Menu principal

Pulseira militar estilo vintage "feita em casa"

Iniciado por Jefferson, 08 Janeiro 2010 às 22:28:04

tópico anterior - próximo tópico

Jefferson

Olá para todos,

Recentemente tive um daqueles impulsos que deve ser típico de iniciantes no mundo dos relógios mecânicos, especialmente aqueles com poucos "pilas" no bolso.
Atraído pelo preço, comprei dois relógios antigos em um leilão pela internet. Um Ultramar Tecnos e um Franklin, ambos com movimento a corda manual. Talvez com a maturidade no mundo da horologia, eu deixe de agir por impulso e me concentre em juntar recursos para relógios melhores. Veremos  ::)

Pois bem, um deles (Ultramar) me agradou bastante e o tenho usado com frequência, embora precise de um trato na caixa.
Já o Franklin, embora funcione perfeitamente, não me agradou devido o tamanho, muito pequeno.

Então pensei que seria a oportunidade para uma brincadeira: produzir uma pulseira em estilo militar antigo. Sei que o relógio não se trata de um militar, mas o mostrador me faz lembrar um pouco tal estilo de relógio. Além do mais, o desenho deste tipo de pulseira ajudaria a dar um visual mais robusto ao modesto reloginho.

Então, passei numa correaria, comprei um pedaço de couro, tinta, cola, furador, e comecei o trabalho, que apresento a seguir:

Inicialmente, tomei as medidas do relógio e produzi um desenho da pulseira no papel, o qual transferi para o couro.

Como podem ver, fiz um corte de modo a colar duas partes.

A dobra serve para colocar o fecho.

Aqui, a peça já colada com cola de contato. As duas pelas menores, servem para fixar o relógio à pulseira.

Acredito que todos conheçam este fecho (Casio GShock, mas genérico  ;D)
O próximo passo foi colar as alças menores na pulseira e fazer os furos. Este tipo de furador pode ser adquirido em correarias por módicos R$ 5,00.
Por fim a pintura. A parte de cima em tom de marrom, e a parte que fica em contato com a pele, prefeir aplicar um tom mais claro, como nas pulseiras industrializadas.

E está pronto! (Já ia esquecendo que tive de produzir também um passador, para a ponta da pulseira)

É isto, espero que gostem.

Abraços a todos,

Jefferson

igorschutz

Olha, não posso dizer que achei bonito, pois, como você próprio reconhece, não é uma pulseira para o estilo do relógio, no entanto, não posso deixar de dar os meus PARABÉNS pela empreitada. :D

A habilidade e o esforço despendidos são dignos de comenda.

Minha sugestão é que repita o belo trabalho numa próxima oportunidade, mas dessa vez com um relógio mais esportivo, pois essa pulseira merece!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

C.Osti

Jefferson,

Parabéns!

Gostei bastante do seu trabalho, vale a pena continuar. Experimente outros tipos de couro.

Abraços

Carlos

Jefferson

Olá Igor,

Obrigado pelas palavras.

Você tem toda razão. Certamente gostei de alguns aspectos do resultado final, mas acho que não terei coragem de usar o relógio  ;D.

O importante foi o aprendizado. Pretendo me aventurar a produzir outros tipos de pulseiras.

A inspiração vem do trabalho deste cidadão aqui: http://red12straps.com/

Um abraço,

Jefferson

Zookah

Jefferson, tua pulseira ficou muito legal. Talvez se colocares uma de meta, estilo bracelete, fique melhor  ;D

[]'s

Zookah

Jefferson

Citação de: Zookah online 09 Janeiro 2010 às 00:48:43
Jefferson, tua pulseira ficou muito legal. Talvez se colocares uma de meta, estilo bracelete, fique melhor  ;D

[]'s

Zookah

Hei Zookah, bom te ver aqui!!

Para informação de todos, o Zookah é um grande amigo meu e também um apreciador de relógios.

Ele é um apaixonado pela pulseira fixo flex, devido sua praticidade. Fico louco vendo ele tirar belas pulseiras de couro de seus relógios para colocar as tais fixo flex. Por isso a brincadeira dele.

Abraços,

Jefferson

Cigano

Grande Jefferson, eu me lembro desses seus relógio quais você postou em um outro tópico aqui no fórum, eu acho muito bonito esses estilos de relógios eu acho que você teve sorte na sua compra por impulso, isso acontece mesmo quando entremos nesse mundo mais nem todos tem a sorte que tu teve !!

E você está de parabés eu lembro que tinha trocado algum idéia com você a respeito desse relógio e que você teve a idéia de produzir uma pulseira militar para ele !! Como Igor disse não combinou com modelo do relógio mais ao meu ver valorizou o visual dele e eu usária sem problemas até porque adoro alguma mistura de estilos nos relógios !! Acho que se o couro fosse mais fino um pouco iria fica melhor, mais mesmo assim essa pulseira ficou do CA*&%$#lho !!

Eu fiz uma nato com um pedaço de nylon e também fiz uma tradicional com umas tiras de couro que achei na dispensa de casa !!rsrs

Parabéns e já fico no aguardo do seu próximo trabalho  ;D ;D
Abraços,
Cigano!

Pandolfi

Amigo Jefferson, parabéns pelo trabalho.
Concordo com o Igor, a pulseira fica melhor em outro estilo de relógio.
Abração.
Pandolfi

Fabricioab

Amigo Jefferson, novamente, meus parabens pelo trabalho, digno de um artesão.

Abs.
What the next step ?

Alberto Ferreira

Salve!

Legal, Jefferson!
Grato por nos mostrar o passo-a-passo do seu trabalho.

Há uma enorme vantagem na sua pulseira, meu amigo, essa ninguém tem e a satisfação de fazê-la com as próprias mãos, não tem preço, não e verdade?  8)

Como comentado pelos amigos, hoje o uso destas pulseiras é mesmo uma questão de gosto e estilo pessoais, portanto sem conotações propriamente "históricas", mas este estilo de pulseira foi usado por pilotos militares, décadas atrás.

Quanto ao seu Flanklin, belo "sixeater", hein?
Eu gosto muito deste estilo de relógios.

Parabéns!

Abraços!
Alberto

Paulo Sergio

Amigo...
Parabéns!!!
Muito boa criatividade e paciência!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Jefferson

Citação de: Alberto Ferreira online 09 Janeiro 2010 às 11:38:30
Salve!

Legal, Jefferson!
Grato por nos mostrar o passo-a-passo do seu trabalho.

Há uma enorme vantagem na sua pulseira, meu amigo, essa ninguém tem e a satisfação de fazê-la com as próprias mãos, não tem preço, não e verdade?  8)

Como comentado pelos amigos, hoje o uso destas pulseiras é mesmo uma questão de gosto e estilo pessoais, portanto sem conotações propriamente "históricas", mas este estilo de pulseira foi usado por pilotos militares, décadas atrás.

Quanto ao seu Flanklin, belo "sixeater", hein?
Eu gosto muito deste estilo de relógios.

Parabéns!

Abraços!
Alberto

Olá para todos

Caro Alberto, obrigado pelas palavras.

Aliás, obrigado a todos! Me sinto à vontade para mostrar um ou outro trabalho aqui (já mostrei uma restauração de Barômetro http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,2089.0.html), por saber que todos valorizam o esforço, independentemente dos gostos pessoais. Isto é o mais importante.

Gosto muito dos relógios de estilo militar, mas infelizmente ainda não tenho um para "emoldurar" com uma pulseira deste tipo. Também aguardo ter um relógio esportivo que fique bem neste tipo de pulseira. Enquanto isso, sigo fazendo algumas experiências.

Fiz uma pequena pesquisa na internet e percebi justamente que as pulseiras militares em couro têm sido largamente utilizadas, e há belíssimos exemplares, que impressionam pela qualidade de produção e textura do couro.

Elas me interessam também por seu aspecto histórico. Neste sentido, tenho uma dúvida: qual a razão (e certamente deve haver uma) para o formato alargado da puseira e sua configuração que impede o contato direto do relógio com o pulso do usuário?

Abraços a todos,

Jefferson

Bruno

Meus sinceros parabéns!!! Quem dera ter essa habilidade que você esbanjou em seu trabalho. Excelente!!!

Abração.

igorschutz

Citação de: Jefferson online 09 Janeiro 2010 às 12:03:26
tenho uma dúvida: qual a razão (e certamente deve haver uma) para o formato alargado da puseira e sua configuração que impede o contato direto do relógio com o pulso do usuário?

Jefferson,

Não sei se existe uma razão, mas se existe eu desconheço. No entanto, se é pra conjecturar, eu diria que é para evitar reações alérgicas entre uma possível caixa com muito níquel e a pela do usuário.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES