Menu principal

A estupidez fez com que nunca pensasse no Le Roy 01

Iniciado por admin, 17 Abril 2012 às 16:47:44

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Recebo um postal agora de uma amiga (sim, um postal! Bons tempos!) de Besançon, fotografia do Museu de Relojoaria ( Musee du Temps), com foto grande do "relógio mais complicado do mundo". Burro que sou, fui pesquisar, pois nunca havia ouvido falar no tal Le Roy 01. E não é que este troço começou como um ebauche da Piguet em 1867 com nove complicações e, depois de vários anos sendo modificado, a pedido de um portuga ricão, virou um tijolo de 1000 peças, quase 300 gramas e 24 complicações, só sendo ultrapassado, em 1989, pelo calibre 89 da Patek?

Mas vejam bem: o troço manteve o título por quase 100 anos e naquela época, sem tirar o mérito dos atuais, não existiam computadores, máquinas de corte elétrico, etc.

Enfim, não sabia da história. Mais aqui:

http://restosdecoleccao.blogspot.com.br/2011/06/relogio-l-leroy-01.html

Flávio

flávio

Alberto Ferreira

Putz!

Eu também não conhecia... Jamais tinha ouvido algo a respeito...
Nem do relógio, nem do cidadão e nem dos fatos!  ::)

Taí...
Numa hora dessas é que nós "descobrimos", ligamos os fios, ou caímos na real, de que...

Na NET tem realmente de (quase) tudo.

Valeu!

Abraços!
Alberto

igorschutz

Já falamos desse relógio aqui, mas lááááááá atrás, em meados do fórum amarelo.

Lembro-me que até requisitei um catálogo da Leroy na época.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Putz!

Nessa a minha famosa "memória de lince"...

Ficou no nível da minha também famosa "visão de elefante".
:D

Um abração, amigo Igor!
Alberto

murilolsd

Citação de: Alberto Ferreira online 17 Abril 2012 às 17:31:06
Putz!

Nessa a minha famosa "memória de lince"...

Ficou no nível da minha também famosa "visão de elefante".
:D

Um abração, amigo Igor!
Alberto

Chorei de rir, Alberto!
;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Filipeandrade

NOssa mais que legal esse tal de Leroy 01. E o mais legal ainda, tinha que ter uma pitadinha do Brasil... Se não fosse o Sr António Augusto essa maravilha não existiria.

Acredito, que para essas coisas acontecerem ( o fascínio por relógios por exemplo ) Tudo influencia, o ambiente, as pessoas, o rumo de nossas vidas...heheh *viajei.?.. Sei la.. =p  :P

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Wadley

Que coisa sensacional..... História fantástica !
Wadley

Cigano

Eu já tinha "tropeçado" nos histórico da marca pela NET, no qual é muito bacana e interessante, obrigado por compartilhar e relembrar!! :D
Abraços,
Cigano!

Bruno Recchia

Oi pessoal !

Pô, o Leroy 01 é um marco da relojoaria !!

Aqui vai a lista de funções completa :

1° Dia do mês
2° Dia da semana;
3° Mês e anos bissextos
4° O ano (valido por 100 anos)
5° fases e idade da lua
6° Estações, solsticios e equinocios
7° Diferença entre a hora solar e a hora oficial
8° Cronografo (segundos)
9° acumulador- minutos
10° Acumulador - horas
11° Reserva de marcha
12° grande sonnerie, petite sonnerie, silêncio
13° Minute repeater, em carrilhão 3 gongos
14° Posição do céu no hemisfério norte; Um  horizonte e céu de Paris (236 estrêlas), Um  horizonte e céu de Lisboa (560 estrêlas),
15° Posição do céu no hemisfério sul; Um  horizonte e céu do Rio de Janeiro (611 estrêlas)
16° Hora em 125 cidades do mundo
17° Hora do nascer do sol em Lisboa
18° Hora do pôr do sol em Lisboa
19° Termômetro bi-metalico
20° Higrômetro de cabelo
21° Barômetro
22° Altimetro (5000 m)
23° Sistema de regulagem de marcha sem abertura do relogio
24° Bussola
25° 12 signos do zodiaco

Eu lembro inclusive da historia de um membro do Chronomania, que um dia viu entrar no consultorio o ultimo  representante da familia Leroy, 80 e tantos anos. Falaram, não sei porquê, de relogios. E o senhor disse : Vou lhe trazer algo de interessante. 1 semana depois,  êle trouxe um caderninho todo surrado... Disse, pode ficar com ele por 1 semana... O colega então abriu o caderninho... Era o "caderno de projeto" do Leroy 01. Com o rascunho de cada complicação. Da propria mão do Charles Piguet. Até hoje eu considero isso um "apogeu da êxtase horologica". Eu pude inclusive ver um "scan de uma pagina dupla do tal caderninho. Eu pedi pro colega escanear o caderninho inteiro, afinal, ninguém sabe o que os herdeiros fariam com êlee, mas outros no forum, não entendendo NADA do valor historico da coisa, vieram com um papo de que seria "espoliar o velhinho", que era um documento particular e privado... Resultado, o caderninho NAO foi escaneado. Um absurdo.

Deixa pra la...

1 abraço,

Bruno

- STR -

E eu que achava que multifunção era o Suunto Core ou os Tissot Touch ;D ;D ;D ;D

Grande abraço

Rodrigo STR

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein