Menu principal

Casio Edifice - Miyota OS10 não movimenta ponteiros minuto/hora

Iniciado por mint, 11 Agosto 2011 às 23:41:54

tópico anterior - próximo tópico

mint

Um colega possui um Casio Edifice com movimento Miyota OS10 que se encheu d'água e ele não soube explicar como isso aconteceu.

Ele me deu o relógio para dar uma olhada. Quando abri o danado, a borracha de vedação estava meio fora de posição e "amassada", além de pequenos sinais de oxidação na bateria.

Fiz a troca da bateria, porém o relógio só funciona o cronógrafo e ponteiro dos segundos, ficando os ponteiros da hora e minuto parados.

Será que existe algum tipo de start quando se troca a bateria nesse tipo de relógio? Alguém sabe me informar alguma dica? Ou será que o movimento está bichado?

Antes, mesmo com água ele estava movimentando esses ponteiros e marcando a hora normalmente.

Grato pela ajuda.

Olha o danado aí:

Abs
Mint

Adriano

Uma vez que entrou água, era só uma questao de tempo para começar a dar problemas...

Abraços!

Adriano

mint

Entretanto o mecanismo não aparentava tanto afetado, contudo por dentro é o que vale. Mas ainda acho que deve haver algum start quando se troca a bateria nesse tipo de calibre (OS 10). Não conheço muito dele, mas vou aguardar mais algumas dicas dos colegas e depois vou "apelar" para um mestre relojoeiro que é meu professor particular nessas horas. O colega não está com muita pressa. Ele está é com muita raiva da compra que fez desse exemplar que deu essa "zebra"!

Mecanismo do Edifice em tela:

Abs
Mint

Cigano

Não conheço muito internamente ainda, estou caminhando para isso, quero dizer engatinhando, mais será que a água não fez com que a algumas rodas (engrenagens) ficassem oxidadas, com isso elas estejam travadas  ??? ???

Abraços,
Cigano!

mint

Cigano,
Retrei essa primeira platina central e olhando superficialmente (mas com a lupa, claro!) não vi nada de anormal. Amanhã vou me aprofundar mais e se não conseguir aí é apelar para meu mestre relojoeiro tarimbado.

Mas dá pra notar umas oxidações na parte posterior do mostrador, que creio possa ter caído alguma crosta dentro do mecanismo. Vamos ver...depois postarei o resultado final!

Abs
Mint

Paulistano

esses relógios tem várias bobinas, uma para cada função.
será que a água afetou alguma?
teria que testar com um aparelhinho que os relojoeiros tem.
enfim, minha singela opinião, já que não entendo nada de relógios com bateria.
abraços.

mint

Resovido!
Uma simples mexidinha no ponteiro dos segundo menor do subdial que fica às 06:00 e depois uma limpesa num pequeno imã feito pelo mestre relojoeiro e ele disparou!
Até agora está funcionado legal, mas o estrago da água já está feito e espero que deixe ele "viver' mais um pouco!  ;)
Ainda bem que não tinha nenhuma bobina queimada!

Abs
Mint

mint

Corrigindo o português...

Resolvido!
Uma simples mexidinha no ponteiro dos segundos, o menor do subdial que fica às 06:00, e depois uma limpeza num pequeno imã, feito pelo mestre relojoeiro, e ele disparou!
Até agora está funcionado legal, mas o estrago da água já estava feito, mas na espera que ele "viva' mais um pouco! 
Ainda bem que não tinha nenhuma bobina queimada!

Abs
Mint