Menu principal

Ajuda técnica..

Iniciado por Jefferson, 24 Março 2012 às 17:19:48

tópico anterior - próximo tópico

Jefferson

Olá pessoal,

Amigos, me ajudem com uma dúvida de principiante.

Me atrevi em meu primeiro desmonte. Trata-se de um movimento pin lever de um pseudo-diver que adquiri recentemente (Mich, o Esperanto é o próximo  ;)).

Já consegui desmontar e montar novamente duas vezes, e o movimento sobreviveu! Agora tomei coragem.  :D

Embora funcionando (balanço, rodas, etc) Há um problema na passagem das horas, mesmo quando se opera via tige, o ponteiro das horas não avança.

Suspeito que seja um problema nas engrenagens acopladas ao tambor de carga.

Daí a pergunta: essas duas engrenagens deviam girar juntas? (suspeito que sim) No caso em questão, elas parecem apresentar certa folga, giram com certa facilidade em torno do eixo que as fixa ao tambor.

Não se se me fiz entender. Se puderem me fornecer alguma informação, fico grato.

Abraços,

Jefferson

Cigano

Puxa fico muito feliz por você está dando mais esse salto, pois sempre gostei dos seus polimentos e limpezas !!

Olha no caso dos ponteiros que não giram, é só o das Horas ?? Ou o de Minutos também está parado ??

Abraços,
Cigano!

Jefferson

Oi Cigano,

Somente horas. Pelo que entendi do movimento, a engrenagem maior aciona o calendário, e a menor a roda das horas. Pela tige, consigo fazer funcionar normal ponteiro dos minutos, o qual também funciona via carga do relógio. O ponteiro de segundos também funciona normal.

Essas duas engrenagens estão girando livremente no eixo que as fixa ao tambor de corda. Creio que isso está errado, deveriam estar travadas, transmitindo a força da corda, o que não está acontecendo.

Não sei se meu raciocínio está correto.

Abraço,

Jefferson

Cigano

Sim caro Jefferson, o tambor está aceitando corda normal ??

Pois as vezes pode ser que a árvore (eixo) deva estar solta da mola, deixando a livre rodando em falso dentro do tambor!

Mais creio que pode ser a chauseé está mau encaixada, aí acontece de não passar as horas, apenas os minutos!!
Abraços,
Cigano!

Paulo Sergio

Esse mecanismo é do "estilo" Roskopf...
Nesse tipo de mecanismo, essa engrenagem que está abaixo do tambor tem a "função"da chausée...
Da pressão dela depende o movimento dos ponteiros, e a consequente troca de dia do calendário!!!
Espero ter ajudado!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Jefferson

Olá pessoal,

Amigos, obrigado pela ajuda.

Paulo, era justamente o que eu suspeitava.

A questão é: sem âncora e balanço, tudo giral normalmente via tige.

Quando a âncora está no lugar, não consigo fazer tal engrenagem girar através da tige, pois o movimento do tambor, ao qual essas são acopladas fica limitado.

Se forçar levemente o giro da tige, a engrenagem esboça movimento, mas creio que irá girar em torno do eixo que a acopla ao tambor. Se estou entendendo o mecanismo, isso não deveria acontecer.

Mistério.  ??? ???

Abraços,

Jefferson