Menu principal

Declaração Simplificada de Importação (DSI) - Como se faz?

Iniciado por Bernardo, 06 Maio 2011 às 15:31:52

tópico anterior - próximo tópico

Bernardo

Para a compra de bens via remessa postal, quando o valor da importação for maior do que US$ 500.00 e menor ou igual a US$ 3000.00, o destinatário deverá apresentar Declaração Simplificada de Importação (DSI).

A Pergunta é: Como exatamente isto funciona? Como se apresenta tal declaração?

Abraço a todos,

Bernardo

Lessa

Abraço

Lessa

Alberto Ferreira

Salve!

E o Maozé (de calças arregaçadas...) deve estar lá pensando...

Afff!
Não é doce e nem é mole...

:P

Abraços,
Alberto

PS:
1) Foto capturada na NET

2) Caro Bernardo,
Eu creio que ainda haja tempo para umas "boas-vindas"...
Embora esteja já na sua sétima mensagem...  ::)
Seja benvindo e participe sempre que puder.

Bernardo

Vejam só... o site da Receita traz a Instrução Normativa, etc., com muitas informações. Mas, para um "marinheiro de primeira viagem", em uma futura possível compra, onde uma DSI se torne necessária/inevitável, surgem muitas questões de ordem prática.

Por exemplo: A compra é feita, o vendedor envia pelo correio, acompanho pelo número de rastreamento, e a mercadoria é encaminhada para a Receita Federal. A partir deste instante, devo esperar uma comunicação da Receita e ir lá, preencher um papel ou coisa assim ou é algo que precise de despachante, etc.?

E se o envio for por via UPS ou equivalente? Eles fazem o desembaraço todo e eu simplesmente pago quando o entregador chegar aqui, ou eu teria de apresentar a DSI da mesma forma?

Entendo que o processo pode ser demorado, mas o que poderia dar errado?

Enfim, são muitas perguntas. A expectativa de uma "futura possível compra", que venha com valor declarado entre US$ 500,00 e US$ 3.000,00, pode se tornar mais suportável com dicas de quem já precisou fazer uma DSI.

Um abraço,
Bernardo 

Citação de: Alberto Ferreira online 06 Maio 2011 às 17:36:56
2) Caro Bernardo,
Eu creio que ainda haja tempo para umas "boas-vindas"...
Embora esteja já na sua sétima mensagem...  ::)
Seja benvindo e participe sempre que puder.
Olá Alberto,

Muito obrigado pelas boas-vindas. Uma rápida apresentação minha: gosto de relógios desde criança, e tenho acompanhado diversos fóruns sobre o assunto. Dentre eles, me identifiquei mais com o FRM, onde sempre aprendo muito Assim sendo, acabei me cadastrando, sendo uma honra para mim poder participar deste fórum.

Um abraço,
Bernardo