Menu principal

Como ajustar a hora em relógios mecânicos?

Iniciado por mericlis, 05 Fevereiro 2010 às 16:54:54

tópico anterior - próximo tópico

BCRodrigues

Obrigado Adriano....e parabéns Mériclis pela abertura do tópico...estou aprendendo bastante....estou feliz  :D :D pois estou com mais tempo para postar e ler mais aqui no forum....Abração BC ;) ;)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

BCRodrigues

Pessoal...Gostaria de saber se é normal alguns relógios mudar a data cerca de 5 minutos antes da meia-noite ou 5 minutos depois da meia-noite....e outra coisa, quando a carga do relógio vai acabando (automático) a amplitude pode cair? e ele, pode sofrer um leve atraso (5 s/dia)? obrigado desde já pelas respostas....abraços BC :) :)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Adriano

BC, a tolerância no salto do calendário varia de calibre para calibre. É um misto de carcterística de construção com cuidado na hora da montagem dos ponteiros. Há os calendários que não são instantâneos, e aí a mudança pode levar entre uma hora e mais até 3 horas. Alguns instantâneos podem ser +/- 10 minutos, outros +/- 5 minutos, outros raros podem ser até +/- 2 minutos.

Mas o mais comum é +/- 10 minutos.

E sobre a amplitude, é perfeitamente normal que ela diminua conforme a corda vai se esgotando. O resultado pode ser um atraso (mais comum) ou um adiantamento, o que dependerá de alguns fatores, até meio imprevisíveis. O quanto ele atrasará ou adiantará vai depender da qualidade do ajuste, ou seja, do isocronismo.

Abraços!

Adriano

BCRodrigues

Citação de: Adriano online 06 Setembro 2011 às 10:56:17
BC, a tolerância no salto do calendário varia de calibre para calibre. É um misto de carcterística de construção com cuidado na hora da montagem dos ponteiros. Há os calendários que não são instantâneos, e aí a mudança pode levar entre uma hora e mais até 3 horas. Alguns instantâneos podem ser +/- 10 minutos, outros +/- 5 minutos, outros raros podem ser até +/- 2 minutos.

Mas o mais comum é +/- 10 minutos.

E sobre a amplitude, é perfeitamente normal que ela diminua conforme a corda vai se esgotando. O resultado pode ser um atraso (mais comum) ou um adiantamento, o que dependerá de alguns fatores, até meio imprevisíveis. O quanto ele atrasará ou adiantará vai depender da qualidade do ajuste, ou seja, do isocronismo.

Abraços!

Adriano

Adriano, mais uma vez...muito obrigado...cada dia aprendo mais alguma coisa com suas respostas....abraços BC :) :)

Paulistano

aguiar

Valeu Adriano, como sempre didático e preciso.  :)

Abs

Rodrigão

Olha a redundââânciaa:

Amigos, tenho 5 relógios automáticos e de acordo com o que venho pesquisando no fórum, opto por manter todos funcionando (watch winder, usando-os, balançando-os, etc...). Minha dúvida: É para manter todos funcionando afim de evitar problemas, ou posso deixar parar algum e quando for usá-lo "acertar" hora e data. Será que esse acerto não gera um desgaste prematuro, ao qual posso evitar se mantiver os relógios funcionando, como venho fazendo??? ??? ??? ???

Espero que tenham me compreendido... ::) ::)
Abraço,

Rodrigão.

Rodrigão

*Essa foi um erro, não consigo eliminar. :-[ :-[
Abraço,

Rodrigão.