Menu principal

relojoeiro e a relojoaria

Iniciado por awatchmaker, 01 Março 2011 às 02:57:58

tópico anterior - próximo tópico

awatchmaker

relojoaria deve ser uma das melhores profissões do mundo. a gama de habilidades necessárias ao relojoeiro é extremamente amplo: ele ou ela deve ser escultor e artista, deve estar totalmente familiarizado com os materiais utilizados, e deve ser um mestre de rigor técnico e científico em tudo, desde as melhores peças mecânicas de eletroeletrônica de minuto a minuto.as qualidades de um relojoeiro incluem arte, artesanato, engenharia, micromecânica, e muitos mais, e no final do dia, é o elemento ainda maior e mais fascinante: o produto acabado.
Um relógio é um dos raros produtos que refletem a personalidade de seu criador, assim como a de que usam, é um produto que emite uma mensagem positiva, cheia de otimismo, beleza e sensualidade, apesar da mecânica de precisão rigorosa que, inevitavelmente, entra  neste comércio.
A especificidade da sua actividade comercial abre horizontes desconhecidos que abraçam os planetas e estrelas que dançam com o universo infinito e, em particular, o relojoeiro lida com o tempo,
permite-me criar novos produtos, dar-lhes a alma, . Espero que todos os leitores possa encontrar o enriquecimento eo fascínio na relojoaria.

Lourival

Pois é Fábio,
pena que no Brasil muito poucos dão valor a profissão ... não existem mais cursos, nem mesmo aqueles por correspondência que existiam na minha época! :'(
Meu filho outro dia me perguntou: "Ô pai, se eu quiser ser relojoeiro eu vou ter que fazer vestibular pra que curso?"
E eu tive que dar a resposta "filho, não existe curso de relojoeiro no Brasil ... você vai ter que estudar fora, nos EUA, ou na europa!"  :-[ :-[ :-[
Realmente uma pena!
Abraços,
Lourival

awatchmaker

Citação de: Lourival online 01 Março 2011 às 08:32:37
Pois é Fábio,
pena que no Brasil muito poucos dão valor a profissão ... não existem mais cursos, nem mesmo aqueles por correspondência que existiam na minha época! :'(
Meu filho outro dia me perguntou: "Ô pai, se eu quiser ser relojoeiro eu vou ter que fazer vestibular pra que curso?"
E eu tive que dar a resposta "filho, não existe curso de relojoeiro no Brasil ... você vai ter que estudar fora, nos EUA, ou na europa!"  :-[ :-[ :-[
Realmente uma pena!
Abraços,
Lourival
eh verdade Lourival uma pena mesmo , mas acredito que a economia melhorando vai atrair mais marcas para o brasil e eventualmente trazer de volta escolas para profissinalizar as pessoas, um forte abraco um otimo dia.

TUDA

Vou atras dos fasciculos do Instituto Universal Brasileiro. ;)

Lourival

Citação de: TUDA online 01 Março 2011 às 10:59:31
Rapaz, se você conseguir, pelo amor de Deus, compartilhe conosco ;) ;) ;) Já procurei este danado e nunca consegui encontrar.
Recebi hoje de presente do nosso colega Reis, um livro com as lições de um curso antigo por correspondência do "Instituto Técnico Suiço-Brasileiro". Me pareceu bem bacana mas ainda não tive tempo de dar uma fuçada nele. Já vi o do Instituto Universal Brasileiro e achei muito legal! O difícil é conseguir o danado! >:(
Abraços
Lourival

awatchmaker

desenho do relojoeiro na cirurgia muito talento envolvido neste desenho!

awatchmaker

alguma coisa parecida com a nossa galáxia?

Meneghetti

Boa noite caros colegas em SP ha um curso de relojoeiro no Sindicatos dos Relojoeiro no sabado agora conherá um curso que das 08.00hs as 14.00hs e tambem há de senama que das 19.00 as 22.00hs quem se enteressar manda um MP que passo mairores até mais. 

Atalo

Citação de: Lourival online 01 Março 2011 às 11:15:45
Citação de: TUDA online 01 Março 2011 às 10:59:31
Rapaz, se você conseguir, pelo amor de Deus, compartilhe conosco ;) ;) ;) Já procurei este danado e nunca consegui encontrar.
Recebi hoje de presente do nosso colega Reis, um livro com as lições de um curso antigo por correspondência do "Instituto Técnico Suiço-Brasileiro". Me pareceu bem bacana mas ainda não tive tempo de dar uma fuçada nele. Já vi o do Instituto Universal Brasileiro e achei muito legal! O difícil é conseguir o danado! >:(
Abraços
Lourival

Lourival,
Esse problema é complicado, uma profissão virtualmente extinta em nosso país, quase como um alfaiate, alguém se lembra do que é?
Enquanto isso, nós vamos aprendendo sozinhos, na base das tentativas (muitas), erros (mais ainda).
Mas tem um lado bom, nas minhas aventuras relojoeiras, comemoro cada acerto como final de campeonato  ;D ;D
Átalo

flávio

Extinta a profissão do relojoeiro que conserta! O que fabrica? Nem sei se já existiu...
Relojoeiro se divide em 3 classes, como diz o De Carle: o que revisa bem um relógio, o que ajusta bem um relógio e o que fabrica qualquer peça.

Flávio

awatchmaker

quando se intende deste assunto faz um relojoeiro diferente dos outros.....na escola eh materia para  2 meses de aula para entender e saber como lidar com "aspiral" mesmo assim falta a experiência que soh bem com anos de bancada, coragem muito equilíbrio, assim podemos prover um trabalho com excelencia para a alta relojoaria moderna ...
abraço a todos.
Fabio reloloeiro.

awatchmaker

Citação de: flavio online 27 Maio 2011 às 10:59:18
Extinta a profissão do relojoeiro que conserta! O que fabrica? Nem sei se já existiu...
Relojoeiro se divide em 3 classes, como diz o De Carle: o que revisa bem um relógio, o que ajusta bem um relógio e o que fabrica qualquer peça.

Flávio
Caro Flavio vc conhece alguem no Brasil que tem habilidade de fabricar partes de relógios? estou muito interessado... um abraco thanks in advance...
Fabio.

awatchmaker

Citação de: awatchmaker online 29 Maio 2011 às 11:30:01
quando se intende deste assunto faz um relojoeiro diferente dos outros.....na escola eh materia para  2 meses de aula para entender e saber como lidar com "aspiral" mesmo assim falta a experiência que soh bem com anos de bancada, coragem muito equilíbrio, assim podemos prover um trabalho com excelencia para a alta relojoaria moderna ...
abraço a todos.
Fabio reloloeiro.
soh quem domina esta matéria pode fazer qualquer Seiko ou Oriente trabalhar bem juntamente com o SOL e a LUA 365 dias ao ano em sintonia...

flávio

Lourival, sinceramente não. O Omar aí em BH sabia tornear pivôs, coisas mais básicas. Porém, aquele torno dele já foi para o espaço há muito. Em São Paulo provavelmente tenha existido ou exista (os colegas podem confirmar), mas não acredito que a arte tenha sido passada adiante, até mesmo porque os grandes relojoeiros do mundo começaram com esse lance de fabricação de todas as peças "aprendendo na marra" com as restaurações.

Eu não conheço e nunca ouvi falar.

Flávio

Lourival

Citação de: flavio online 29 Maio 2011 às 13:49:21
Lourival, sinceramente não. O Omar aí em BH sabia tornear pivôs, coisas mais básicas. Porém, aquele torno dele já foi para o espaço há muito. Em São Paulo provavelmente tenha existido ou exista (os colegas podem confirmar), mas não acredito que a arte tenha sido passada adiante, até mesmo porque os grandes relojoeiros do mundo começaram com esse lance de fabricação de todas as peças "aprendendo na marra" com as restaurações.
Oi Flavio, mas o que foi que eu disse que você "sinceramente não concorda"  ??? ??? ???  :D :D :D

flávio

Onde disse isso? Não vi no texto, sério!

Flávio

Lourival

Citação de: flavio online 30 Maio 2011 às 11:33:52
Onde disse isso? Não vi no texto, sério!
Eita gandaia da boa este fim de semana, heim??? ;D ;D ;D ;D ;D kkkkkkkkkkkkkkk
Tá logo acima da minha última mensagem ...
Tô com uma inveja, sô  ;D ;D ;D ;D
Abração
Lourival