Menu principal

Para quem gosta de catálogos, o da Lange deste ano.

Iniciado por admin, 15 Novembro 2011 às 14:39:59

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Eu sinceramente não sei como esses caras me descobriram, talvez já estivesse cadastrado no site deles há algum tempo; talvez, sei lá, por ter ido a Glashutte e, com uma bola de cristal (até mesmo porque não fui na Lange, só vi a fábrica), eles terem descoberto minha passagem por aquelas bandas.

Enfim...O tratamento a um consumidor de tais produtos começa por aí, um belo catálogo, com uma carta enviada pela diretora regional da empresa, assinada (nada de impressões aqui!).

Chegou hoje...A pintura no catálogo é clássica. Quem leu meu texto sobre a viagem a Alemanha sabe o que estou falando.

Aos curiosos de plantão, o relógio no Órbita ao fundo não é alemão, mas um Zenith, suíço.

Aos mais curiosos ainda, inclusive eu, esses "mimos" nos fazem até pensar em comprar algo da marca. Preço mais barato na lista? 20800 dólares o Saxonia Thin. Mais caro (tirando os Pour le Merite que, mesmo no catálogo, constam sem preço)? 171800, Lange 1 Tourbillon. Desisti, desisti!

Flávio. Ah, a foto!

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é...
Independentemente de qualquer outra coisa e da intenção, óbvio, isso é o que eu chamo de...

"Encantar o cliente".
Ou o potencial futuro cliente...

Com elegância e discrição.

Mas, convenhamos,...
Que "encanta", encanta.
8)

Abraços!
Alberto

Citação de: flavio online 15 Novembro 2011 às 14:39:59

Eu sinceramente não sei como esses caras me descobriram, ...

Enfim...O tratamento a um consumidor de tais produtos começa por aí, um belo catálogo, com uma carta enviada pela diretora regional da empresa, assinada (nada de impressões aqui!).

Eles sabem quem é o Patrão!!!!!!!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

flávio

Falando sério agora, fui olhar a lista de preços. Na verdade, tem relógio de 223 mil dólares. Olha, em que pese a maestria dos caras, acho meio fora de propósito um relógio desses custar mais caro, por exemplo, do que algo efetivamente feito à mão desde o início, como um independente estilo Roger Smith.

Há um dado curioso que venho observando nas marcas. Com os independentes, as outrora marcas consideradas top - pelo menos para mim - perderam muito a sua "áura" de artesanato. Sim, são peças industriais artísticas, eu diria, mas com certeza coisas manufaturadas. Não consigo compreender estes preços caras, é muita grana, mas muita grana mesmo!

E, sem desmerecer a Lange, depois que visitei a Glashutte Original, percebi que, sim, o calibre 39 deles é um tanto quanto "normal", não vi lá muitas diferenças entre o acabamento, por exemplo, do meu Zenith. Porém, a Glashutte Original - e agora vejo isso - fabrica relógios com preços, digamos, mais acessíveis. Como disse aqui, por 4000 euros lá já se podia comprar um Glashutte Original Senator Hand Date que, sem sacanagem, eu nem sabia o preço, mas fui com a cara do relógio desde o início. Quase comprei um depois que fiquei sabendo o preço!

O relógio do ano 2010, o Glashutte Original Chronometer, que tive em minhas mãos em três versões (inclusive uma em aço), é simplesmente um arraso, nunca vi algo tão minha cara. Mas, por ser em ouro, custava aproximadamente uns 15 mil euros em Dresden. Caro? Sim, uma paulada, mas depois de ver essa lista da Lange e ter o relógio em minhas mãos, nem tanto. E, nas palavras do relações públicas de lá, René Marx, se a fábrica fizesse em aço o modelo (e ele deixou isso meio no ar...Ele estava usando um em aço no pulso, protótipo), o preço poderia cair para cerca de 10 mil euros, segundo ele disse.

Enfim, como já discutimos à exaustão aqui, não há parâmetros definidos para se fixar preços de relógios no mercado de luxo. O que move a pessoa a comprar alguma coisa são centenas de fatores. Porém, se formos comparar lado a lado modelos, falando especificamente sobre relógios alemães, a Glashutte Original oferece mais por menos. E ei, não estou puxando o saco dos caras só porque fui extremamente bem atendido. Estou lançando uma opinião. Aliás, no texto que fiz sobre a viagem pouco falei sobre a Glashutte Original, detive-me muito mais na figura de Adolph Lange.

Enfim...

Ah, uma página do The Purists onde os dois relógios que citei são mostrados.

http://glashutte.watchprosite.com/?show=forumpost&fi=7&pi=3755611&ti=600676

Flávio