Menu principal

Vc já recorreu de impostos de importação na RF?

Iniciado por mestreaudi, 12 Maio 2011 às 13:32:46

tópico anterior - próximo tópico

mestreaudi

Eu paguei num Casio nada de especial, US$ 45 + 29 de frete.

No Brasil a receita taxou pela tabela FOB com um valor de US$ 200,00 + 29 do frete. Nem preciso mencionar que esse valor é acima do valor de venda do relógio aqui no Brasil nas lojas...

Isso é um absurdo ou não?! Que desânimo!!!!

Vou recorrer... mesmo assim tenho esperança ZERO de que o ilmo senhor auditor da receita federal reconsidere o valor.

Antes o prejuízo de US$ 74.00 para um americano do que R$ 200,00 de impostos para esse país nojento....

Alguém tem experiências pra compartilhar de casos desse tipo?

abs!
Rafael.

Desotti

Isso já me aconteceu mais de uma vez mas acabei pagando pois considerei que a dor de cabeça não valeria à pena e também porque, na média do que paguei imposto e do que passou direto, ainda estava no lucro. ;)

Mas que é revoltante, disso não tenho dúvidas.

[[]]'s

Bernardo

Rafael,

Sou otimista quanto ao resultado do recurso acerca do imposto.

Vai demorar mais para você receber o relógio, mas acredito que dará certo.

Um abraço,
Bernardo

JotaA

Rafael,

Uma vez recorri de um relógio que foi taxado bem acima do valor que paguei. Preenchi um formulário dos correios, anexei o anúncio do ebay, e a fatura do cartão com o valor da compra. Em menos de 2 semanas recebi a resposta e meu pedido de correção foi deferido.

Falo por miim, eu recorreria, pois quando precisei, funcionou e achei que foi rápido.

Não sei outros aqui usaram, mas eu recomendo.

Abraços

Alberto Ferreira

Salve!

Eu nunca passei por esse tipo de situação, de ter algo para recorrer na importação de alguma coisa.

Na hora da injustiça e/ou da pura e simples arbitrariedade, deve dar uma "reiva da gota serena"...
Coisa de ficar como um "siri numa lata"...  >:(

Mas, passado o "pior", eu acho que recorreria sim.
Mas, numa boa, sem maiores "estresses". Pois a nossa saúde não paga isso.  :D

Quanto menos não fosse, para dar algum trato à bola deles...
Oras!
:)

Abraços,
Alberto

flávio

Já, e até que o julgamento não foi demorado, uns 15 dias. Duas vezes: uma ganhei, outra perdi. Mas eles tinham razão lá pelas tantas, só descobri depois. Faz muito tempo isso! Hoje, porém, pelo menos em Brasília, virou uma chatice. Explico. Antes os despachos retidos só podiam ser recolhidos na agência Central. Na minha época de Belo Horizonte, significava ir até o centro da cidade, uma desgraça completa! Em Brasília não é assim que funciona, não sei se os Correios mudaram a política em todo Brasil. Se a mercadoria for taxada e tiver imposto a pagar, você recebe a comunicação, mas ela já está disponível nos Correios mais próximo da sua casa o que, no meu caso, significa uma quadra de distância. Muito legal...Faz um ano recebi uma encomenda de 16 dólares (sério!) que foi taxada. Como nos tempos antigos, cheguei para a moça e disse. Ok, já tenho até o recurso aqui, posso protocolar? Resposta: NÃO! Hoje você tem que protocolar isso na agência da receita do aeroporto. Ah é? Fiquem com o bem...Simplesmente não valia a pena eu tirar minha bunda da cadeira para ir ao aeroporto de Brasília mexer com isso, por conta de, no total, uns 60 reais. Deixei para lá, até mesmo porque não era um recurso que eu tinha certeza que ganharia.

Flávio

mestreaudi

Obrigado a todos!  ;)

Realmente irei recorrer, ontem mesmo já separei os documentos necessários que tinha em mãos...

- ficha do requerimento entregue pelos Correios
- invoice do Pay Pal
- confirmação da compra pelo eBay
- cópia da fatura do cartão de crédito (devidamente censurada)

Todos os documentos com destaque marca texto nas partes importantes... é só bater o olho q vc já enxerga o que interessa.

Agora vou escapar do escritório, pegar o carro, dirigir até a agência dos correios, não achar vaga, parar longe, tomar chuva, entregar os papéis, pegar chuva de novo, entrar no carro, voltar pro escritório e torcer pra dar certo.

abs!
Rafael.

Alberto Ferreira

Salve!

Rafael,
Caso isso (nos) sirva de consolo...

Eu costumo me esforçar para tentar pensar assim...

Cidadania, além de um direito, é um dever.
Exercitar os nossos direitos, com freqüência, pode ser chato, dar trabalho, etc.

Mas, se nós não o fizermos, se preferirmos abdicar de tal direito (por qualquer razão que seja - muitas delas até bastante objetivas e válidas), nós temos que ter consciência de que a opção e a "renúncia" foram nossas.

Esperemos que você obtenha, pelo menos, a devida atenção.

Um abraço!
Alberto

mestreaudi

Rafael.

zE_

Vai dar tudo certo Rafael.  :)

romulofc

Quando eu morava em Brasiília perdi a conta das vezes que tive de ir na Aduana do aeroporto, muitas vezes nem espera o aviso, via pelo rastreamento que o pagote estava lá, bastava levar a cópia do site do PayPal, o fiscal fazia o calculo na hora, bem rapido.

Romulofc

mestreaudi

Citação de: zE_ online 13 Maio 2011 às 11:23:28
Vai dar tudo certo Rafael.  :)

E deu!  :D

Hoje fui buscar a encomenda! Paguei o valor correto do imposto, R$ 72,00.

Por que deu certo?
Porque o vendedor declarou os valores absolutamente certos na declaração de envio. Caso contrário não teria as provas para recorrer.

Só pra constar, dei entrada no requerimento dia 13, o relógio apareceu à disposição na agência dos correios ontem dia 31, portanto 18 dias para todo o processo. Não tinha pressa pra ter o relógio e isso ajuda....

Me desanimou? Sem dúvida!
Deu trabalho? Deu!
Foi chato? Muito
No final compensou? SIM! Salvei R$ 120,00...  ;)

Vale considerar que se por algum motivo, meu requerimento fosse negado eu provavelmente iria pagar o valor e retirar a mercadoria. Nessas horas vale a lembrança de mesmo assim estar no lucro por tudo o que veio e não foi taxado.

Espero que a minha experiência sirva de exemplo em casos como esse. A lista dos documentos necessários está alguns posts abaixo.
No requerimento entregue pelos Correios existe um campo para a justificativa. Eu citei parte do decreto de importação de bens via remessa postal (tudo aquilo de 60% e tal)
Neste link: http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/rts.htm

Abraços e obrigado a todos pelo apoio.
Rafael.

Rafa_Almeida

Bacana que deu certo Rafael.

E melhor ainda que compratilhou conosco o resultado.

Fica como mais um exemplo que não devemos desistir e sim persistir!

Parabéns!

Rafael

lucius

Eu já estou tendo calafrios....

Tenho um GShock que já está retido na fiscalização, como não sei como o vendedor declarou vai dar xabú.

A peça aqui custa umas 2,5 vezes o valor pago na gringa e com certeza vão jogar este valor para o cálculo.  :P

Lucius

Corruptissima re publica plurimae leges

zE_

Que ótima notícia Rafael.  :D
Valeu por compartihar.