Menu principal

Deu no "Calibre 11": a evolução dos mostradores dos Heuer Carrera

Iniciado por admin, 17 Setembro 2011 às 11:52:29

tópico anterior - próximo tópico

flávio

http://www.calibre11.com/cotes-de-geneve/

Uma pergunta técnica.

Qual é a da disposição totalmente descentralizada do segundeiro do calibre 15 (foto 13)? Estou tentando formular mentalmente a razão disso e até agora não entendi...No pivô da roda do calibre 11 (12) havia uma engrenagem de redução ali para "jogar" o contador (acumulador) um pouco para baixo ou é um movimento completamente novo (em relação aos 11 e 12)?

Flávio

Adriano

Flávio, acho que a posição do segundeiro ou da quarta roda do movimento de base (Buren) é aquela mesma. Pois se ficasse "centralizado" na posição das 9 horas, coincidiria com a posição do acumulador de horas das versões anteriores. Desde o calibre 11, o segundeiro ou a quarta roda, que seja, teria que ficar naquela posição para deixar espaço para o eixo do acumulador de horas, mesmo que não usassem o segundeiro como segundeiro mesmo.

No 15, apenas extirparam a parte do crono que acumula horas (basta ver uma foto do calibre 15 para ver a obviedade disso) e alongaram o eixo da quarta roda ou o pinhão de segundos (caso seja indireto) do movimento base para receber um ponteiro. Digo isso porque realmente não lembro se esse movimento base usa pinhão de segundos indireto ou não.

O calibre 11 e família tem essa peculiaridade, que é a de ser um crono modular cujo módulo fica em baixo do mecanismo base, e não em cima, entre ele e o mostrador. Afinal, esse módulo é um Dubois Depraz (raramente citado nas fontes sobre o projeto) e é dele que saiu o know-how da empresa em módulos de complicações.

Abraços!

Adriano

flávio

Boa, eu pensei o óbvio, mas formulei a pergunta não óbvia. Imaginei o pivô normalmente passando ali, só haviam retirado a parte do acumulador. Mas...Fiquei tentado a verificar se era isso mesmo?

Flávio

Cigano

Que aula, quando os mestres (Flávio e Adriano) se unem, pode saber que a aula é muitoboa!!
Obrigado por compartilharem os seus conhecimentos!!

E por falar em Heuer, me lembrei desse link que estava favoritado!!
http://www.chronomaddox.com/heuer/articles/carrera_article/heuer_carrera_article.html

FONTE: Site do mestre Chuck Maddox com a colaboração do Matthias Liebe-Kleymann !!
Abraços,
Cigano!