Menu principal

Até quanto a safira aguenta?

Iniciado por PRTORRES, 15 Abril 2011 às 12:44:53

tópico anterior - próximo tópico

PRTORRES

O vidro de safira é TOTALMENTE á aprova de riscos? Pergunto isto porque possuo um tissot antigo, quadradinho, com vidro de safira. Hoje coloquei uma lupa de alta potência e constatei micro-riscos, imperceptíveis a olho nu. Até onde a safira é resistente?

Matheus Tag

A safira ate onde eu sei é muito resistente a riscos porém não a choques mecânicos, certa vez dei uma pancada forte sem querer em um relógio com vidro de safira e arranhó, um risco até inconveniente.

igorschutz

Nada é totalmente a prova de riscos.

A safira é bastante resistente, mas não é imune. Encontrar riscos em vidros de safira não é nenhuma raridade.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve!

Qualquer material mais duro que a safira pode riscá-la, sim.
Não há muitos materiais mais duros do que a safira (no que tange especificamente à característica que se convencionou chamar de capacidade de "riscamento" - escala de Mohs), mas há alguns que até são bem "comuns"...
Melhor dizendo, alguns podem ser encontrados com certa facilidade no nosso dia-a-dia...

Um exemplo são alguns cristrais (óxidos de alumínio, etc) que podem ser encontrados em diversos tipos de areia.
Se dermos o chamado "azar" e rasparmos o cristal de safira do nosso relógio, por exemplo, em uma parede em que o tal cristal esteja presente, no reboco, pode riscar.

Outro problema, bem mais fácil de ocorrer, é o "riscamento" da camada anti-refletiva que é aplicada sobre muitos cristais de safira de relógios.
Como em alguns casos o tal material anti-reflexivo fica "por fora" (na parte externa) ele pode ser riscado até com certa facilidade.

Abraços,
Alberto

PRTORRES

Um amigo meu comprou um Tag e depois ficou passando a faca para mostrar que não risca. Falta de informação, deve ter arranhado a camada anti-reflexiva. Fazer o que né?

Kardia

Eita, Safira é resistente para o cotidiano, dia-a-dia!

Se vc bater propositalmente ou até sem querer em algum lugar e com uma força relativamente alta, vc vai riscar.

Alberto Ferreira

Salve!

Os riscos (arranhões) são outra coisa, ocorrem de forma literalmente diferentes das quebras.
No caso de batidas, diretas e suficientemente fortes, o cristal de safira pode quebrar, não apenas "riscar".

Os materiais quanto mais duros em geral são mais "quebradiços".
E com uma batida bem forte até um diamante quebra.

Aliás, aqui está uma das características desfavoráveis dos cristais de safira, pois, quando eles quebram, estilhaçam em pedaços ponteagudos, que em geral tendem a danificar o mostrador.

Mas, nós não estamos dizendo que pode quebrar com facilidade, pelo contrário, para quebrar é necessário um impacto bem forte diretamente no cristal.

Abraços,
Alberto