava o meu trabalho e me dizia...

Não. Veja, não está bom aqui... Refaça.  :( >:(

O máximo que eu consegui, pois no meu caso tudo era feito apenas para sentir o "problema", foi uma nota dada pelo professor, do tipo...
Bem... Está razoável.
Ou seja, a coisa nunca ficou 100% boa...  :P

Moral da história, a coisa não é fácil, isso eu posso afirmar.
E eu creio que hoje em dia a maioria dos profissionais não "encara" esta tarefa.
Se a distorção for relativamente grave, eles trocam a peça.

A menos que seja algo impossível de conseguir, por razões de custo ou disponibilidade, em geral o balanço é substituído por um novo.

Eu espero que este meu comentário tenha ajudado de alguma forma.

Abraços,
Alberto

chip

Citação de: Alberto Ferreira online 20 Agosto 2010 às 16:44:22

A menos que seja algo impossível de conseguir, por razões de custo ou disponibilidade, em geral o balanço é substituído por um novo.

Eu espero que este meu comentário tenha ajudado de alguma forma.

Abraços,
Alberto

Pois é... isto de endireitar a espiral tem que se diga >:(

Obrigado Mister Alberto

Bem hajam todos
Aquele abraço