Menu principal

Escrever um livro

Iniciado por solano, 27 Novembro 2010 às 19:40:20

tópico anterior - próximo tópico

Vocês acham que um livro de crônicas teria aceitação ?

Com certeza, eu compro
12 (85.7%)
Não posso opinar
1 (7.1%)
Não compraria
1 (7.1%)

Total de membros que votaram: 14

solano

Amigos

Tenho vários textos escritos por passatempo, muitos não mostrados aqui, e alguns amigos e familiares ( não podem votar ! ) sugerem a publicação de um livro. Pergunto aos colegas que já leram ( agradeço a resposta e a atenção ) que forneçam sua mais sincera opinião pois este livro vai exigir esforço e investimento.
Desde já agradeço !

Roberto Solano
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

solano

Amigos

Para os que não leram, acho que essa amostra é de um tema nosso e serve como um exemplo :

"

O gosto por relógios

Vem da infância solitária. Morava no meio do mato, tinha poucos amigos e quando escurecia nada muito emocionante a fazer... Vasculhava os livros e revistas de meu Pai, homem dado à leitura e gostava de mulheres nuas. Foi como a descoberta de um tesouro que, na parte alta do armário de seu quarto, descobri uma pequena montanha de revistas. Eram suecas e francesas, tinham campos de nudismo, algumas playboy importadas e a de Brigitte Bardot, meu primeiro alumbramento! Passei seguramente uma semana deslumbrado com uma deusa de carne clara e sardas no rosto, que mulher meus amigos. Voltemos aos relógios, vinham em revistas nobres os anúncios de Ômegas, Mido (muito afamado na época) e outras marcas de renome. Eu era solitário e passava o tempo vendo as duas maravilhas: mulheres e relógios. As propagandas me atiçavam, eram carros e homens bem sucedido com belos relógios, virava a página e tome de coelhinhas lindas e nuas, desejo carnal entremeados de relógios lindos. Fixei a imagem na minha memória infanto-juvenil, daí esse gosto até hoje pelas belas máquinas (com duplo sentido, por favor)
Aos 15 anos recebi meu primeiro relógio, um Tissot Visodate que trago até hoje comigo. Meu padrinho era rico e voltava da Europa com esse pequeno tesouro no bolso. Fiquei encantado! Vi pela primeira vez um relógio de revista! Maravilha! Estonteado fiquei e sonhava desfilar com ele no pulso em Cannes a procura da Bardot, loucura desfiada em horas de masturbação.
Percebo hoje o quanto me marcou aquelas revistas "secretas" e o valor real do proibido. Meu pai, um belo dia descobriu que tinha um sócio no paraíso dele e me chamou "Filho, essas revistas são suas! Vou assinar a playboy prá você com uma única condição: Quem tira o plástico sou Eu!" Tortura meus amigos, chegava a revista e ele deixava na cabeceira para abrir no fim de semana, um ritual, sentado na piscina (quando o sol aparecia), cachimbo na boca, o saco de fumo half and half a garrafa de uísque e pedia para eu buscar o gelo. Copo cheio, uma baforada e a sua unha fina cortava aquela camada fina e transparente que me afastava do prazer. Ficava ali sentado, dava umas braçadas na água gelada e esperava a hora de dar o bote! Ele folheava rápido, dava uma paradinha e abria o pôster, que maravilha! Destacava e me chamava "Filho, para a parede do seu quarto, essa merece!" Era a seleção. Eu tinha a parede do meu quarto toda colada de mulheres nuas, coisa de louco para aquela época, um sucesso com meus amigos, um Pai que era um homem sem frescuras e bem moderno para a época , minha mãe respeitava a minha individualidade, era feliz no Alto da Boa Vista.
Tinha uma mania de recortar propagandas de relógios, principalmente os que eram á prova d'água, achava que para ser importante e ter sucesso não bastava ter dinheiro, mulheres, sem um Rolex ou um Mido (The King of waterproof watchs) no pulso, meu Tio tinha um Mido Multifort, eu acha o máximo quando ele entrava na piscina com ele. Meu Pai tinha um Mondaine com alarme que ele usava sempre, um dia coloquei o bicho dentro da banheira! Achava que se era de meu Pai tinha que resistir a tudo! Ele era meu ídolo e super herói! O relógio pifou é claro... O velho mandou consertar reclamando da chuva forte que tomou naquele verão, fui salvo pela Mãe natureza, e ele morreu sem saber dessa travessura, acho que ele iria dar uma boa gargalhada e dizer "Filho, com tanta mulher boazuda você foi perder seu tempo com relógio?" O velho era bom papo, bom de estórias, cachimbo e whiskys. Tenho saudades dele e de Miss November, a minha preferida da parede do quarto...

Roberto Solano

Agradeço as opiniões ! ;)

Abs,

shun

Solano, eu compro só se o meu exemplar vier autografado pela fera..!  ;)

Abraços! E tudo de bom, qual seja sua escolha!

solano

Citação de: shun online 28 Novembro 2010 às 01:24:14
Solano, eu compro só se o meu exemplar vier autografado pela fera..!  ;)

Abraços! E tudo de bom, qual seja sua escolha!

Amigo

Obrigado pelo apoio e carinho ! :D :D :D :D Preciso ter uma visão mais independente possível para essa decisão: Um livro para amigos e familiares é um caminho fácil e caro; já pensar em um universo maior pode ser mais prazeiroso e fazer de um passatempo uma atividade, quem sabe, mais séria ! ;)
Aguardo as opiniões dos colegas, as mais frias possíveis, técnicas e diretas, serão muito bem-vindas ! :)

Aguardo as colaborações !

Roberto Solano

solano

Amigos

Importante citar o que vocês acharam melhor, crônicas, o lado humorístico, poético, o estilo questionador, polêmico, etc... Podem dizer o que sentirem, sem receio de incomodar ou criticar, isso é que me importa no momento a SINCERIDADE !!! ;) ;)

Agradeço de coração !

Roberto Solano

Mario_Fpolis

Li este teu post ontem à noite no netbook, e de lá não dá para escrever nada. Fora que na hora não tinha realmente nada para escrever. Tua pergunta é complexa.

Acho muito importante que tens esta autocrítica de saber que o "livro para amigos e familiares é um caminho fácil e caro; já pensar em um universo maior pode ser mais prazeiroso e fazer de um passatempo uma atividade, quem sabe, mais séria".

Quero dizer com isso que AQUI, muito provavelmente, terás respostas parecidas com a do Shun, que sim, comprarei teu livro, devidamente autografado.

Mas nós somos quantos?, quero dizer os que são "ativos"? Uns 50? Isso não é o suficiente para a edição de um livro.

Eu não tenho como emitir uma opinião.

Posso apenas te dizer que tive um amigo que sempre adorou escrever, quebrou a cara, moveu mundos e fundos e editou um livro, acho que muito mais para satisfação pessoal do que com o objetivo de auferir lucro.

Sinceramente, muito francamente, vejo no teu estilo de redação algo "não pasteurizado", algo não tão deglutível, fora do padrão normal de escrita. Isso pode ser positivo - por ser novo, diferente, mas também pode ser algo contra o sentimento de que "isso vende" muito comum quando se fala em investimento e retorno, a língua - imagino - dos editores.

Minha - confusa - opinião.

Ah, e ainda não votei. Mas tenha certeza que o meu livro eu compro, autografado, claro.

Abraços do Mário
Amplexos do Mário

dekkardnexus5

Olá Solano,

Eu gosto muito dos seus textos e compraria seu livro sim. Gosto do lado realista e muitas vezes contundente, mas verdadeiro de como você aborda os assuntos.
Um colega  levantou uma questão importante, como vender esse livro para quem não te conhece aqui do fórum.
Uma dica é a venda digital, com o advento do kindle, muitos escritores iniciantes tem conseguido vender boas tiragens, somente via indicação boca-a-boca.
Aqui no Brasil já estamos começando a ter opções digitais, principalmente com o leitor digital da positivo, com venda de livros de editoras brasileiras:

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/08/alfa-1-e-reader-projetado-no-brasil-bate-kindle-nos-livros-em-portugues.html

solano

Citação de: Mario_Fpolis online 28 Novembro 2010 às 11:41:21
Li este teu post ontem à noite no netbook, e de lá não dá para escrever nada. Fora que na hora não tinha realmente nada para escrever. Tua pergunta é complexa.

Acho muito importante que tens esta autocrítica de saber que o "livro para amigos e familiares é um caminho fácil e caro; já pensar em um universo maior pode ser mais prazeiroso e fazer de um passatempo uma atividade, quem sabe, mais séria".

Quero dizer com isso que AQUI, muito provavelmente, terás respostas parecidas com a do Shun, que sim, comprarei teu livro, devidamente autografado.

Mas nós somos quantos?, quero dizer os que são "ativos"? Uns 50? Isso não é o suficiente para a edição de um livro.

Eu não tenho como emitir uma opinião.

Posso apenas te dizer que tive um amigo que sempre adorou escrever, quebrou a cara, moveu mundos e fundos e editou um livro, acho que muito mais para satisfação pessoal do que com o objetivo de auferir lucro.

Sinceramente, muito francamente, vejo no teu estilo de redação algo "não pasteurizado", algo não tão deglutível, fora do padrão normal de escrita. Isso pode ser positivo - por ser novo, diferente, mas também pode ser algo contra o sentimento de que "isso vende" muito comum quando se fala em investimento e retorno, a língua - imagino - dos editores.

Minha - confusa - opinião.

Ah, e ainda não votei. Mas tenha certeza que o meu livro eu compro, autografado, claro.

Abraços do Mário

Amigo

Você tem uma opinião sincera e autêntica ! :D Muito obrigado ! O meu estilo é muito direto, às vezes duro e não deglutível mesmo, gosto de questionar o leitor e forçá-lo a pensar, nem sempre igual ao que eu penso. Sua confusa opinião é extremamente valiosa, já vou separar o teu exemplar ! ;)

Abraço.

solano

Citação de: dekkardnexus5 online 28 Novembro 2010 às 11:52:16
Olá Solano,

Eu gosto muito dos seus textos e compraria seu livro sim. Gosto do lado realista e muitas vezes contundente, mas verdadeiro de como você aborda os assuntos.
Um colega  levantou uma questão importante, como vender esse livro para quem não te conhece aqui do fórum.
Uma dica é a venda digital, com o advento do kindle, muitos escritores iniciantes tem conseguido vender boas tiragens, somente via indicação boca-a-boca.
Aqui no Brasil já estamos começando a ter opções digitais, principalmente com o leitor digital da positivo, com venda de livros de editoras brasileiras:

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/08/alfa-1-e-reader-projetado-no-brasil-bate-kindle-nos-livros-em-portugues.html

Sua idéia é boa ! Aliás, muito boa ! Obrigado amigo ! :D :D :D :D

DAURIA

Olá Solano,

Venho lendo seus textos nos últimos 3 meses e devo dizer que gosto muito. Você consegue contar histórias do cotidiano, sentimentos e experiências de uma maneira muito especial e com tempero próprio, personlidade, inteligência e humor.Tenho certeza que agradará muito.
Porém,como trabalho no comércio, realmente me preocupa a questão da venda. Tenho relógios de marcas incríveis e que são super difíceis de vender....
Se for se lançar nessa tem que pensar como seria a divulgação e venda deste livro. Tem que ver com alguém do ramo para ter a devida orientação.
Se você decidir publicar mesmo,quem sabe a gente não faz o lançamento na AS?

Boa Sorte! :D

DAURIA

Marcelo Costa

Você é bom nisso Solano!!  :)

Gostei do seu estilo de escrever, com parágrafos longos, bastante uso de vírgulas e pontuações e também do modo como quebra algumas regras gramaticais de maneira a deixar o texto muito dinâmico e interessante!! Esse humor meio escrachado, quase ranzinza é sensacional!!!!  ;D

Me lembro que já quase na adolescência, os primeiros livros que realmente li com prazer eram de uma série entitulada "Para gostar de ler". Eram livros de crônicas de grandes escritores como Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros...acho que eram uns 5 ou 6 volumes....e ao ler o seu texto...me veio a lembrança dessa bela coleção!!  :)

Tenho certeza que se esse é o seu sonho...vá em frente!! Tens talento de sobra para isso!!!!

Abração!!!

HumbertoReis

Solano, vender pra amigos é fácil. Comprarei e vou olhar o autógrafo, óbvio!

Olha, essa questão do maior custo para uma maior platéia nào estaria resolvida com a produção por demanda? Me recordo que em 95 já se falava nisso (me recordo bem, pois escrevi um livro de otorrino na ocasião). Suponho que hoje isso já seja uma realidade. Sendo assim, o problema do custo para produzir 5.000 exemplares estaria resolvido: subindo de 500 em 500, seus investimentos não seriam tão altos assim. Se isso realmente existir (me recordo agora de uma editora de BH para autores desconhecidos, mas me esqueci do nome) o seu passatempo viraria rapidamente uma coisa um pouco mais séria.

Sorte!

solano

Caro Humberto

Obrigado pelo apoio ! :D :D :D :D :D :D

Abs,

Cigano

Caro Solano, eu também só compraria um com autografado pelo autor é claro!!
Já dei o pitaco na enquete!!

Boa sorte, gosto muito de ver/ler seus textos pelo fato da temática ser variada!!
Abraços,
Cigano!

solano

Citação de: Cigano online 03 Dezembro 2010 às 00:36:25
Caro Solano, eu também só compraria um com autografado pelo autor é claro!!
Já dei o pitaco na enquete!!

Boa sorte, gosto muito de ver/ler seus textos pelo fato da temática ser variada!!

Fico feliz e honrado com o apoio ! ;)

Abraço,

Solano

solano

Agradeço á todos ! :D :D :D :D

O projeto já está em fase de " orçamento " ! ;)

Darei notícias em breve.

Abraços,

Roberto Solano