Menu principal

Afinal, relógio a quartzo é descartável mesmo?

Iniciado por Abrantes, 01 Março 2009 às 19:49:31

tópico anterior - próximo tópico

Abrantes

Sempre se fala que para colecionar é melhor o mecanico porque este vai durar para sempre.
Ja o quartzo um dia morre,.. ???

Gostaria então de saber relatos dos senhores de relógios quartzo que tiveram e ja morreram e igualmente quartzos que se mantem 100% mesmo depois de muitas décadas,..
Gostaria de saber quem em o quartzo afuncionando mais antigo aqui do fórum.

Abraços,

mineiro

tenho um technos maquina suiça funcionando desde 1982.sofreu um reparo á uns 4 anos- troca de bobina .tambem um casio f 91 w comprado em agosto de 1998 e funcionando até hoje sem trocar bateria.

Wadley

Também tenho um Technos 500m, máquina Eta, de 1980, que funciona perfeitamente. 

Wadley
Wadley

jeans

Tenho um quartzo que tem 10 anos, só troco a bateria... Não sei e nem quero saber da tal morte súbita...  ;D
Pois pelo que parece ela não é certa de acontecer, parece ser uma possibilidade, qual deverá ser essa porcentagem?

[]`s
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

Alberto Ferreira

Salve!

Bom,...

Já que morrer, tudo o que "vive", um dia morre,...
::)    ;) :D

Eu estou com o amigo Jean e com o Poeta.

..."Mas que seja infinito enquanto dure".

Abraços!
8)

Octávio Augusto

Eu tinha a idéia da morte dos quartz.
Depois de perceber a resistencia dos LED e dos Omega e Bulovas da vida, percebi que existem quartz e quartz.
Acho que há sim os descartáveis, mas há os quartz que sãoduráveis e bons!
Abraço,

Octávio Augusto

Abrantes

Citação de: Octávio Augusto online 01 Março 2009 às 22:43:54
Eu tinha a idéia da morte dos quartz.
Depois de perceber a resistencia dos LED e dos Omega e Bulovas da vida, percebi que existem quartz e quartz.
Acho que há sim os descartáveis, mas há os quartz que sãoduráveis e bons!

Pois é existem quartz e quartz,...mas também existem mecânicos e mecânicos,..
Por isso eu acho que se é bom ta valendo,..
Eu ainda compro um The Citizen, se eu achar um num preço razoável nos USA eu compro,..
Garanto que vou ser um dos poucos a ter um no Brasil,...Ou quem sabe um Campanolo  ;)

igorschutz

Bem, estou com o amigo Octávio, tem quartzos e quartzos.
Mas uma coisa é verdade (regra): uma máquina mecânica é mais fácil de reparar que uma a quartzo.

Dependendo do defeito na máquina a quartzo, é necessária a substituição de peças. Se estas peças não estiverem em estoque, e não forem mais fabricadas, "baubau" para o relógio. Já no relógio mecânico, sempre há a possibilidade de se construir peças do zero, mas lógico que tudo a seu preço, o que pode inviabilizar a sobrevivência de alguns espécimes.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

O mecânico tem a facilidade de que todas as suas peças podem ser reproduzidas para o resto da eternidade, digamos assim, mesmo se a peça original tiver desaparecido. Nos quartz, não. A parte eletrônica até poderia ser reproduzida em teoria, mas para fazer uma unidade só de um circuito "custom", custaria caro demais. Hoje as máquinas quartz andam mudando e evoluindo menos com o passar dos anos e temos máquinas clássicas como as ETA 255, 251, 955 que estão no mercado há anos e as peças de reposição são abundantes. Imagino que o dia que saírem de linha, o que creio que ainda demorará, haverá ainda peças por pelo menos 20 anos. Sem contar as várias Miyota e Seiko que seguem a mesma linha.

O grande complicador são máquinas de antes de meados da década de 1980, quando a padronização eram bem menor e existiam muitas máquinas exclusivas, sem compatibilidade nenhuma com outras, e que foram produzidas por pouco tempo. Essas, se pifar, fica muito difícil recuperar, e resta fazer uma adaptação para uma máquina moderna.

Mas não há nada de descartável em máquinas quartz, generalisticamente falando. Mas é óbvio que existem as máquinas que são propositalmente descartáveis. Aí é outro assunto.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Amigos,

Quem fala que máquina a quartzo é descartável é porque nunca viu estas imagens (só três exemplos, mas existem inúmeros outros):

IWC 633:

Fonte: dwjquest, do Forum HEQ do WatchUSeek

Seiko 9F62:

Seiko 9443:

É de deixar muito movimento mecânico no chinelo... ;)

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Robson

Concordo com a maioria, depende do relógio. Para relógios mais simples e que foram prodzidos em grande escala, se der pane no movimento, pode-se trocar-lo todo.

Vou citar um exemplo, estou recuperando um Technos 500 m, que teve uma morte súbita, sinceramente não sei o que houve, mas na fornitura perguntei o preço de um movimento completo e o mesmo custava menos de R$ 20,00.

O movimento pode até ser descartável, mas o relógio, não necessariamente.
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

Adriano

O próprio calibre Omega 1666, do X-33, com cotés-de-genéve e tudo. E essa parte do mecanismo não é visível normalmente; fica escondida debaixo da moldura da bateria.

Abraços!

Adriano

solano

Esse Velhinho está firme até hoje, sem revisão... Tem uns 18 anos !

" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Malima

Como já dito pelos Amigos ... existem Quartz e Quartz !! ;)

Tenho um Technos que está comigo a mais de 26 anos ... apenas uma revisão e 6/7 trocas de baterias, continua funcionando perfeitamente e com uma precisão incrível !! :D

Seu calibre é ETA e pertence a família 955.114 citada pelo Adriano !! :D

Abraços !

Marcos Lima

sat

Eu tive um Casio, que ganhei em 1994 e funcionou até 2008, quando me foi roubado.
Tenho um Mido, máquina ETA ou ESA, não lembro, que funcionou de 1986 a 1994, quando desisti de restaurá-lo. No entanto, após começar a juntar relógios, em 2007, restaurei o bicho e está funcionando perfeitamente.
Abraços.

SANDRO

automatic

Geralmente não levo os quartz a sério.
Mas os quartz da Seiko são show !