Menu principal

[Desmonte] AS152... mais um !!

Iniciado por Cigano, 17 Setembro 2011 às 03:12:02

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Olá pessoal hoje eu fiz mais um desmonte, dessa vez foi uma AS152... essa veio como sucata, enviada pelo caro amigo Meneghetti...
Aqui vai a sequência de fotos do desmonte...

Qual será o material usado nas levees nessa âncora ?? Rubi não é, pois está transparente!!

Chaussée retirada para liberar a roda de centro.

Não fiz fotos da montagem, pois achei que iria ficar muitas fotos, e também, bastar ver na ordem inversa....
Mais fiz algumas depois de montada...

Não sei se perceberam que ela ficou mais limpa, e uma mudança de cor da platina de rodas, pois então, o motivo da máquina estar mais limpa, eu passei uma escovinha de dentes para tirar as "cracas", nas duas platinas e na principal, só que platina de rodas, mudou de cor, pois inventei de polir com uma flanela com um pouco de Brasso (polidor de metais)...

E para treinar a lubrificação, usei óleo para máquinas de costuras...rsrsrs
Antes do desmonte, tentei dar um pouco de corda pela roda de cargas e nada, estava toda travada, depois da "limpeza" e "lubrificação", fajutas é clero, a depois de montado, dei corda e mexi na âncora, funcionou... 8) 8) 8) ;D ;D ;D

Então essa máquina pode voltar a vida também, porem está sem tige e balanço !!

Concluindo: É uma máquina simples, e até fácil de "fuçar", só demorei um pouco para voltar a "molimha" cliquet da roda de cargas!! Ôôõ molinha infeliz, e teimosa...rsrsrs

Me desculpes pelas fotos, pois foram feitas com celular.... :-[ :-[

Tenham um ótimo final de semana!!
Abraços,
Cigano!

Mac1969

Cigano!!!

Parabéns!!

Admiro mesmo sua persistência e paciência!!!

[ ] ´s......
"O homem saiu do campo e criou a cidade grande para, nela poder trabalhar, ganhar dinheiro e voltar para desfrutar o campo. Parábola estúpida! O que se pode esperar de um cérebro acanhado em um sábado à noite?" Setembro 2.005

leon

Muitos parabens Amigo Cigano realmente voce e uma maquina.......ainda estou a dar voltas nas caixas.....vamos ver o que ainda vai a mais.....um forte abraço para ti.
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

Cigano

Citação de: Mac1969 online 17 Setembro 2011 às 08:37:20
Cigano!!!

Parabéns!!

Admiro mesmo sua persistência e paciência!!!

[ ] ´s......

Muito obrigado caro MAC, assim vou tentando aprender...rsrs

Gostei dessa imagem, vou ver se consigo fazer uma assinatura usando ela!!

Valeu!!

Citação de: leon online 17 Setembro 2011 às 09:51:03
Muitos parabens Amigo Cigano realmente voce e uma maquina.......ainda estou a dar voltas nas caixas.....vamos ver o que ainda vai a mais.....um forte abraço para ti.
Leon

Muito obrigado caro amigo Leon, bom por enquanto, ainda nas tentativas de aprender mais sobre essas maquininhas por dentro!!
Tem mais alguma coisa a vir... :o :o :o, para mim aquelas citadas na MP, já está de ótimo tamanho, fiquei feliz que nem uma criança quando se ganha brinquedo novo!!
Mais uma vez muito obrigado caro amigo Leon...  8) 8)

Tenham um ótimo final de semana!!
Abraços,
Cigano!

Meneghetti

Caro colega Cigano parabens pelo esforço  8) 8) 8) 8)
A maquina é uma A152  8) 8) 8)

O nobre colega  vai se tornar um tecnico de  relogios logo, logo   8) 8)

Cigano

Citação de: MENEGHETTI online 17 Setembro 2011 às 21:44:09
Caro colega Cigano parabens pelo esforço  8) 8) 8) 8)
A maquina é uma A152  8) 8) 8)

O nobre colega  vai se tornar um tecnico de  relogios logo, logo   8) 8)

Muito obrigado mestre... quem sabe um dia eu chego lá...
E muto obrigado pela ajuda com as dicas!! 8) 8) 8)

Tenha um ótimo domingo!! 8)
Abraços,
Cigano!

Wilson

Bom dia Cigano,

legal mesmo !

na verdade é Arogno 152

tenho algumas aqui completas, se vc precisar eu lhe envio,

abraços,

wilson

Cigano

Citação de: Wilson online 18 Setembro 2011 às 06:16:47
Bom dia Cigano,

legal mesmo !

na verdade é Arogno 152

tenho algumas aqui completas, se vc precisar eu lhe envio,

abraços,

wilson

Muito obrigado caro mestre Wilson, obrigado pela informação... pois não sabia ao certo, Arogno, vou dar umas pesquisadas sobre!
Se puder mandar, sem pressa e quando puder.. Fico muito grato desde já!!

Muito obrigado, e tenha um ótimo domigo..

PS: Se der, hoje desmonto uma Felsa... e depois posto umas fotos aqui!!
Abraços,
Cigano!

Jefferson

Olá pessoal,

Cigano, parabéns pelo empenho! Você está ficando bom nisso!

Eu ainda não tomei coragem...estoou adiando.  :-\ :-[.

Dias atrás, tentei instalar o balanço de um movimento 6119 e não obtive sucesso. Como é uma peça muito delicada, não insisti muito.

Outra coisa que gostaria de saber o procedimento é a retirada e instalação da corda no tambor.

Parabéns novamente!

Abraço,

Jefferson

Cigano

Citação de: Jefferson online 18 Setembro 2011 às 14:18:05
Olá pessoal,

Cigano, parabéns pelo empenho! Você está ficando bom nisso!

Eu ainda não tomei coragem...estoou adiando.  :-\ :-[.

Dias atrás, tentei instalar o balanço de um movimento 6119 e não obtive sucesso. Como é uma peça muito delicada, não insisti muito.

Outra coisa que gostaria de saber o procedimento é a retirada e instalação da corda no tambor.

Parabéns novamente!

Abraço,

Jefferson

Muito obrigado pelo apoio caro amigo Jefferson, tenho muito o que aprender para ficar bom...
Para mim p balanço também é complicado de colocar, na verdade é meio chato, pois para ter êxito, tem que encaixar o "Impulse Palet" certinho para que ele comece a trabalhar.

Agora sobre o tambor de corda, não poderei lhe responder, pois ainda não cheguei nessa aula, vou falar com meu mestre a respeito...

Se algum mestre de plantão quiser responder essa dúvida do caro amigo Jefferson, fiquem a vontade, pois eu já vi em alguns desmontes, porém ainda não sei ao certo na pratica!!

Valeu Jefferson... 8)

Comece com algumas sucatas, se for de relógio de bolso, é ainda melhor, além de simples, as peças são maiores, tente com uma UT6497, é um calibre simples e legal de mexer (eu achei)!!

PS: Caro Jefferson, em algumas pesquisas a respeito do tambor de cordas ("mainspring barrel") achei um link interessante...

http://horologyzone.com/watch/watch-school/mainspring-disassembly.html
Abraços,
Cigano!