Menu principal

Como ajustar a hora em relógios mecânicos?

Iniciado por mericlis, 05 Fevereiro 2010 às 16:54:54

tópico anterior - próximo tópico

BCRodrigues

Obrigado Adriano....e parabéns Mériclis pela abertura do tópico...estou aprendendo bastante....estou feliz  :D :D pois estou com mais tempo para postar e ler mais aqui no forum....Abração BC ;) ;)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

BCRodrigues

Pessoal...Gostaria de saber se é normal alguns relógios mudar a data cerca de 5 minutos antes da meia-noite ou 5 minutos depois da meia-noite....e outra coisa, quando a carga do relógio vai acabando (automático) a amplitude pode cair? e ele, pode sofrer um leve atraso (5 s/dia)? obrigado desde já pelas respostas....abraços BC :) :)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Adriano

BC, a tolerância no salto do calendário varia de calibre para calibre. É um misto de carcterística de construção com cuidado na hora da montagem dos ponteiros. Há os calendários que não são instantâneos, e aí a mudança pode levar entre uma hora e mais até 3 horas. Alguns instantâneos podem ser +/- 10 minutos, outros +/- 5 minutos, outros raros podem ser até +/- 2 minutos.

Mas o mais comum é +/- 10 minutos.

E sobre a amplitude, é perfeitamente normal que ela diminua conforme a corda vai se esgotando. O resultado pode ser um atraso (mais comum) ou um adiantamento, o que dependerá de alguns fatores, até meio imprevisíveis. O quanto ele atrasará ou adiantará vai depender da qualidade do ajuste, ou seja, do isocronismo.

Abraços!

Adriano

BCRodrigues

Citação de: Adriano online 06 Setembro 2011 às 10:56:17