Menu principal

Novato pede ajuda!

Iniciado por lsmiguel, 03 Janeiro 2011 às 10:21:13

tópico anterior - próximo tópico

lsmiguel

Tenho um relógio seiko e o mesmo, foi desmontado completamente por mim. Limpei todas as peças como manda o figurino. Ao montar lubrifiquei os eixos com uma agulha e cuidadosamente foi montando e checando sem pressa. Quando conclui, dei um pouco de corda e o balanço imediatamente começou a funcionar e mover todas as engrenagens. Em seguida apenas coloquei os ponteiros de horas e minutos para ver qual seria a precisão em relação a outro relogio que tenho, quartz que é muito preciso. Identifiquei que o mesmo estava adiantando de forma absurda. Chequei e descobri que o cabelo do balanço estava grudado e provavelmente eu pensei que poderia ser óleo no cabelo ou, o mesmo estar magnetizado.
Então eu resolvi retirar o balanço, lava-lo novamente e até mesmo desmontei o (não lembro bem ao certo acho que é) incabloc onde retirei o mesmo, coloquei uma micro gota de óleo e ai, montei novamente e recoloquei o balanço no movimento. Reparei que o balanço não mais esta grudando o cabelo e que a volta que ele da de um lado para o outro é mais ampla!
Novamente coloque os ponteiros.
O problema agora é que ele esta atrasando alguns minutos diários. Tentei alterar o regulador do balanço mas, sem sucesso!

Alguem poderia me ajudar?

Jefferson

Caro lsmiguel,

Em primeiro lugar, quero lhe parabenizar pela iniciativa.

Não tenho muita experiência no assunto, mas lembrando do que outros colegas foristas já fizeram, eu diria que o ideal nesta fase final da manutenção seria ter o auxílio de um bom relojoeiro, para fazer a regulagem do relógio utilizando um vibrograf.

Claro, isto supondo que o problema seja apenas uma questão de regulagem.

Veja este tutorial do nosso colega Paulo Rocha: http://www.inventeaqui.com.br/invencao/recuperando-um-relogio-velho

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Jefferson

lsmiguel

Valeu pela dica! Esse tutorial eu lí antes de desmontar meu seiko!
Todo caso, aguardo dicas e informações.  :)

Alberto Ferreira

Salve!

Caro Ismiguel,
Parabéns pela iniciativa e "disposição".

Se eu posso lhe dizer algo, apenas "lembraria" alguns pontos...

- O que você comentou ter feito até agora, em princípio, parece "correto", ou aceitável, mas há detalhes de como fazer cada coisa.

- A "autodidática" tem lados muito positivos, e pode ser muito compensadora e gratificante, mas se você pretender avançar, ir adiante, sempre crescendo, não se esqueça de ter os fundamentos corretos e sólidos.

- Sem esses tais fundamentos, teóricos e práticos, a coisa pode ser "destorcida", justamente por ter início sobre bases não devidamente corretas.

- Se lhe for possível, se lhe parecer cabível, não deixe de obter a ajuda (orientação) de um profissional (aqui na função de professor/tutor).

- Provavelmente, para o básico, não serão necessárias muitas "aulas" (digamos, quase "dicas), mas elas se mostrarão muito válidas, para evitar dissabores futuros.

- O que pode ser (e será)  comentado e orientado aqui no nosso FRM, sempre com a máxima boa vontade de todos, será sempre menos eficiente que as instruções e principalmente as correções feitas por um orientador, com o relógio em mãos.
Ver e sentir na prática... Usar ferramentas corretas, de maneira correta...

Eu mais uma vez louvo a sua iniciativa e apenas espero ter ajudado de alguma forma com esses comentários.

Abraços!
Alberto