Menu principal

Orient KD/WD: movimentos

Iniciado por murilolsd, 31 Maio 2012 às 20:47:39

tópico anterior - próximo tópico

murilolsd

Olá, pessoal!
Fiz a verificação de costume nos anais do FRM e não encontrei as respostas. :-\
As questões são:
1) os Orient King e World Diver foram fabricados com quais movimentos (1942, 46941, ...)?
2) qual a cronologia dos movimentos (quando cada um começou a ser usado e por quanto tempo permaneceu em linha)?
3) quais as diferenças técnicas entre eles (avanços e retrocessos)?
Toda ajuda será bem-vinda! :)
Abraço,
Murilo

murilolsd

Alberto Ferreira

Salve, Murilo!

Desde "priscas eras", numa galáxia não muito distante,...
...ainda no ancestral fórum de páginas amarelas...
Nós, os "orientados" (como nos autodenominamos, os fãs da marca, por aqui...  ;)) fazemos e tentamos discutir estas e outras perguntas...

Como talvez dissesse alguém...   
Há laudas escritas por aqui, no nosso FRM, sobre este (recorrente) tema.

Mas, a parada é dura, pois não há quase informação oficial, consistente e organizada, sobre os modelos deste fabricante.
Uma pena.

Outros fabricantes também são assim, e eu cito sem "preconceitos" os próprios "coroados", por exemplo...
E a maior parte do "conhecimento" vem mesmo das pesquisas dos fãs e colecionadores.
De oficial mesmo, sobre a história, etc, muitas vezes apenas o "silêncio".

Mas,...
A parada pode ser dura, mas fã que é fã, não fica "parado"...
...nem "calado".   ;)  :D

Portanto, vamos a mais uma série de debates, e "trocas de figurinhas", pois afinal nós curtimos a coisa, não?
Aguardemos pois... Com otimismo.

Abraços a todos!
Alberto

PS:
Ah! E lá vai uma "provocação", de fã  ;), pois quem sabe se alguém (lá, do lado do fabricante) não nos lê... Né?

Algumas más línguas, dentre elas a minha...   :-X   ;D
...dizem, ou insinuam, que nem o fabricante tem tais informações (organizadas e disponíveis, bem entendido...).
Será mesmo?

Bom, si non é vero...
Que a Orient nos desminta, Sô!   ;)

Jefferson

Olá pessoal,

Apenas um detalhe para contribuir.

Um dos meus KD's é equipado com movimento 1946, logo mais um para a lista Murilo.

Abraços,

Jefferson

Alberto Ferreira

Salve!

Como foi dito não há quase nenhuma informação, oficial e ordenada, fornecida pelo fabricante.

Por ocasião dos seus sessenta anos, em 2010, foi lançado este site, comemorativo...

http://www.orient-watch.com/feature/museum/

Pois é...  ::)  :-[

E aqui, alguma diletante informação, de iniciativa particular, diga-se...

http://watches.zsebehazy.com/orient.htm

Sobre os tão populares WD e KD´s,... Pouco... Muito pouco.
Além da nossa própria iniciativa de fãs, de sempre que possível discutí-los aqui no FRM.

Há mais coisa, pela NET afora...
Mas,...
Há que "garimpar"...  ;)

Abraços,
Alberto

Cigano

Achei uma tabela em PDF, de movimentos/modelos da Orient, de 1955 a 1975...

http://www.pdfpedia.com/read/25395/orient-movement-table-1955-to-1975-pdf.html
Para salvar no seu pc, basta um CTRL + S, e escolher o local !! ;)

Os movimentos que conheço e já vi em KDs e WDs, são os 1942, 1946, 46940 e 46941. E de acordo com essa tabéla do link que passei, tem outros calibres para os KD e WD, são raso mesmo, pois eu nunca os vi na net, do tanto que já pesquisei, era para mim ver pelo menos "unzinho"  ::) ;D

Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Salve!

Grato por compartilhar, Cigano!

Mas,...
Se por acaso alguém não conseguir "baixar" o PDF através do link indicado pelo Cigano,...

Tente este aqui --->  http://homepage.ntlworld.com/stephen.netherwood/Vintage%20Orient%20Movement%20Table%20v1.2%20Secure.pdf

Abraços,
Alberto

Stone Free

Salve colegas!
Como aficcionado e colecionador dos KD's e WD's, posso dizer que dentre todos na minha coleção, que engloba desde o WD de 1970 (O do anuncio da JAL), passando pelos WD's de meados de 1975 (Inscrição "World Diver" no mostrador), pelos posteriores a partir de meados de 1977 (Inscrição "WD"), e por toda a sorte de KD's ("caixas quadradas" e "caixas redondas"), curiosamente só existem dois movimentos: O 1942 (duas janelas) e o 46941. Possuo alguns Orient de movimento 46942, mas não são KD/WD. São aqueles modelos bizarros de mostradores que parecem asas de borboletas coloridas, vidros facetados (não sei se é esse o termo correto, mas quem já viu um sabe do que estou falando), caixas de gosto bastante duvidosos, ovaladas, achatadas, etc.
Quanto à cronologia, só posso afirmar (sem muita certeza) que os movimetos 1942/46 devem ter sido usados até pouco mais da metade dos anos 70, sendo aos poucos substituídos pelos 469XX. Também pouco posso opinar com relação às particularidades técnicas de cada um, pois não tenho conhecimento apurado sobre o assunto. Fora as particularidades dos dois movimentos com relação aos calendários e as formas de acionamento, o 1942 parece ter a "pegada" mais dura, mais espartano por assim dizer. Mas é apenas a minha opinião.

Abraços a todos.

Gustavo

Alberto Ferreira

Salve!

É um grande prazer, em revê-lo por aqui, Gustavo!
Afinal, você é uma das nossas referências no assunto.  8)

E, para relembrar e informar aos mais "novos",...

Aí vai o link daquele seu marcante tópico, lá nas "páginas amarelas" do ancestral FRM.

Lá,...  ::)
Nos idos de 08/07/2007.
É mole?   ;)  :D

Vejam ---> http://arquivo.relogiosmecanicos.com.br/www.forumnow.com.br/vip/mensagens5816.html?forum=51071&grupo=73836&topico=2965073&pag=1&v=1

Abraços, orientados, a todos!  ;)  8)
Alberto

Stone Free

Salve Mestre Alberto!

O prazer é todo meu em ser tão bem recebido de volta!

Andei sumido, é verdade. Aliás, até ensaiei uma saída definitiva do fórum, por motivos que não valem mais a pena comentar. O fórum mudou muito desde as "páginas amarelas" do antigo FRM. Acho que eu é quem não acompanhou a evolução, seja por saudosismo, ou porque naquela época havia bem menos possuidores de super-relógios, então dava-se mais atenção aos tópicos relacionados aos "pobrinhos".

Meus agradecimentos sinceros por lembrar das minhas prosas pelo fórum antigo, e por "reviver" o CLUBE DO ORIENT KD/WD aqui pros novos (e velhos ;)) colegas deste fórum.
Continuo com a minha coleção de KD's e WD's, assim como mantenho acesa a paixão e o interesse pelos modelos. A coleção mudou um pouco desde quando a apresentei pela primeira vez. Prometo, de vez em quando, colocar alguns dos exemplares lá no "que relógio voce esta usando hoje".

Por ora, adianto que, no que eu puder ajudar os colegas quanto às dúvidas sobre os Orientões, óbvio, estando ao alcance dos meus modestos conhecimentos, CONTEM COMIGO!

Um forte abraço pra voce, Mestre, extensivo aos demais colegas do fórum.

Gustavo

Geso Jr.

A sua coleção é fantástica prezado Stone Free. Lembro que quando adquiri minha cebola(um WD 1942), no fim de 2010, foram fundamentais suas orientações. O relógio continua fantástico. E se tiveres tempo para nos brindar com algumas fotos das novas cebolas será ótimo. Os orientões têm todo seu valor e quem os aprecia muito.