Menu principal

Curiosidade relojoeira

Iniciado por Fa, 29 Outubro 2010 às 23:39:24

tópico anterior - próximo tópico

Fa

Curiosidade relojoeira - Movado Polyplan. Um dos primeiros relógios em que se pensou na adaptação do relógio à  curvatura do braço. É anterior ao Gruen Curvex, e similares, posto que esse modelo foi lançado em 1912.

O interessante nele é o seu movimento, vejam, curvado que é em ambas as extremidades para perfeita adaptação à caixa anatômica, digamos assim.

Nas informações colhidas junto ao site da "Christie´s" esses modelos têm 22 mm de  largura por 54 mm de comprimento total. Foram lançados em ouro 14, 18 e em prata também.

Segundo ainda a fonte supra citada,  "the plate of the "Polyplan 400" calibre movement is angled at both ends to fit into the curved case, the compensation balance is placed under the dial. This placement allowed the use of a larger balance resulting in a more accurate watch. The horizontal section of the plate contains the gear train and barrel, while the setting wheel, stem and crown are located in the upper angled part. Furthermore the "Polyplan" features a unique regulator arm which can be reached from the back so that the movement does not need to be removed from the case for adjusting.

Mas vamos ao que interessa: a foto do movimento  sui genneris, em três planos (daí o nome – Polyplan, ou vários planos), e também do relógio em si, com sua característica corôa posicionada às "12" horas.

Na última foto: Observem o mostrador "envolvente:

Bacana, né ?

Abraços, espero que tenham gostado.

Fonte das fotos: http://www.bogoff.com/
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

Wadley

Fá,

Já tinha visto o relógio, mas não conhecia o belo movimento.

Aliás, esses relógios curvex não sensacionais...
Wadley

shun

Já tinha visto esse modelito, incrível é o preço desse relógio.. Mas, analisando pela ótica do colecionismo, vale cada centavo..! Único...

O Cara

Eu aprecio pela história e pelo colecionismo, mas é um relógio que não me agrada a usar e como gosto de usar todos os meus relógios, este é um que não me interessa ter, só me interessa conhecer.
Um abraço
Fábio

Tomas

Muito legal, não sabia que existe relógio curvado, muito interessante, muito bom.

obrigado, abraços Tomas ;)
abraços Tomas.

Mauro

CitarNa última foto: Observem o mostrador "envolvente:

Muito legal, tanto o movimento como o nome dado ao mostrados, ;D ;D ;D ;D, e eu tambem näo sei como é nome correto,

Abs,

Mauro

gabriel

Fora o que é lindo! Que desenho elegante, sem excessos, tenho um Tissot nos meus jogados, que é um primo paupérrimo desse nobre.

Abs, gabo  :)

Paulo Sergio

Caramba!!!
Que "coisa" diferente!!!
A cada dia uma novidade nesse nosso mundo!!!
Obrigado amigo!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Fa

Grato aos que comentaram. ;)
Abraços,
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

dudu oliveira

Muito boa a matéria,eu não conhecia, este é curvex mesmo

Abraços
Eduardo

Luis O

Pensei que curvex fosse aquele aparelhinho usado pelas mulheres para curvar cílios.....

De qq forma achei muito bonito.....a caixa é linda....

Parabéns. abs

automatic

Muito interessante principalmente pelo inreresse no ponto de vista do conforto do usuário.

Daqui a uns 20 anos vamos estar discutindo como usávamos estes trambolhes pesados, enormes e desconfortáveis.