Menu principal

Há relojoeiros e RELOJOEIROS!

Iniciado por PRTORRES, 05 Abril 2011 às 23:01:27

tópico anterior - próximo tópico

PRTORRES

Tenho um Tissot que, sem forçar ou mal uso, não queria mais rosquear a coroa, por mais que eu tentava ela voltava para trás e não encaixava na rosca. Então levei a um "conceituado" relojoeiro no shopping aqui da minha cidade (Uberlândia). Diagnóstico: troca da coroa: R$ 200,00 + o serviço. Não me conformei e levei o relógio à tradicional Relojoaria Santos e pasmem: o relojoeiro aplicou uma "pressão na coroa", deve ser em alguma pecinha lá dentro e ficou novinho de novo, firminho. Não cobrou nada. Resolvi postar este caso aqui só para termos cuidado em não acreditar no primeiro diagnóstico. O que eu gostaria mesmo era de morar perto dos conceituados colegas aqui do site, estes sim merecem todos os elogios, são verdadeiros estudiosos do assunto e não estes gatunos que tem por aí. Como me orgulho de ser membro deste site. Abraços a todos.

SlacKK

É meu amigo, Uberlândia é isso aí.... aqui sobra falta de opção...  ;D

Adriano

Bem, sei que o conceito em jogo aí era o preço. Mas eu enxergo o contrário. Relojoeiro, com letras maiúsculas, é, no meu conceito, o que segue princípios técnicos. Tecnicamente, o correto mesmo é trocar tubo E coroa quando não rosqueia. É a única maneira de garantir a integridade das peças e especialmente da vedação. É a maneira profissional de resolver esse defeito e digo por experiência, especialmente com Tissot. Dar um "jeitinho" na coroa pode até parecer ter sido a melhor opção para o dono, mas é um "remendo", beira a gambiarra e não se pode considerar um serviço profissional muito menos de qualidade técnica. Digo por experiência, conhecendo bem inclusive as coroas de rosca da Tissot e suíças num geral. Consertar uma coroa ou tubo que não rosqueia não dá um resultado duradouro e compromete a vedação.

Conheço apenas um caso em que isso foi executado com sucesso, em uma situação em que naquele momento não havia alternativa. Foi em um relógio de um colega de fórum, e foi feito um serviço "cirurgico" no núcleo da coroa para que ela pudesse voltar a rosquear. Foi feito com consentimento do proprietário e ciente, o tempo todo, de que o problema poderia voltar.

Desculpem pelo ponto de vista diferente, mas profissional foi o primeiro, que orçou o serviço correto. É caro, infelizmente, mas é o preço de se ter um relógio suíço. A segunda opção, não considero nem um pouco profissional, por mais que ache louvável a atitude do relojoeiro de solucionar de maneira rápida e prática o problema de seu cliente. Isso eu nem discuto. É só meu ponto de vista e não significa que estou certo.

Pessoalmente, em um relógio meu, nao gostaria de ter uma coroa consertada.

Abraços!

Adriano

SlacKK

ainda acho que aqui em Uberlândia faltam profissionais relojoeiros, por isso mando serviço para uma cidade do interior do estado em um profissional conhecido do fórum...

Mas concordo com o Adriano, problema em coroa realmente é sério, tive problema em um Orient Mako 200m, em que a coroa simplesmente espanou, resultado... foi para o limbo, está encostado e não uso nem pra sair em chuva fraca... o conserto fica mais caro que os R$250,00 que paguei nele, portanto para este caso não há solução e como trata-se de um bom relógio, porém muito barato, como todos os outros que tenho, ficar encostado não é um problema...

Mas caso o usuário escolha um relógio suiço (que em raros casos custa menos de R$1500,00), realmente está implícito que a manutenção deva ser adequada, caso contrário um Casio de R$100,00 com bateria que dura 10 anos é a melhor opção.... (que diga-se de passagem é o q uso hoje)...  ;D

PRTORRES

Em tempo, a pressão na coroa foi após análise e garantia de que nada foi ofendido. Vai saber??? Agora fiquei sismado.  ???

SlacKK

A tal "pressão na coroa" pode ter sido ele ter forçado a coroa a se rosquear, fazendo uma "nova" rosca, com isso aparentemente ela rosqueia, mas provavelmente não veda 100%... mas é uma suposição....

PRTORRES

Ele não forçou a coroa a rosquear. Trabalhou alguma coisa dentro dela que eu não sei explicar. Bem, ontem mergulhei com ele e aparentemente nada aconteceu, mas foi em piscina. O jeito agora é desencanar e acompanhar com atenção. Agradeço a atenção de todos os colegas. Vou tomar a decisão correta na próxima vez.