Menu principal

Eterna lança movimento para cronógrafos, calibre 39

Iniciado por admin, 22 Fevereiro 2013 às 10:49:58

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Deu no A BLOG TO WATCH

O movimento foi criado para substituir, em relógios que já existem e que sejam projetados, o layout do 7750, com a mesma espessura, altura, etc. Em síntese, assim como os Sellitas, é possível substiuir movimentos ETA por estes na caixa, sem qualquer problema (não há compatibilidade de peças, que fique claro e, no caso do Eterna, o movimento é completamente diferente mesmo).

Achei legal o movimento e o fato de a Eterna ter declarado que pretende não apenas equipar seus cronos como entrar no mercado de movimentos para terceiros.

http://www.ablogtowatch.com/eterna-calibre-39-watch-movement-valjoux-7750-alternative-and-so-much-more/

Flávio

ThiagoDF

Achei legal que o movimento da Eterna tem, à primeira vista, vantagens técnicas sobre o 7750.
Membro do RedBarBrazil

igorschutz

Espero que eles dêem um jeito de facilitar o layout 3-6-9, pois a disposição 6-9-12 é muito feia (desbalanceada).

Por mim, eu baniria a disposição dos acumuladores do 7750.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

ThiagoDF

Membro do RedBarBrazil

Adriano

Show de bola ein?

Sim, existe essa tendência em se fazer movimentos completamente novos para substituição de outros sem que seja necessário adaptar o "envólucro". Na verdade, acho isso uma solução inteligentíssima: ora, não é complicado (para um projetista de movimentos) projetar um movimento dentro de especificações dimensionais, porque TODO movimento é projetado dentro disso. A diferença é que nesses casos você pega dimensões iguais às de um calibre anterior. Basta você manter o diâmetro, espessura, posição da tige no eixo Z, posição de acumuladores, janela de calendário, pés do mostrador e bridas de fixação nos eixos X e Y, e manter a mesma espessura de eixos de ponteiros (e mais uma ou outra coisinha aqui e ali) e pronto, você tem um calibre compatível.

Isso vai além do que faz a Sellita, cujos mecanismos são cópias completas dos ETA. Vide os Soprod A10, que são mecanismos completamente diferentes mas totalmente compatíveis com os ETA 2892, e vide um clássico, o Hublot Unico, que é um PUTA mecanismo. Simplesmente DUCA. Alguém aí já pegou na mão e acionou o crono de um Hublot com calibre Unico???? NUNCA vi um crono com acionamento tão macio. É inacreditável. Nunca mesmo. Nenhum calibre moderno com roda de colunas nem calibres clássicos também com roda de colunas, e muito menos acionamentos por cames, são tão macios. É fantástico.

E aí, a Eterna com essa belezinha aí. Muito legal mesmo.

Abraços!

Adriano

flávio

Ainda não tive o Unico em mãos. Mas acredita que, em questão de acionamento, nunca peguei nada melhor do que os modulares da Omega com Depraz? São uma manteiga! Já o 2894... Parece que algo se quebra no relógio ao acionar. Os 7750 também não ficam atrás...

Flávio

Enéias

Dois detalhes:

1. Isso, sim, é boa notícia! Meu pai e amigos da super velha guarda têm essa marca com carinho especial. Eu, que herdei um pouco disso, tenho alguma coisa. Até mesmo um crono antigo.

2. Quanto à disposição dos acumuladores: gosto das duas formas. Entendo que é uma espécie de variação. Não gosto mesmo é quando improvisam o ETA 2824, com módulo. Fica horroroso!

;)

ThiagoDF

Hahaha, ótima definição Flávio, meus 7750 parece que "quebram" ao serem acionados, de tão duros. ;D
Membro do RedBarBrazil

flávio

Thiago, você nunca acionou o 2894. Pláaaaaaac! E o troço tem roda de colunas que, supostamente, deveria ser menos brutal (afinal, no came você desloca lateralmente uma peça, na roda, a gira...)! Eu não vejo problemas em o acionamento ter um pouco de "esforço", pois você recebe um feedback do sistema. Mas não precisa tanto. Como assim não liga para um pouco de esforço? Meu Ebel 137 também é bem macio e os botões são grandes. Já houve ocasião em que deixei o crono acionado para marcar tempo de cozimento de alguma coisa (único uso dos meus cronos...), para descobrir que, em um movimento de braço, o meu próprio pulso acionou involuntariamente a parada do sistema.

Flávio

Adriano

Citação de: igorschutz online 22 Fevereiro 2013 às 11:05:28
Espero que eles dêem um jeito de facilitar o layout 3-6-9, pois a disposição 6-9-12 é muito feia (desbalanceada).

Por mim, eu baniria a disposição dos acumuladores do 7750.

Pegando o gancho no comentário do Igor: o Hublot Unico, para ser mais preciso, é 100% compatível com o Valjoux 7753 e não o 7750.

Aparentemente, só por essas imagens do Eterna, posso estar enganado, mas ele também é compatível, mais precisamente, com o 7753 e não o 7750. O 7750 tem todo o layout da rodagem feito para ter o acumulador de minutos nas 12 horas. Para que ele fique às 3 horas, como no 7753, ele tem uma pequena gambiarra abaixo do mostrador. Gambiarra aliás, às vezes (dependendo da qualidade de execução do mecanismo), sujeita a defeitos.

Nas imagens do Eterna, tanto na vista explodida quando na vista da máquina base (sem as pontes do crono), me parece razoavelmente evidente o contador de minutos na posição de 3 horas. Vejam o eixo passando por dentro da máquina na vista explodida (a +/- 90º do balanço) e na imagem da máquina base, o furo na mesma posição por onde passa o eixo do acumulador. Da para saber que li é a posição de 3 horas por causa da posição das alavancas do crono às 2 e 4 horas.

Por isso, estou praticamente certo que esse Eterna também é um compatível com o 7753 e não 7750. O que é "good news".

Abraços!

Adriano

Adriano

Citação de: flavio online 22 Fevereiro 2013 às 11:23:59
Ainda não tive o Unico em mãos. Mas acredita que, em questão de acionamento, nunca peguei nada melhor do que os modulares da Omega com Depraz? São uma manteiga! Já o 2894... Parece que algo se quebra no relógio ao acionar. Os 7750 também não ficam atrás...

Flávio

Credo patrão! Acha mesmo que o acionamento dos DD é macio? Eu acho bem meia boca, assim como o dos 7750. Ora, pegue um Omega 861, que apesar de came, é came usinado, não aquela podreira estampada do 7750. É BEM mais macio que qualquer módulo. E o Omega 321, o "crássico", é mais macio ainda. O Seiko 6139 é macio também e os Frederic Piguet idem.

Mas como o Unico eu nunca vi. Chega a ser estranho. Nossa memória muscular precisa até se adaptar pois a sensação é de que você não acionou nada, de que o pulsador está bobo.

Abraços!

Adriano

flávio

Pô Adriano, você já teve meu Omega Speed Reduced aí! MUITO macio! Fui premiado então. Os 861 e Piguet já acionei. Não são tão "macios". Meu Speedmaster é sopa de minhoca! Pode não ser bom, mas é macio...

Flávio

Alberto Ferreira

E os Venus 175?
Como os "velhinhos" se comparariam aos citados?

Alguém teria como comentar ou comparar a "maciez" deles frente aos outros?

Alberto

Adriano

É tipo o Omega 321. Macio.

Flávio, normalmente os módulos DD depois de revisão ficam mais macios. Eles são meio "secos" de fábrica, sei lá.

Abraços!

Adriano