Menu principal

115 peças de um rolex,..

Iniciado por Abrantes, 08 Março 2009 às 11:51:26

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Salve!

Legal!...

Sem dúvidas uma "tour de force",...
:) :D

Mas,...
Uma pergunta para os colegas aqui do fórum que são profissionais.

A "técnica" de desmontagem (embora acelerada no vídeo, é claro) está, por assim dizer,... correta.?
Por exemplo, começar a desmontar sem "descarregar a corda, etc?
::)

Eu acho que não.
;)

Com a palavra os colegas relojoeiros.

Abraços!

flávio

Ora, não sou relojoeiro prático, mas já desmontei alguns e tenho um monte de livros sobre o assunto. A primeira coisa a se fazer num relógio é, óbvio, descarregar a corda. Já imaginou a corda se destravando e um milhão de peças voando pelos ares e, pior, algo no escapamento quebrando. No way! Tá errado.

Flávio

paulorocha

Também achei uma temeridade, ainda mais tratando-se de um Rolex...
Um grande abraço

Paulo Rocha

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é, amigos!
Na verdade, a pergunta aos "universitários" foi uma "provocação" de minha parte.
;)

Coisa do tipo,...
Nem tudo o que "dá" na NET (ou no NY Times...  :D) é para se acreditar...

Naquela "desmontagem", como bem disse o Flávio e com a devida "vênia" ao Rimsky-Korsakov,...
..."voaria" muito mais coisas, além do "besouro".
;) ;D

Trata-se de um "show off" mesmo.

Abraços!
8)

Tomas

Olá pessoal, claro não sou universitario longe disso, sou um simples hobista eventual .

Incrivel que pareça o video mostra sim descarregando a corda mas é muito rapido, pode perceber no começo que ele mexe no  "cliquet" e a corda vira rápido em seguida o balanço para. :)

um abraçoa todos, Tomas
abraços Tomas.

Alberto Ferreira

Salve!

Você tem razão, Tomas, ele dá mesmo um toque na "cliquet". Eu nem tinha percebido isso.
Mas o movimento só para de fato quando ele retira a roda de carga, ou seja, ainda havia alguma tensão na corda.

Evidentemente, o vídeo não tem (e nem se propõe a ter) pretensões didáticas de demonstrar o processo seguro de "desmontagem" mas sim mostrar (muito) rapidamente quantas peças tem um relógio desse tipo, seja Rolex ou não.

Valeu pelo seu comentário e eu estou certo que muitos verão o filminho várias vezes para conferir o que falamos.
;) :D

Um grande abraço e grato pelo comentário.
8)

Adriano

No meu ver o relojoeiro fez tudo certo. Ele descarregou a corda primeiro, segurando o clique e soltando a coroa. Nesse caso, ele usou a coroa e tige pois ela estava montada. É mais prático assim. Mas ele poderia ter soltado pelo parafuso da roda de carga caso a coroa não estivesse montada, ou seja, coloca-se uma chave de fenda sobre o parafuso da roda de carga, libera-se o clique e vai girando a roda de carga pela chave de fenda até a corda se desenrolar. Esses são os únicos modos corretos de se fazer isso.

Embora muitos pratiquem, não é nada recomendável desenrolar a corda retirando a âncora. Há várias contra-indicações.

Quanto ao fato do balanço ter continuado girando, é normal, pois ele não pára imediatamente assim que a corda se esgota; ele permanece vibrando por vários segundos por sua própria inércia, mesmo sem receber impulso da âncora.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Salve!

Obrigado, Adriano!
Eu aprendi assim e faço como você comentou. Eu solto a mola e deixo a roda de carga girar, controlando com a chave.
Até, porque eu tenho o hábito de tirar a tige/coroa antes, para retirar o movimento da caixa, etc.

A prática de desmontar âncora é realmente "perigosa" para o movimento.

Bom,...
Eu acho que esses "bate-voltas" estão sendo bem legais, pelo menos para mim!  8)

Por exemplo, neles eu já aprendi (ou lembrei!  :D) que não se deve "menosprezar" os dedos ágeis e bem treinados de um bom profissional.

Eu aproveito então para pedir de público as minha "escusas" ao Joe!  ;)

Abraços a todos!
8)

klaus

o video faz parecer facil, ,.......e rapido ;D

mas eu nao teria coragem de fazer isso nem com um seikinho velho, por enquanto

minha ultima  ideia foi desmontar uma camera sony q estava com mal contato. desmontei e montei: resultado, estava com mal contato, agora esta sem nenhum contato. :'(

Tomas

É realmente Alberto eu tb estou adorando o bate e volta neste topico.

Até aproveito a perguntar para o Adriano ou amigos se descarregar pela retirada da ancora , não só pelo fato que  pode bater os Leves e desprender os rubis qual outra desvantagem desta pratica?

obrigado, abraços, Tomas  :)
abraços Tomas.

igorschutz

Citação de: Tomas online 10 Março 2009 às 16:56:52
Até aproveito a perguntar para o Adriano ou amigos se descarregar pela retirada da ancora , não só pelo fato que  pode bater os Leves e desprender os rubis qual outra desvantagem desta pratica?

Tomas,

Há um grande risco de você danificar os pivôs das engrenagens, pois ao retirar a âncora eles girarão a toda velocidade. Se tiver alguma sujeira nos pivôs, o negócio virará uma verdadeira serra...

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

paulorocha

Rapaz... E eu sempre descarreguei a corda retirando a âncora...

Igor e Adriano, expliquem com mais detalhes estes procedimentos corretos, pois não quero danificar os meus velhinhos.

Já de antemão agradeço!

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

flávio

Paulo, pegue um palito, segure a tige, empurre o cliquê. Você agora está segurando toda tensão da mola na tige, com seus dedos, enquanto ainda mantém o palito no local (nada de chaves de fenda como vejo o povo usando aí, isso marca o movimento), vá soltando a corda pela tige até o final. Simples.

Revendo o vídeo, realmente o cara faz isso, só que foi tão rápido no vídeo que eu nem prestei antenção.

Flávio