Menu principal

Fosforescência e fluorescência - Entenda a distinção entre eles

Iniciado por mint, 13 Agosto 2011 às 22:13:23

tópico anterior - próximo tópico

mint

Os adesivos que brilham no escuro geralmente são feitos com sulfeto de zinco. Quando o sulfeto de zinco é exposto à luz, graças à sua configuração eletrônica, os elétrons das camadas mais externas absorvem a luz e são excitados para camadas etetrônicas ainda mais externas. Quando apagamos a luz deixamos de fornecer energia aos elétrons, que aos poucos vão retornando às suas camadas eletrônicas iniciais. Durante esse retorno (que pode durar horas), eles devolvem a energia que absorveram na forma de luz. Esse fenômeno se chama fosforescência.

Alguns modelos de relógios têm detalhes fosforescentes que nunca perdem o brilho mesmo quando são deixados vários dias no escuro. Isso acontece porque o material fosforescente desses relógios está misturado com um pouco de material radioativo, que funciona como uma fonte de energia para provocar a fosforescência.

Além da fosforescência, existe um outro fenômeno, chamado de fluorescência. Diferentemente das substâncias fosforecentes, os compostos fluorescentes deixam de emitir luz assim que são colocados no escuro. Podemos observar a fluorescência quando vamos a uma discoteca. Todo mundo que está de roupas brancas fica "brilhando" no escuro graças as lâmpadas de luz negra, que é uma lâmpada de luz ultra-violeta. Quando a luz negra é desligada, o brilho da roupa desaparece. A nossa roupa brilha sob luz negra por causa de um aditivo dos sabões em pó que usamos. Esse aditivo é usado para termos a impressão de que a roupa está "mais branca do que branca", pois ele absorve a radiação UV e emite como uma luz azulada. Outras substâncias fluorescentes que podemos encontrar são a água tônica e a urina. É por isso que não tem luz negra nos banheiros das discotecas.

Quando a emissão de luz de uma substância é provocada por uma reação química ela recebe o nome de quimioluminescência.

Bruno Mendonça

Sensacional Mint!

Mas fiquei curioso, você poderia apontar algum modelo que use material radioativo?

Abraço
Bruno Mendonça

mint

Muitos relógios utilizam material luminoso no mostrador e nos ponteiros para facilitar a visualização das horas no escuro. O primeiro material usado para essa finalidade foi o radium, que é um material radioativo muito nocivo. Era usado no inicio do século XX para pintar os números de mostradores e ponteiros de relógios e alguns outros instrumentos.

O radium é capaz de emitir diversas partículas, como fótons, por isso tem característica autoluminescente. Foi usado até a década de 1950, quando foi substituído pelo tritium, usado até recentemente. O tritium também é um material radioativo, mas, muito menos que o radium, porém de vida bastante curta, cerca de 12 anos. Na verdade, diferentemente do radium, o tritium sozinho não emite partículas visíveis.

Nos relógios, uma tinta fosforescente impregnada de tritium é usada. Por serem materiais nocivos, ainda que seguros ao usuário, o tritium e prometium deixaram de ser usados e surgiram materiais novos, não radioativos, como o Lumi-Nova e o Lumi Brite que são usados atualmente. Esses materiais, portanto, necessitam de prévia exposição à luz para brilharem.

Rádio - Aplicações

Algumas das propriedades do rádio são derivadas de suas características radioativas. A descoberta de radioisótopos mais recentes como, por exemplo, o cobalto-60 e o césio-137 , por serem mais eficazes e/ou mais seguros de serem manuseados e aplicados, substituíram o rádio.

Foi usado como tinta luminiscente em mostradores de relógios e instrumentos de medidas . Este uso foi interrompido na década de 20 devido a morte de dezenas de usuários de relógios com esta tinta. Posteriormente, os efeitos adversos da radioatividade passaram a serem conhecidos e popularizados. Objetos pintados com esta pintura ainda podem ser perigosos, e devem ser manuseados com cuidado.

Quando misturado com o berílio é uma fonte de neutrons para a física experimental, e análise de materiais
O rádio ( geralmente na forma de cloreto de rádio ) é usado em medicina para produzir o gás radônio, usado para o tratamento do câncer.
Uma unidade da radioatividade , curie , se baseia na radioatividade do rádio-226.

"Antes da geração atual de relógios militares iluminados por TRÍTIO, considerados seguros pelo fato do trítio não ser um elemento e sim um isótopo do Hidrogênio e pelo tipo de radiação que emitem (beta), foram utilizados relógios com ponteiros iluminados por uma espécie de tinta contendo RÁDIO, este sim um elemento e bem perigoso, já que a radiação que emitia ultrapassava facilmente os limites do relógio, bombardeando o organismo com radiação gama, muito mais nociva.

Li que até que se descobrisse o quanto ele seria nocivo, o RÁDIO ceifou muitas vidas de soldados e operários que participavam de sua fabricação. Foi utilizado na iluminação dos mostradores de um determinado tanque russo e matou de câncer os soldados que operavam os tanques. O primeiro sinal era a morte das células do braço." (da Net).

O que significa um "T", e um "O" no mostrador de alguns relógios ?

O "T" significa que no mostrador e ponteiros do relógio tiveram aplique de pequenas quantidades de Tritio, substancia luminescente que possibilita a observação das horas no escuro. Comum, também a inscrição "T<25", que significa dizer que a radiação emitida pelo trítio nesse relógio é inferior a 25 "milliCuries".
Já o "O" indica que o mostrador do relógio foi confeccionado em ouro (or, em francês) maciço.

Outras indicações em relógios muito antigos, são mostradas com as letras "R" ou "Ra", e indicam que luminescência do relógio foi obtida com a aplicação de rádio, substância ainda hoje considerada perigosa.

Tas "informações", via de regra, encontram-se inscritas às 6 horas dos respectivos relógios.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vi também esses comentários em forum internacional na net sobre original Panerai Radiomir (vintages=antigos):
Traduzidos pelo google - tradutor:

"Eu estava lendo sobre o original Panerai Radiomir watches.It disse que Radium tem uma meia vida de qualquer um 1062 ou 1026 anos, eu esqueço que ele disca was.The brilhava por causa da reação de um elemento não radioativo para a radiação do rádio. Então, se eles não brilham ainda não estão seguros, é justo que o elemento radioativo não está desgastada. Eu encontrei esta informação em Jakes ROLEX blog.The relógios Panerai originais usados ​​movimentos ROLEX.
Responder com Quote[/b

21 de março de 2011 # 2

"Re: Radium lume de discagem.
Não é seguro para lamber ou engolir.
Eu acredito que eles também usado casos feita pela Rolex?
"
"21 de março de 2011
Re: Radium lume de discagem.
Correta. A radiação acabará por destruir a pintura lum que reage com a brilhar. Então, o relógio não poderia brilhar, mas isso não significa que a radiação não está mais lá".


Abs
Mint




mint

Creio que o rádio foi proibido na fabricação de relógios.

Vejam o que esse cara tentou fazer!  :o :o

"Um sueco foi preso por tentar construir um reator nuclear na cozinha de sua casa.Há duas semanas, ele foi detido, interrogado e liberado – mas continua suspeito do crime de violar as leis de segurança radioativa do país.

Richard Handl, de 31 anos, vive na cidade de Aengelholm e, desde maio, mantinha um blog no qual compartilhava o progresso de seu ousado experimento – com fotos.  Em uma das primeiras postagens, ele explica que o projeto é apenas uma diversão pois o objetivo não era produzir energia, mas sim "testar se era possível dividir atómos em casa".

Nos textos, ele explicava como obter material radioativo de forma fácil desmontando um detector-de-fumaça, já que esses aparelhos possuem uma pequena quantidade de Americium (Am-241). Já o Radium foi obtido por ele a partir de relógios velhos. Em seu blog, ele explica que até 1950 o elemento era usado na fabricação de várias peças – e, embora seu uso tenha sido proibido, ainda há muitos relógios com ele à venda. Handl teria comprado um lote de relógio de pulso com o elemento por U$12 no e-bay.

A falta de segurança desse experimento quase teve consequências desastrosas. No dia 21 de maio, o sueco postou a foto do que seriam os restos de uma explosão em seu fogão. Ele cozinhou Americium, Radium e Beryllium em ácido-sulfúrico (96%), para conseguir misturá-los melhor. Em suas palavras: "tudo explodiu pelos ares" (veja foto ao lado, postada em seu blog).

Embora já tivesse iniciado o projeto, o  Richard Handl disse que queria ter certeza de que não estava violando nenhuma lei, e mandou um e-mail para a Autoridade de Segurança da Radiação da Suécia. Dois dias depois, policiais acompanhados de membros da organização prenderam Handl e recolheram todo o material em seu apartamento.

No dia 22 de julho, o próprio sueco postou em seu blog que havia sido preso e levado à cadeia. Embora o experimento tenha acabado, ele comemora em um post: "estou famoso no mundo todo".

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/sueco-tenta-construir-reator-nuclear-em-casa-05082011-23.shl

Mint

murilolsd

Só rindo! ;D
Tomara que o maluco não tenha destruído nenhum vintage valioso >:(

BCRodrigues

Só tentando acrescentar, na Fluorescência o tempo em que os elétrons saem de uma camada menos energética para outra mais energética (absorvendo energia) e sua volta (liberando essa energia) é rápido fazendo com que esses compostos não sirvam para serem colocados nos mostradores devido o tempo curto que "permaneceriam brilhantes". Já na Fosforecência, como essa energia na volta dos eletrons são por etapas (como a descida de degraus de uma escada por uma bola) torna-se mais lenta a liberação dessa energia e adicionando-se materiais radioativos melhoraria mais ainda esse fator tempo, deixando o mostrador "mais brilhante" por mais tempo. Vale salientar que alguns materiais que foram descobertos por Maria Curie e Pierre Curie e usados inicialmente nos mostradores (como o Rádio) seifou a vida deles por câncer....pois dependendo esses materiais radioativos não são "brinquedinhos" para se pesquisar......ou usar de qualquer forma....abração grande BCRodrigues  ;) ;)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Sergiaum

dando um up no tópico...

comprei um tag f1 recentemente... percebo q durante o dia o luminoso dos ponteiros e marcadores "brilha" bastante (se "cubro" o relogio c/ a mao ou se entro em um lugar escuro)... mas percebi q qdo entro no cinema, no meio da sessao o mostrador (ponteiros e marcadores) parou de "brilhar"...

sera q meu tag esta com algum problema ou sera q o material dele eh fluorescente mesmo (pelo q os amigos disseram, seria a unica explicacao p/ isso acontecer, alem de q, tb como dito, esse material nao seria o mais recomendado p/ se usar em relógios)?

obrigado.

abs.

cass

Citação de: Sergiaum online 11 Setembro 2011 às 23:25:26
dando um up no tópico...

comprei um tag f1 recentemente... percebo q durante o dia o luminoso dos ponteiros e marcadores "brilha" bastante (se "cubro" o relogio c/ a mao ou se entro em um lugar escuro)... mas percebi q qdo entro no cinema, no meio da sessao o mostrador (ponteiros e marcadores) parou de "brilhar"...

sera q meu tag esta com algum problema ou sera q o material dele eh fluorescente mesmo (pelo q os amigos disseram, seria a unica explicacao p/ isso acontecer, alem de q, tb como dito, esse material nao seria o mais recomendado p/ se usar em relógios)?

obrigado.

abs.


Caro Sergiaum, vou responder em parte sua perguta, se estiver errado, os amigos que me corrijam:
O luminoso brilha muito mais durante o dia porque a incidência de raios UV (que "ativa"o luminoso) é muito alta e não é superado por qualquer outra fonte artificial.
quando voce entra em uma area em que é pouca essa exposição, ou a noite, o luminoso vai pagando aos poucos.
abraços
cass
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

jfestrelabr

Sergiaum, compre uma lanterninha com UV , é baratinho hehehehe, eu tenho uma aqui e sempre que compro um novo relógio (USADO) eu testo os luminosos com essa lanterninha, ela carrega os luminosos muito rapido e brilha muito forte.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Sergiaum

amigos,

obrigado pela resposta!

a questão eh a seguinte: a funcao do luminoso nao eh possibilitar q vc enxergue as horas no escuro?! entao q "caspita" eh essa q o negocio brilha forte na luz/claridade e fora dela/escuro os ponteiros e marcadores não brilham (ou "brilham mto fraco")?!

abs.

shun

A qualidade do material luminoso, provavelmente...

Meu Orange Monster, após uma sessão na luz, brilha com nitidez durante horas...

Abraços

shun

E tem outra, no cinema muitas vezes, por mais escuro que a sala seja, a iluminação da telona é, as vezes, mais do que suficiente para fazer sua pupila contrair e diminuir a percepção do "brilho" do luminoso no relogio (haverá menos cones e bastonetes recebendo informação sensitiva). Com o tempo o material luminoso tende a diminuir a intensidade do brilho; para um brilho de intensidade constante (por períodos mais longos do que o material luminoso comum) só consigo pensar em tubos de trítio.

Acredito que não há nada de errado no seu Tag...!

Abraços!